Blog

5 cuidados com o coronavírus em viagens de ônibus

Em meio à pandemia você precisa ir de ônibus para outra cidade ou estado? Saiba que é permitido realizar esse deslocamento quando necessário. No entanto, é indispensável tomar precauções e cuidados com a Covid-19 em viagens para que elas possam ser feitas da forma mais segura possível.

Se você está com receio, ou não sabe ao certo o que fazer para manter-se protegido e evitar a contaminação, este post foi pensado especialmente para você!

A seguir, vamos mostrar cinco ações que devem ser colocadas em prática durante o trajeto de ônibus em tempos de coronavírus, principalmente naqueles mais longos. Ficou curioso para saber quais são elas? Então, continue a leitura!

cuidados-com-o-coronavirus-em-viagens-de-onibus

1. Usar máscara de proteção

A primeira medida que deve ser tomada é a utilização da máscara de proteção no decorrer de toda a viagem. Você pode escolher diferentes modelos e combinar o uso de mais de um. Confira algumas opções:

  • face shield: é uma máscara de acrílico que tapa todo o rosto, sendo ideal para quem costuma tocá-lo com frequência. Ela pode ser colocada durante todo o trajeto;
  • máscara de pano ou tecido: são os tipos mais comuns, podendo ser feitas em casa. Elas devem ser trocadas a cada três horas ou sempre que estiverem úmidas;
  • máscara descartável: tem uma durabilidade maior, de em média cinco horas ou quando ficarem úmidas. Contudo, após o uso, devem ser jogadas fora.

2. Lavar bem as mãos

Essa é uma dica básica de higiene, mas que, muitas vezes, as pessoas acabam deixando passar. O sabão tem uma potente ação contra o vírus. Por isso, sempre que usar o banheiro, sair e voltar para o ônibus, ou antes de comer qualquer alimento, lave as mãos! Não se esqueça de ensaboar toda a mão, incluindo a palma e o dorso.

3. Utilizar álcool em gel

No começo da pandemia, o álcool em gel praticamente sumiu dos mercados e farmácias. O motivo principal é que ele é extremamente prático e uma forma eficaz de se manter protegido da Covid-19.

Assim como o sabão, ele repele o vírus. Desse modo, é importante sempre levar um frasco com você. Ele deve ser reposto logo que você encostar em alguma superfície do ônibus, ou durante as paradas.

cuidados-com-o-coronavirus-em-viagens-de-onibus

4. Evitar tocar no rosto

Os olhos, nariz e a boca são as principais portas de entrada para o coronavírus. Sendo assim, é necessário evitar tocar nesses locais. Por meio do toque, a contaminação pode ser facilitada.

Se você costuma encostar ou coçar o rosto com frequência, pode optar pela máscara face shield, que ajuda a controlar essa ação. Caso seja inevitável, pegue o álcool em gel e higienize as mãos antes de levá-las à face.

5. Utilizar roupas e acessórios limpos

Nossa última recomendação é com relação à vestimenta e aos acessórios que você levará no decorrer do deslocamento. O coronavírus tem a capacidade de ficar por algumas horas em superfícies e tecidos. Por isso, é fundamental utilizar somente roupas higienizadas previamente. Além disso, ao chegar ao seu destino, é aconselhável trocar essas peças por outras limpas, assim, as chances de contaminação diminuem.

Ter essa precaução é muito importante para manter você, seus familiares e os outros passageiros do ônibus em segurança. Sabemos que esse tipo de vírus é altamente contagioso, em função disso, todos os cuidados são bem-vindos, até aqueles que podem parecer exagerados.

cuidados-com-o-coronavirus-em-viagens-de-onibus

E então, gostou das nossas dicas sobre os cuidados com o coronavírus em viagens? Adotando a prevenção, você pode ficar mais tranquilo, caso seja realmente muito necessário. Se tiver qualquer dúvida ou quiser contar a sua experiência, deixe um comentário no post!

Você também pode se interessar por