Blog

Dicas para viajar com mais segurança e tranquilidade

“Saudades de viajar, né, minha filha?”. O meme caiu nas graças das redes sociais, porém, pensando bem, não é, assim, tão engraçado. Justamente pelo fato de ser absolutamente real! Afinal, há 1 ano e meio, praticamente, tivemos de adiar os planos de viagens para “depois que a pandemia passar”. O fato é que, apesar de termos acostumado com o “novo normal”, o período pandêmico da covid-19 ainda não passou. E, pior, ainda faz muitos estragos, seja entre as famílias que sofrem diretamente com a doença, seja entre os setores econômicos fortemente prejudicados com as restrições sanitárias para controle da doença.

Mas o avanço da vacinação tem mostrado que este é o caminho para sairmos dessa situação de crise. A imunização vem diminuindo os casos graves da doença e diminuindo a pressão sobre o sistema de saúde do país. Por isso, muitas cidades vêm flexibilizando as restrições e abrindo locais públicos para visitação, o que torna possível planejar uma viagem. Claro, tomando todas os cuidados necessários para manter a segurança individual e coletiva, pois a saúde vem em primeiro lugar, sempre.

Para lhe ajudar na tarefa de tornar a viagem o mais segura possível, a equipe do Portal Rodoviariaonline elencou alguns tópicos que julgou importantes e dignos de atenção, para tornar o passeio um momento de descontração e lazer, conforme você e sua família merecem.

Antes de viajar

Faça um planejamento da viagem. Pesquise e verifique com antecedência se os locais que pretende visitar encontram-se abertos para a visitação. Alguns pontos turísticos estão com capacidade máxima de visitantes por dia reduzida e, por isso, realizam agendamentos prévios. Então, é bom verificar e agendar um horário específico para realizar o passeio, evitando frustrações e deslocamentos desnecessários.

Ao realizar reservas em hotéis e pousadas, questione sobre o protocolo de limpeza e segurança do local, capacidade máxima de hóspedes, regras das áreas comuns e de lazer, inclusive se houve alteração de horários de check-in e check-out. Pergunte se exigem apresentar teste negativo ou confirmação de vacina na chegada ao local.

Na rodoviária ou no aeroporto

Mantenha a máscara no rosto, cobrindo nariz e boca, tirando apenas para comer ou beber. Higienize as mãos constantemente com álcool em gel ou lavando com água e sabão. Como a circulação de pessoas nestes locais é grande, evite locais mais fechados e aglomerações. Ao usar o banheiro, fique ainda mais atento para não tocar os olhos, a boca e o nariz. Depois de sair destes locais, passe álcool em gel nas mãos.

Procure não levar muita bagagem, dando preferência para a bagagem de mão, que pode ser acomodada dentro da cabine do ônibus ou do avião. Faça o check-in online, evitando ter de passar nos guichês das empresas antes do embarque. Na fila, respeite o distanciamento de 1,5m entre os passageiros.

Durante o trajeto, não tire a máscara. As companhias aéreas e viações cumprem protocolos rígidos de assepsia das aeronaves e ônibus, mesmo assim é preciso seguir as regras necessárias para a segurança de todos. Como, por exemplo, o espaço entre os passageiros. Só é permitido sentar-se ao lado de alguém da própria família. Caso o trajeto seja longo – mais de 4 horas – leve uma máscara reserva.

Chegando ao destino

Dicas para viajar com mais segurança e tranquilidade

Siga as recomendações dos estabelecimentos por onde circular, como hotéis, restaurantes e pontos turísticos.

Se estiver viajando com as crianças, oriente-as sobre a necessidade de usar a máscara corretamente e a constante higienização das mãos. Evite locais com aglomeração de pessoas, principalmente ambientes fechados.

Caso você ou alguém da sua família tiver sintomas gripais, como coriza, tosse, dor de garganta ou de cabeça, febre e dores no corpo, é preciso manter-se isolado e buscar ajuda médica para fazer o exame de covid-19. E, claro, caso apresente qualquer sintoma antes mesmo de iniciar a viagem, fique em casa.

É preciso manter-se alerta e cuidadoso, mas também lembre-se de relaxar e aproveitar os momentos de lazer, dentro das possibilidades do momento. Afinal, a vida precisa de uma dose de diversão e tranquilidade para que a saúde mental seja preservada.

Você também pode se interessar por