Blog

Conheça os Meses de Baixa Temporada para Viajar Economizando

Uma das melhores estratégias para economizar com viagens é optar por meses de baixa temporada para viajar. Entretanto, para que a sua experiência seja incrível, não adianta pensar só em poupar dinheiro, também é necessário avaliar se o destino combina com o período do ano que você deseja conhecê-lo.

Pensando nisso, criamos este artigo para te ajudar a descobrir quais as datas menos procuradas e os melhores destinos para visitar de acordo com o mês da viagem.

Quais são os meses de baixa temporada para viajar?

No Brasil, consideramos como alta temporada os meses de julho, dezembro, janeiro e fevereiro, que coincidem com o recesso escolar e as férias coletivas de empresas. Entretanto, feriados prolongados também tem preços elevados devido à alta procura.

Por essa razão, convém evitar viagens nesses períodos se você não quiser desembolsar altos valores com hospedagem e passagens áreas, além de maior concorrência por tickets de ônibus — que possuem preços muito mais estáveis mesmo em meses muito requisitados.

Melhor época do ano para conhecer destinos incríveis

Além de economizar uma boa grana, escolher os meses de baixa temporada para viajar também proporciona outras vantagens, como maior tranquilidade para conhecer o destino, menos trânsito nas estradas e pontos turísticos mais vazios.

Entretanto, para curtir ao máximo tudo o que a cidade tem a oferecer, é indispensável determinar o mês certo para a sua viagem. Afinal, ninguém quer visitar belíssimas praias do Nordeste, por exemplo, e se deparar com clima chuvoso, não é mesmo?

Por isso, listamos os meses com menor procura para viagens e os melhores destinos para cada período do ano de acordo com o clima, a incidência de chuva e disponibilidade de atrações no local:

Março e Abril

O último mês do verão e o primeiro do outono são perfeitos para conhecer as praias cariocas — como Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo — e o litoral da Bahia, de Espírito Santo e de Santa Catarina, pois há grandes chances de dias ensolarados e baixa incidência de chuva.

Foz do Iguaçu é outro destino interessante para o período, pois o volume das águas está mais forte. O que proporciona uma paisagem de tirar o fôlego.

Foz do Iguaçu, Paraná

Maio

Uma boa pedida para o mês é curtir o friozinho em Gramado (RS) e Serra Gaúcha antes da alta temporada. Visitar Bonito (MS) é outra alternativa, pois o período de chuva já passou e as águas ficam cristalinas. Se quiser pegar praia, opte por Vitória (ES), Paraty (RJ) ou Florianópolis (SC).

Junho e Agosto

Junho e agosto são bons meses de baixa temporada para viajar para visitar os Lençóis Maranhenses (MA), pois as chuvas já cessaram e as lagoas estão cheias, mas não há tantos turistas. Manaus (AM) e a Floresta Amazônica são outras alternativas, pois há poucas chuvas na região e as temperaturas estão mais agradáveis.

 Conheça os Meses de Baixa Temporada para Viajar Economizando
Manaus, Amazonas

Setembro e Outubro

O calor está de volta e as temperaturas são propícias para entrar em contato com a natureza, principalmente em regiões como Chapada dos Veadeiros (GO), Itacaré (BA), Jericoacoara (CE), João Pessoa (PB) e Ilhabela (SP).

Novembro

Novembro é um dos melhores meses de baixa temporada para viajar e curtir dias ensolarados. Em sua próxima viagem, vá sem medo para Natal (RN), São Miguel dos Milagres (AL) e Fernando de Noronha (PE).

São Miguel dos Milagres, Alagoas
Por fim, também há destinos que são ótimos o ano inteiro, faça chuva ou sol, não faltaram opções de passeios, como Caldas Novas (GO), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília.

Curtiu as dicas? Aproveite para conferir outros artigos no blog da Rodoviariaonline.

Você também pode se interessar por