Blog

Seguro Viagem de Ônibus — Conheça o que o Seguro Cobre e Quais São Seus Direitos!

Na hora de comprar uma passagem rodoviária, sempre nos deparamos com a necessidade de escolher se vamos ou não contratar os serviços de um seguro de viagem de ônibus. Porém, a maior parte das pessoas não sabe o que está sendo coberto e quais são os direitos em caso de acidente. 

Existe, na verdade, algumas modalidades diferentes de seguro de viagem de ônibus. Pensando nisso, desenvolvemos esse conteúdo para te ajudar a entender melhor sobre o tema e tomar a melhor decisão. Confira abaixo e descubra! 

Para que serve um seguro de viagem de ônibus? 

Essencialmente, o seguro de viagem de ônibus serve para garantir o bem-estar e os cuidados do passageiro e de seus familiares e dependentes caso algum acidente aconteça. 

Existem três seguros diferentes, cada um com uma especificação: o DPVAT, o seguro de responsabilidade civil e o seguro facultativo. Os dois primeiros, obrigatoriamente devem ser oferecidos pelas companhias de transporte. Já o terceiro, é aquele que escolhemos ou não contratar no ato da compra do bilhete. 

O que ele cobre e quais são os meus direitos?

É importante entender a cobertura de cada um dos seguros, assim você garante o cumprimento de seus direitos. Veja:

  • DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre — um seguro obrigatório pago pela empresa de transporte que garante que as despesas médicas causadas por acidentes durante a viagem sejam pagas, bem como indenizações em caso de morte ou invalidez;
  • seguro de responsabilidade civil — previsto nos artigos 20, inciso XV, e 29, inciso XX, do Decreto nº 2521/1998 e no Título III da Resolução ANTT nº 19/2002 e pago pelas companhias, garante a cobertura dos danos causados aos passageiros e seus dependentes durante viagens nacionais e internacionais. Vale, inclusive, para os pontos de parada;
  • seguro facultativo — proteção extra contratada pelo passageiro por um acréscimo ao valor da passagem. Há diversas coberturas diferentes dependendo da companhia, como proteção contra extravio de bagagem ou roubo. 

Agora que você já entende tudo sobre as coberturas dos seguros de viagem, viu como é importante contratar esses serviços, não é mesmo? Para mais dicas para viajar de maneira segura, continue acompanhando o blog da Rodoviariaonline!

Você também pode se interessar por