Blog

Conheça a cidade de Tiradentes

O feriado de hoje, 21 de abril, homenageia Tiradentes, o mártir da Inconfidência Mineira. Seu nome era Joaquim José da Silva Xavier, nasceu no dia 12 de abril de 1746 na Fazenda do Pombal, Vila de São João Del Rei (na época), Minas Gerais e foi morto enforcado acusado de traição no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro, com apenas 45 anos de idade.

Antes de se tornar símbolo da Inconfidência Mineira, movimento do século 18 que lutava para instaurar a república, Tiradentes foi mineiro, tropista, comerciante, militar e dentista. Sua cidade natal foi rebatizada com a sua alcunha e hoje é referência turística para quem quer cultura, história, belezas naturais e, claro, boa mesa!

A cidade de Tiradentes está localizada a cerca de 190 quilômetros da capital, Belo Horizonte. É um dos mais bem preservados centros históricos de arte barroca do país, e foi tombado como patrimônio histórico nacional. Com cerca de 8 mil habitantes, a pequena Tiradentes oferece uma infraestrutura turística completa, já que sua economia gira em torno, basicamente, do turismo. O artesanato também movimenta a economia local e garante a vida de muitas famílias de Tiradentes.

O centro histórico da cidade, formado por prédios históricos e bem conversados, contam um pouco da história da cidade que foi ponto importante na época do Brasil Colônia. A principal construção de Tiradentes é, sem dúvida, a Igreja Matriz de Santo Antônio. Construída em 1710, é a segunda igreja em ouro do Brasil, a primeira foi construída em Salvador. Sua fachada de arquitetura barroca, projetada por Aleijadinho, tornou-se cartão postal da cidade. O passeio entre os casarões antigos pelas ruas estreitas de pedra do centro histórico pode ser feito a pé ou de charrete. Estando lá, não deixe de visitar o Chafariz de São José. Construído em 1749, para cumprir três funções: abastecer a cidade com água potável pelas bicas frontais, o lado esquerdo era usado para lavar roupas e o  direito como bebedouro de cavalos.

tiradentes
Igreja Matriz de Santo Antônio (Foto: Pierre Leclercq, Wikipedia)

Ainda no centro, a rua Direita abriga diversos ateliês de artesãos locais. O que mais chama a atenção é a diversidade de matérias-primas usadas para fazer artes: madeira, estanho, ferro, papel machê, pedra sabão, etc. Ainda na rua Direita, está localizado o Museu de Arte Sacra, no prédio da antiga cadeia da cidade.

A proximidade da Serra de São José inclui Tiradentes no roteiro do ecoturismo. As cachoeiras da região são visitadas em trilhas de bike e de trekking, com direito a paradas em mirantes com vistas sensacionais da Serra de São José. E que tal saborear uma mesa farta de comida típica mineira depois de uma caminhada na serra?

tiradentes
A culinária também é um dos atrativos de Tiradentes. (Foto: divulgação)

Pois é, a gastronomia mineira também é um forte atrativo turístico da região e os restaurantes de Tiradentes têm destaque entre os das vizinhas Ouro Preto e Mariana. Então, prepare-se para sair da dieta e se abraçar em pratos de feijão-tropeiro, tutu e torresmo. E para sobremesa, doce de leite, goiabada e doces de amendoins para comer sem culpa!

Visite Tiradentes! Compre já suas passagens pelo Portal Rodoviariaonline e boa viagem!

(Por Renata Sklaski)