Blog

Confira 4 museus online para visitar sem sair de casa

Você está sentindo falta de viajar e sair por aí para conhecer novas pessoas e culturas? No momento, é fundamental que isso seja evitado ao máximo possível para que não haja um maior contágio do novo coronavírus. Então, para diminuir um pouco a sua saudade e necessidade de passear, existem alguns museus on-line para visitar sem sair de casa.

Diversas instituições agora permitem a visitação virtual e uma experiência interativa para que as pessoas possam seguir as recomendações das autoridades de saúde e manter a segurança. Dessa forma, você poderá se divertir e já ir planejamento uma viagem futura e presencial.

Gostou da ideia? Então, acompanhe abaixo 4 museus virtuais que separamos para você!

confira-museus-online-para-visitar-sem-sair-de-casa

1. Metropolitan Museum of Art

Já pensou em visitar Nova York, nos Estados Unidos, e conhecer ao vivo e a cores o maior museu do país sem nem deixar a sua residência? Pois bem, isso possível por meio do site do Metropolitan Museum of Art.

E as notícias boas não param: como se trata do terceiro museu mais visitado no mundo – recebendo cerca de 7 milhões de pessoas anualmente – você dificilmente conseguiria percorrer as suas salas vazias e ter uma vivência particular. Porém, com o Metropolitan disponível virtualmente, isso está a cliques de se tornar realidade.

Dessa maneira, você pode apreciar detalhadamente coleções de artes moderna, contemporânea, do Antigo Egito e outras antigas europeias ou americanas, tudo por meio de vídeos 360º, que evidenciam o interior do local. Além disso, existem extensões com artes africanas, islâmicas, bizantinas, asiáticas e oceânicas.

2. Pinacoteca do Estado de São Paulo

Se você prefere conhecer acervos de museus nacionais, saiba que a Pinacoteca de São Paulo é um dos mais importantes quando se fala de arte no Brasil. Ela também pode ser visitada on-line, assim como o próprio edifício, projetado pelos profissionais Paulo Mendes da Rocha, Eduardo Colonelli e Weliton Ricoy Torres.

Para isso, são disponibilizadas imagens panorâmicas com o auxilio da tecnologia de realidade virtual, atreladas a informações em vídeos e notas sobre as obras – como as dos artistas Benedito Calixto e Pedro Alexandrino – o que ajuda a criar uma experiência imersiva.

3. Museu Arqueológico de Atenas

Se você tem interesse mesmo por Arqueologia, não pode deixar de conferir a versão virtual do Museu Arqueológico de Atenas, localizado na Grécia.

O espaço preserva muito do que sobrou de civilizações antigas gregas, em Atenas e Santorini, por exemplo, além de vestígios importantes para os povos ocidentais, como as múmias.

Dentro dessa experiência virtual, o usuário dispõe de fotos e notas explicativas sobre as coleções e algumas exposições. Se você entrar pelo Google Arts & Culture, ainda é possível fazer um tour pelos corredores do edifício.

confira-museus-online-para-visitar-sem-sair-de-casa

4. Museu Imperial de Petrópolis

Para saber mais sobre a história do nosso país, recomendamos que você faça uma visita ao Museu Imperial de Petrópolis, localizado na antiga capital do Império e que foi construído em 1862, para ser a casa de veraneio de Dom Pedro II.

O local manteve sua decoração original, assim como muitos pertences daquela época, por exemplo livros, documentos e roupas. Tudo pode ser visto por meio de tours virtuais e vídeos 360º que evidenciam cada cômodo.

Conhecer museus on-line é uma ótima forma de matar um pouco a saudade de viajar presencialmente. Desse modo, você poderá aprender sobre diferentes culturas, artes e história sem sair de casa e gastar com isso. Ademais, isso auxilia você a ter inspiração para viagens futuras.

Gostou do nosso post? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a aproveitarem essa experiência.

Você também pode se interessar por