Blog

Conheça 7 destinos imperdíveis na cidade de Tiradentes!

Se existe um lugar no Brasil que tem histórias para contar é a cidade de Tiradentes, localizada a cerca de 190 km de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Foi ali que nasceu Joaquim José da Silva Xavier, em 12 de novembro de 1746, quando o lugar ainda tinha o nome de Vila de São João del Rei.

Antes de se tornar símbolo da Inconfidência Mineira, movimento do século 18 que lutava pela instauração da República, ele foi minerador, tropeiro, comerciante, militar e dentista (daí que vem o apelido “Tiradentes”). Acusado de traição, acabou enforcado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro, com apenas 45 anos de idade.

A data da morte desse líder revolucionário tem um grande significado. Tanto que, desde 1965, o dia 21 de abril é reservado para rememorar o que ocorreu na Inconfidência e homenagear Tiradentes. Como você sabe, também é feriado nacional. E o que isso nos faz lembrar? Viagens, passeios, descanso, diversão e muito mais!

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de destinos e programas imperdíveis na cidade de Tiradentes, que é referência para quem busca cultura, história, natureza e, claro, boa mesa. Vamos lá?

Destinos que você precisa conhecer em Tiradentes

Veja a nossa lista de destinos incríveis na cidade de Tiradentes e corra para planejar a sua viagem!

1. Igreja Matriz de Santo Antônio

O Centro Histórico da cidade é formado por prédios antigos, mas bem conservados. Eles contam um pouco da história da região, que foi de grande importância no Brasil colonial.

A principal construção da cidade de Tiradentes é a Igreja Matriz de Santo Antônio. Construída em 1710, é a segunda igreja em quantidade de ouro no Brasil. Sua fachada de arquitetura barroca, projetada por Aleijadinho, tornou-se cartão-postal da cidade.

cidade de tiradentes
 

2. Chafariz de São José

As ruas estreitas de pedra do Centro Histórico rendem um bom passeio a pé ou de charrete entre os casarões antigos. Uma vez que estiver lá, não deixe de visitar o Chafariz de São José, na Rua do Chafariz.

A obra foi construída em 1749, para cumprir três funções principais: as bicas frontais eram para abastecer a cidade com água potável; o lado esquerdo servia para lavar roupas; e o direito era bebedouro para os cavalos. Haja utilidade para um só chafariz!

3. Rua Direita

Ainda no Centro, a Rua Direita abriga diversos ateliês de artesãos locais. O artesanato também é de grande importância para a economia da cidade. Ele garante a vida de muitas famílias que residem em Tiradentes.

O que chama a atenção é a diversidade das matérias-primas usadas nas artes: madeira, estanho, ferro, papel machê, pedra-sabão, entre outras. É nessa rua que fica também o Museu de Sant’Ana, nossa próxima indicação.

4. Museu de Sant’Ana

O relativamente novo Museu de Sant’Ana funciona no prédio da antiga cadeia pública da cidade de Tiradentes. Sant’Ana é a santa que protege os lares, a família e os mineradores.

Trata-se de um acervo incrível de obras de arte que exprimem o forte sentimento religioso de nossa cultura. São obras de diversas partes do Brasil, populares e eruditas, em diversos estilos artísticos.

5. Serra de São José

A proximidade da Serra de São José inclui Tiradentes no roteiro do ecoturismo. As belas cachoeiras da região são visitadas em trilhas de bike e de trekking. O percurso compreende uma grande formação rochosa, facilmente avistada da cidade toda. Mergulhar na Cachoeira do Mangue é recompensador!

Nas paradas, aproveite os mirantes com vistas sensacionais da Serra de São José. E que tal uma mesa farta de comida típica mineira depois de uma caminhada na Serra?

6. Largo das Forras

É a praça principal da cidade. Ao redor dela, estão as charretes que levam os turistas para conhecerem a região. Também há bares, restaurantes, artesanato, pousadas e a Capela do Senhor Bom Jesus da Pobreza.

O Largo é um ótimo ponto para curtir o dia e, em especial, a noite (quando as luzes tornam a praça ainda mais bela). A sombra das árvores é um convite tentador ao descanso e ao bate-papo com os moradores locais.

7. Capela do Senhor Bom Jesus da Pobreza

A história dessa capela, também conhecida como Bom Jesus Agonizante, é muito imprecisa. Faltam documentos sobre sua construção, mas estima-se que seja da segunda metade do século 18. Desde então, ela já passou por muitas reformas. A última foi nos anos 1950.

Sua fachada simplória é de estilo barroco-rococó. Dentro, um Jesus em agonia paira sobre um belo altar de madeira. Vale a pena fazer uma visita!

Outros atrativos da cidade de Tiradentes

Achou que tinha terminado? Nada disso! Agora, você vai conhecer outros atrativos que esse município oferece.

Gastronomia rica

Os restaurantes de Tiradentes têm destaque entre os das cidades vizinhas Ouro Preto e Mariana. Inclusive, um dos eventos mais importantes de lá é o Festival Cultura e Gastronomia, que acontece sempre no mês de agosto. Em dias de evento, a cidade lota e os restaurantes ficam muito disputados.

A culinária mineira é uma das mais ricas e variadas do país. Prepare-se, então, para esquecer a dieta e abraçar deliciosos pratos de feijão-tropeiro, tutu e torresmo. De sobremesa, adoce seu paladar com doce de leite, goiabada e doce de amendoim (para comer sem culpa, hein?).

cidade de tiradentes

Mostra de Cinema de Tiradentes

A Mostra de Cinema de Tiradentes é um festival que ocorre todos os anos, no mês de janeiro. Desde 1997, ele se propõe a incentivar e difundir o cinema nacional. Qualquer produção feita no Brasil pode ser inscrita.

O festival também oferece debates, oficinas, palestras, apresentações musicais e outras atrações. Sempre há homenagens a profissionais do audiovisual brasileiro durante a realização do evento.

Passeio de Maria-Fumaça

O passeio de Maria-Fumaça não pode ficar de fora do seu tour por Tiradentes. O trem leva à cidade de São João del Rei, em cerca de meia hora. Parece pouco, mas o trajeto, que inclui as margens do Rio das Mortes, marca a memória do viajante. O cenário tipicamente interiorano e as belas paisagens da região são indescritíveis!

cidade de tiradentes
 
Deu para perceber que esse pequeno município tem o estilo típico de uma cidade histórica mineira, não é verdade? A arquitetura, a história, a gastronomia e a cultura da cidade de Tiradentes são de uma riqueza incalculável. Aliás, todo o estado merece ser explorado de ponta a ponta, pois é repleto de destinos igualmente imperdíveis.

Sendo assim, descubra agora mesmo como viajar para Minas Gerais e aproveitar o melhor da região!

Você também pode se interessar por