Blog

A ilha da magia: o que fazer em Florianópolis?

A ilha da magia: o que fazer em Florianópolis?

Você provavelmente já sabe que a capital catarinense é considerada a “ilha da magia”, certo? Mas, o que há por trás dessa expressão? Antes de mostrarmos o que fazer em Florianópolis, vamos explicar de onde vem esse apelido tão instigante.

Floripa, como também é carinhosamente conhecida, tem uma história recheada de mitos e lendas, com um riquíssimo folclore, em que as bruxas são algumas das personagens principais. Um fato curioso é que a cidade abriga benzedeiras que fazem feitiços até hoje.

A partir da chegada dos portugueses, a ilha se mostrava como um espaço enorme, e havia poucos habitantes. Qualquer barulho era interpretado como algo “fora do normal” — especialmente de madrugada, na hora de pesca dos nativos pescadores. Daí, criou-se o mito de que a ilha era encantada.

Com o tempo, o adjetivo “encanto” foi se transformando, e passou a caracterizar Florianópolis como um lugar especial para ser visitado pela sua beleza, paisagens naturais, praias e muitas outras coisas. Você pretende ver tudo isso de perto? Continue a leitura e saiba o que fazer em Florianópolis quando tiver oportunidade.

Centro histórico

No centro histórico, você poderá conhecer muitos pontos interessantes. Um deles é o Mercado Público de Florianópolis, reformulado em 2015. Tem grande variedade de bares e restaurantes, com petiscos de ingredientes selecionados, além de um pátio que liga duas alas (com diversas mesinhas para atender os clientes em seu entorno). Não saia de lá sem provar as tapas catarinenses e a cerveja artesanal.

O local ainda conta com peixarias, quitandas e lojinhas de artesanato. Por falar em artesanato, ao lado do Mercado Público está o Cais da Alfândega, considerado o maior mercado de artesanato de Florianópolis. Os melhores artesões do estado estão expondo seus trabalhos por lá. Vale a pena conferir.

Outro ponto interessante é o Palácio Rosado, que ganhou o nome de Museu Histórico de Santa Catarina. É uma construção colonial (modificada ao final do século 19), que conserva a aparência do início do século 20. Os ambientes são dignos de reis!

Praia do Moçambique

A Praia do Moçambique é considerada a mais selvagem da ilha da magia, por isso, é pouco conhecida pelos turistas. Está localizada no Parque Florestal do Rio Vermelho e tem cerca de 9 km de costa. É “selvagem” porque não há quiosques e vendedores ambulantes, ou seja, é um local preservado e dificilmente fica lotado de gente.

O que você encontrará de sobra são muitas ondas, o ponto alto de atração dos surfistas. Portanto, pode não ser a melhor opção para banho, mas dá para entrar na água. As árvores vão até perto da areia e não é difícil ver um pessoal aproveitando a sombra por ali enquanto fazem churrasco improvisado.

A praia fica a 30 km de distância do Centro (considerado o Beira-mar Shopping, via Lagoa da Conceição) ou a 35 km pela via dos Ingleses.

Lagoa do Peri

Com cerca de 5 km² de extensão, a Lagoa do Peri é a maior da costa catarinense. Fica localizada ao sul da ilha e é um verdadeiro manancial de água potável. Ela também é um parque e reserva biológica, com flora e fauna bastante ricas.

Fora que é um ótimo ponto de encontro para piqueniques e banhos na lagoa. O lugar é muito bonito, preservado e bem tranquilo, por ser menos explorado que a famosa Lagoa da Conceição. Quem pretende fugir da “muvuca”, pode apostar nesse passeio.

Dunas da Joaquina

As dunas da Praia da Joaquina ficam pertinho da Lagoa da Conceição. Nelas, dá para praticar um esporte radical semelhante ao snowboard: o sandboard. Pois é, na falta de neve, a areia é uma substituta à altura.

As quedas fazem parte, uma vez que não é uma atividade fácil. Mesmo assim, a diversão é garantida! Você pode alugar as pranchas por meia hora, que é tempo suficiente para ter uma experiência incrível.

Projeto Tamar

O Projeto Tamar de Floripa encontra-se na Barra da Lagoa. Lá, você pode ver diversos tanques com tartarugas-marinhas em diferentes estágios de crescimento. Um ponto turístico ideal para levar as crianças e os apaixonados por animais. O local ainda oferece salas de exposições e também de exibição de vídeos.

Ele é aberto diariamente, das 9h30 às 17h. O ingresso custa R$ 12,00 (crianças, estudantes e idosos pagam meia, ou seja, R$ 6,00).

Ribeirão da Ilha

Esse é um dos chamados vilarejos açorianos que se estendem para além do Centro de Floripa. Trata-se do maior polo de cultivo de ostras da ilha, além de ser um centro gastronômico. Afinal, as ostras cultivadas por lá podem ser provadas.

Os restaurantes encontrados no local trazem comumente um deck ou píer, que avança mar a adentro. Um dos que merecem destaque é o píer Ostradamus, pioneiro no lugar.

Pântano do Sul

Quer trilhas e natureza? Então visite o bairro Pântano do Sul. Como o nome aponta, fica ao sul da ilha. Ele é bastante visitado, mas não é nada agitado, diferentemente de outros pontos turísticos da ilha. A trilha da lagoinha do leste e o Bar do Arantes são os pontos principais do local.

Há muito o que fazer em Florianópolis, mas você pode se hospedar nesse bairro caso queira mesmo relaxar. No entanto, compreenda que só vale a pena para quem deseja fugir de todo agito. São poucos os mercados e lojas, e o Centro fica distante.

Santo Antônio de Lisboa

Esse é um dos bairros mais famosos de Florianópolis, bem como o mais antigo da ilha, e tem características açorianas. Um lugar gostoso de passear, com rica gastronomia e muito romântico.

Por onde quer que você passe, é possível observar a típica arquitetura no estilo português. E o que falar do pôr do sol? Simplesmente imperdível!

Lagoa da Conceição

Finalmente a tão badalada Lagoa da Conceição. O local favorito dos mochileiros tem uma energia incrível. Oferece diversas feirinhas de artesanatos, muitos barzinhos e, claro, natureza! Você pode adentrar nas águas tranquilas da lagoa para remar ou passear de barco, e a melhor vista certamente fica por conta do mirante.

Com todas essas dicas incríveis sobre o que fazer em Florianópolis, com diversas opções de lazer recheadas de histórias, fica o conselho: comece a montar o seu roteiro para cair na estrada. A ilha da magia é mesmo encantadora, e a sua viagem valerá muito a pena!

Gostou de saber o que fazer em Floripa? Então, continue aqui com a gente e descubra o que levar na sua mala de viagem para a praia.

Você também pode se interessar por