Blog

Férias em Agosto – 3 destinos de frente pro mar

Para os que estão em férias no mês de agosto, não podemos deixar de falar daquelas que são muito procuradas para atividades de lazer: as praias. O Brasil tem um litoral extenso, com mais de 7 mil km banhados pelo Oceano Atlântico. Por isso há belas praias espalhadas por toda a costa.

Fernando de Noronha

Não dá para falar do litoral brasileiro sem falar do local que é conhecido mundo afora: Fernando de Noronha. O arquipélago de 17 km² fica a 545 km de Recife e a 360 km de Natal, as opções de transporte são barco ou avião, sendo a segunda opção a mais procurada por ser mais rápida, porém não é a mais barata.

O acesso à Noronha é controlado, para que o turismo não comprometa a preservação do local. O clima em Noronha é estável, a temperatura mantém-se na casa dos 28 graus durante o ano todo. O que muda é a quantidade de chuvas. De agosto a fevereiro é o período de seca, perfeito para a prática do mergulho, onde a água fica ainda mais cristalina e a visibilidade no fundo do mar pode chegar a 50 metros.

Pense na vida marinha abundante que você vai conhecer em um mergulho em Noronha! Porém se você é da tribo dos surfistas e está em busca da onda perfeita, melhor deixar para visitar o arquipélago entre março e julho, onde as chuvas são mais abundantes e favorecem a prática do surfe.

Independente do seu objetivo, não esqueça de levar na mala calçados confortáveis e muito protetor solar, pois as caminhadas certamente farão parte do seu roteiro. Para saber mais sobre Noronha e planejar melhor sua viagem, indicamos o guia do site Melhores Destinos, completo e muito útil!

Fernando de Noronha e suas águas azuis claras. (Foto: Wikipedia)

Armação de Búzios

Outro destino que une aventura, mar de águas cristalinas e pouca chuva é Armação de Búzios, ou apenas Búzios, município da Microrregião dos Lagos, no litoral fluminense. Apesar de ser pequeno, o balneário é banhado por 23 praias diferentes, umas com ondas maiores, outras de águas calmas, porém todas mantém a beleza como ponto em comum e oferecem muitas atividades ligadas ao mar.

Nas praias da Ferradura e Tartaruga, por exemplo, caiaques, banana boat, pranchas de stand up paddle podem ser alugados para a diversão na água. Para quem é fã de wind e kitesurf, a dica é ir às praias de Manguinho e Rasa, onde bons ventos tornam a atividade possível. À noite, a Rua das Pedras atrai os turistas que buscam bons restaurantes e comércio de souvenirs. Certamente você vai adorar Búzios!

Armação de Búzios é privilegiada e faz sol quase o ano todo. (Foto: Wikipedia)

Jericoacoara

Mas se o seu objetivo principal é sombra, água fresca e claro, um visual paradisíaco, a melhor escolha para as férias de agosto será Jericoacoara. A vila, localizada a 300km da capital Fortaleza-CE, atrai visitantes que buscam em sua estrutura rústica o ambiente perfeito para curtir a simplicidade e o sossego.

A querida Jeri, como também é chamada pelos mais íntimos, é destino certo para os que amam velejar, os ventos de lá são considerados os melhores para a prática de wind e kitesurf. O que mais encanta é que há 25 anos Jericoacoara era apenas uma pacata vila de pescadores.

Em meados dos anos 80, uma lei federal declarou o município área de proteção ambiental e em 2002 recebeu o status de Parque Nacional. Desde então, muitos empresários partiram para Jeri para ajudar no seu desenvolvimento turístico, porém colocando em primeiro lugar o compromisso de manter a simplicidade e a preservação de Jeri.

Descanso no mar em Jericoacoara. (Foto: istock photo)
Gostou das sugestões litorâneas de agosto? Então compre já suas passagens de ônibus pela Rodoviarionline e aventure-se conhecendo as belezas das praias brasileiras!

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por