Blog

Conheça a Pinacoteca de São Paulo

pinacoteca de São paulo

Tem pessoas que viajam para ver praias. Outros, gostam da tranquilidade da natureza ou de conhecer a cultura dos centros históricos. Mas ainda há aqueles que adoram apreciar nada mais, nada menos do que museus.  Para esses, a capital paulista é o destino perfeito, pois a Pinacoteca de São Paulo ganhou o título de melhor museu do Brasil e também da América do Sul, de acordo com o Travelers’ Choice Museus 2016, prêmio realizado pelo TripAdvisor.

Os vencedores foram determinados com base em um algoritmo que leva em conta a quantidade e qualidade de avaliações e notas dos museus no mundo todo, em um período de 12 meses.

O que é uma Pinacoteca?

É uma galeria ou um museu de pintura e a do Estado de São Paulo abriga artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Considerado o museu mais antigo da cidade, o espaço foi criado em 1905 e está instalado no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, na Praça da Luz, recebendo mais de 500 mil visitantes por ano.

pinacoteca de são paulo
Cúpula de 12m x 14m em exposição na Pinacoteca de São Paulo produzida pelo artista paulistano Artur Lescher (foto: Portal Anita Schwartz.com).

A Pinacoteca abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com mais dez mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX. Destacam-se também a Coleção Brasiliana, integrada por trabalhos de artistas estrangeiros atuantes no Brasil ou inspirados pela iconografia do país, a Coleção Nemirovsky, com um expressivo conjunto de obras-primas do modernismo brasileiro e, mais recentemente, a Coleção Roger Wright, recebida em comodato no mês de janeiro de 2015.

O horário de funcionamento é de quarta a segunda-feira, das 10h às 17h30, com permanência permitida até às 18h.

O portal da Pinacoteca de São Paulo também disponibiliza um acervo on-line, e mostra as exposições que  estão sendo exibidas no momento, você pode conferir navegando no site da Pinacoteca.

Pinacoteca de São Paulo

Ficou interessado? Compre sua passagem de ônibus para São Paulo pela Rodoviariaonline e mergulhe no universo das artes, você não vai se arrepender!

Guia cultural de São Paulo

 

Você também pode se interessar por