Blog

Os feriados do mês de novembro

Feriados em Novembro
Todo mundo colocando o pé na estrada no feriado!

Para muitas pessoas, o mês de novembro estava sendo muito esperado! Não apenas pela proximidade das festas de fim de ano, mas porque os feriados do mês de novembro já vão aliviar o cansaço acumulado do ano.

Hoje, dia 02, é feriado de finados. Apesar de cair em um sábado, o feriado altera o funcionamento do comércio de todo o país. E, lógico, gera o fluxo de pessoas em visita aos cemitérios, em homenagem aos entes queridos que se foram. Hoje, só as floriculturas não fecham as portas, que aproveitam a questão do feriado para aumentar o faturamento. O fluxo de pessoas nas rodoviárias do país também aumentam na noite de ontem, pois quem não precisou trabalhar hoje já aproveitou o dia para visitar a família ou simplesmente curtir o dia no litoral.

Mas quem não conseguiu aproveitar o feriado de finados para viajar, já está na espera do feriado prolongado do dia 15 de novembro, dia em que se comemora a Proclamação da República do Brasil. (Apenas como curiosidade, a proclamação aconteceu no ano de 1889, na cidade do Rio de Janeiro, na época capital do Império). Dia 15 cairá, este ano, na sexta-feira, então quem está se programando para viajar, já deve garantir as suas passagens de ônibus, uma vez que a procura por elas aumenta quando se aproxima algum feriado prolongado.

Em algumas capitais brasileiras, dia 20 de novembro também será feriado. É dia da Consciência Negra e a data não consta no calendário federal de feriados, mas cada cidade ou Estado tem a autonomia de instituir a data como feriado ou não. Atualmente, cerca de 750 municípios paralisam as atividades neste dia para homenagear a data. Alegrias de muitos e tristezas de outros. Em Curitiba, por exemplo, a data passou a ser feriado apenas em 2013, o que gerou polêmica, já que a Associação Comercial do Paraná posicionou-se contra a paralisação, alegando que um dia sem funcionamento diminui consideravelmente o faturamento dos comerciantes.

Sendo feriado ou não, a Rodoviariaonline está ao seu dispor, 24 horas por dia, 7 dias por semana! Garanta já suas passagens e boa viagem (ou viagens)!

Por Renata Sklaski

Você também pode se interessar por