O que não falta são lugares para conhecer em Minas Gerais. O estado que é conhecido por sua culinária incrível e pela hospitalidade, ainda conta com atrativos para todos os gostos, desde aqueles que curtem o contato intenso com a natureza e tranquilidade, até quem é mais chegado na badalação.
Além disso, a região pode ser considerada uma verdadeira aula de História para o turista, por ter sido importante no passado brasileiro e ter preservado diversas cidades daquele período, como é o caso de Ouro Preto e Mariana. As opções para compor um roteiro de viagem incrível são diversas.
Agora, acompanhe o texto e veja alguns dos motivos para visitar o estado!
Confira os principais atrativos das cidades turísticas de Minas Gerais
Se você gosta de cultura, monumentos históricos e belas paisagens, com certeza Minas Gerais tem muito a oferecer. Afinal, o lugar é conhecido por suas obras em estilo barroco, ruas com calçamento do século passado e uma culinária de dar água na boca.
Marque na agenda para conhecer Capitólio e o belíssimo Lago de Furnas, visitar a cidade de Congonhas do Campo e ver de perto as esculturas de Aleijadinho, ou, quem sabe, apreciar as obras de arte do Instituto Inhotim, em Brumadinho. Mas essas não são nem de perto as únicas atrações do estado.
Veja abaixo alguns locais que não podem ficar de fora de seu roteiro na terra do pão de queijo!
Aproveite Poços de Caldas
Poços de Caldas é uma mais visitadas em Minas. E não é para menos: com um clima mais frio, típico de regiões montanhosas, a cidade atrai principalmente os casais apaixonados em busca de um fim de semana romântico.
O que mais faz sucesso no local são as águas termais e os banhos relaxantes de imersão. No entanto, o lugar também conta com agito noturno, museus e espaços culturais. Fora que tem um roteiro gastronômico bastante diversificado, com doces e queijos tradicionais.
Conheça os monumentos de Ouro Preto
Para aproveitar Ouro Preto de verdade, reserve vários dias de estadia. Até porque são inúmeros pontos turísticos e belos povoados nas redondezas que merecem ser visitados também.
Assim que chegar à cidade, dê um passeio pelo centro e volte no tempo ao percorrer as ruas com arquitetura colonial.
O local tem dezenas de igrejas e capelas com riqueza histórica, construídas no período Barroco, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis. Muitas delas são revestidas em ouro e não permitem fotos para não danificar as representações.
Além disso, vale a pena visitar o Museu da Inconfidência e conhecer as antigas minas de ouro da época de Vila Rica.
O destino ainda é muito badalado no Carnaval, especialmente para os estudantes. Afinal, as repúblicas ficam cheias e a rua lota o dia inteiro. Porém, se você quiser aproveitar essa época por lá, é bom levar comida e água. Muitas vezes, a cidade não está preparada para o volume de turistas e você pode acabar passando aperto.
Deslumbre-se com Tiradentes
Outro passeio repleto de histórias é Tiradentes, vizinha de Ouro Preto. A grande diferença é que a última é bastante turística e tem um fluxo de pessoas mais intenso para visitar as igrejas e capelas, enquanto a primeira é calma e tranquila.
Você pode caminhar pelas ruas de pedra e aproveitar sem pressa a vista das casinhas com janelas e portas coloridas.
Aproveite para passar uma tarde gostosa na praça principal, o Largo das Forras, que é rodeada de restaurantes com comidas típicas e lojas de artesanato local e chocolates caseiros.
Tiradentes também é muito bem preservada e bem mais aconchegante. Assim, é uma ótima opção para um programa a dois.
O passeio de trem até São João Del Rei é como voltar ao passado, uma experiência imperdível.
Viaje no tempo em São João Del Rei
São João Del Rei é uma das mais antigas cidades mineiras e nasceu às margens do Rio das Mortes em 1702, por conta das expedições dos bandeirantes paulistas pelo interior do Brasil.
Estar lá é, sem dúvida nenhuma, viajar no tempo e revisitar a era colonial, conhecendo a Igreja São Francisco de Assis, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, fazendo o passeio de Maria Fumaça que foi fundado por Dom Pedro II, ou apenas caminhando pela ruas de paralelepípedo e se apaixonando pela arquitetura.
Aventure-se no Circuito das Grutas
Não dá para viajar pelas cidades turísticas de Minas Gerais e deixar de conhecer as belíssimas cavernas com piscinas naturais.
O Roteiro ou Circuito das Grutas é praticamente obrigatório para um turista no território. Ele inclui sete municípios, e o trajeto passa por diversos outros pontos turísticos e feiras.
As grutas mais famosas são: a do Maquiné, em Cordisburgo; a da Lapinha, em Lagoa Santa; e a do Rei do Mato, em Sete Lagoas. Essa última tem 998 metros de extensão, e a parte aberta para visitação compõe uma trilha que agrada aos mais aventureiros.
Visite o município de Araxá
Araxá é um dos municípios do Circuito das Águas mineiro. Suas termas são muito procuradas devido às propriedades medicinais. Ademais, há o Grande Hotel, principal ponto visitável local, famoso pelos grandes salões luxuosos e decorados com riquezas da década de 1940.
Uma vez ali, você também pode conhecer os casarões históricos no centro e passear no Museu Dona Beja, que conta com centenas de peças e mobiliário do século 19. Aproveitando a visita, vale a pena partir direto para a Serra da Canastra, uma grande região turística para a qual a cidadezinha dá acesso.
Passeie pela Serra da Canastra
A Serra da Canastra está cheia de cartões-postais do Brasil. Sua extensão abrange seis municípios em seus mais de 200 mil hectares.
Dentro do Parque Nacional, o viajante pode ver de perto lindas cachoeiras, como a Casca d’Anta, com aproximadamente 200 metros de altura. Também é no Parque que o Rio São Francisco tem a sua nascente e a primeira grande queda d’água.
Para uma verdadeira imersão, é interessante conhecer os campos rupestres e os muros de pedra construídos no século 19. Ah, é claro: não saia de lá sem experimentar o queijo canastra com um bom cafezinho mineiro!
Descubra a Serra do Cipó
Se você quer aproveitar um feriado prolongado ou apenas um final de semana fora do agito das grandes cidades, a Serra do Cipó é o destino ideal. Ela fica bem pertinho de Belo Horizonte e pode ser facilmente acessada de ônibus.
A região é perfeita para descansar e abriga uma paisagem exuberante composta por grutas, montanhas, trilhas, cachoeiras e muitas outras belezas.
Alguns lugares fundamentais de visitação são: o próprio Parque Nacional da Serra do Cipó, que fica localizado na Serra do Espinhaço e é uma unidade de conservação criada em 1978, com mais de 33 mil hectares; a Cachoeira Véu de Noiva, que conta com três quedas d’águas e uma irresistível piscina natural; ou o Cânion das Bandeirinhas, que é um paredão de aproximadamente 80 metros de altura com cascatas, piscinas naturais de águas transparentes e uma linda vegetação.
Encante-se com o Inhotim
Os locais para conhecer em Minas Gerais são tão impressionantes que, como dissemos no início, têm para todos os gostos. Se você quer aliar belezas nativas e arte, o Instituto Inhotim é a escolha perfeita.
Considerado o maior museu a céu aberto do mundo e um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, ele fica a uma distância de 60 km de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho, que infelizmente ganhou os noticiários após o rompimento de suas barragens.
Agora, mais do que nunca, o turismo tem sido visto como algo importante e necessário para a região se reerguer economicamente.
Você até pode fazer um bate e volta da capital, mas o Instituto é muito extenso, e é quase impossível ver todas as instalações em apenas um dia. O ideal é passar pelo menos uma noite nas proximidades. Nós garantimos que você não vai se arrepender!
Pratique esportes de aventura em Ibitipoca
Conceição de Ibitipoca é uma cidadezinha com uma das reservas ecológicas mais bonitas do Brasil: o Parque Nacional de Ibitipoca.
O local é muito bem preservado e possui diversas trilhas que dão acesso a cachoeiras como a Janela do Céu, um de seus principais cartões-postais. Além disso, você pode praticar esportes de aventura, por exemplo, o rafting e o rapel.
As trilhas costumam ser longas, mas são bem sinalizadas. Se você não quer fazer tanto esforço, os caminhos que levam ao Pico do Peão, ao Lago dos Espelhos e à Gruta dos Viajantes são mais tranquilos do que aquele que vai até a Janela do Céu. No entanto, vale a pena o ânimo para seguir por muitas dessas propostas de caminhada.
Uma dica muito importante é chegar bem cedo e evitar feriados. Como o lugar tem um número máximo de visitantes diariamente, pode ser que você não consiga entrar no Parque se não planejar a visita.
Desfrute da energia de São Tomé das Letras
São Tomé das Letras está localizada bem no alto de uma pedreira. É de lá que são extraídas as célebres pedras de São Tomé. Mas a cidade também é muito conhecida pelo clima místico proporcionado por suas atrações.
Ali, você pode ver o pôr do sol de cima da Pirâmide ou da Pedra da Bruxa, dois pontos turísticos muito famosos e acessíveis. Além desses, vale contratar pacotes para visitar as dezenas de cachoeiras paradisíacas, como Vale das Borboletas, Eubiose e Véu de Noiva, e ainda conhecer as grutas de Sobradinho.
Com certeza, é um povoado pequeno e aconchegante que guarda muitos mistérios. Você pode se hospedar na parte urbana, na área rural ou nos diversos campings espalhados pela região.
Ademais, é possível visitar o instituto criado por Raul Seixas, praticar yoga e meditar sentindo a energia poderosa do lugar.
Aproveite as belezas de Capitólio
Conhecida como a “Tailândia brasileira”, Capitólio tem uma vista impressionante do alto dos cânions. Sua localização a aproximadamente 115 km de Araxá permite criar um roteiro bastante interessante.
Navegar pelo Lago de Furnas se tornou uma atração muito disputada, especialmente no feriado da Semana Santa, em que é possível alugar lanchas para curtir o local e aproveitar as muitas festas que acontecem por ali.
Curta o inverno em Monte Verde
Já faz um tempo que Monte Verde se firmou como um dos destinos preferidos tanto de mineiros quanto de paulistas que buscam desfrutar do inverno. E também não é por menos, a charmosa cidadezinha está a 1600 metros de altitude em relação ao nível do mar, e oferece aventura, paisagens deslumbrantes e a gastronomia do estado que não decepciona nunca.
O passeio é ideal o ano todo, mas é com as baixas temperaturas que ele ganha um brilho adicional, e os turistas ainda podem aproveitar o festival que acontece no mês de julho.
Por lá, além de dar uma volta pelo centro e usufruir dos cafés e restaurantes da região, uma boa pedida é curtir um dia no Parque Ecológico Verner Grinberg, que possui diversas trilhas para os mais variados perfis.
Saiba como viajar para Minas Gerais
Para visitar as cidades mineiras, você pode ir de avião até Belo Horizonte, que tem dois grandes aeroportos. No entanto, devido à localização no coração da Região Sudeste, os deslocamentos de ônibus compensam bastante pelo valor e pela facilidade de acessar os principais pontos turísticos. No fim de contas, o estado é dono da maior malha rodoviária do país.
Para a capital, por exemplo, o caminho de São Paulo é feito pela BR-381, a Fernão Dias. Saindo do Rio de Janeiro, o trajeto também é descomplicado, pela BR-040. Na viagem, você ainda aproveita as paisagens de Petrópolis, em terras cariocas, e de Juiz de Fora, em Minas.
É possível chegar por via terrestre partindo do Triângulo Mineiro ou mesmo de Goiás e do Distrito Federal. Enfim, ir até Minas Gerais de ônibus é uma opção desde o Nordeste até a Região Sul do Brasil.
Se você já teve o prazer de conhecer alguma parte da região, sabe que o cenário é deslumbrante, uma vez que o estado está cercado por montanhas, que garantem um pôr do sol como em poucos lugares, além de um verde vibrante.
Portanto, nada melhor do que poder ficar de olho no caminho e não se preocupar com a direção.
Entenda por que a compra de passagens online é vantajosa
Decidiu ir de ônibus para alguma das cidades turísticas de Minas Gerais? Excelente escolha! Agora, mais uma dica: compre as passagens pela internet.
As rodoviárias online têm vantagens como a comodidade, a praticidade e a diversidade de opções. Ademais, a oportunidade de comparar preços é ótima para quem busca economia! Para completar, você otimiza seu tempo e tem muito mais flexibilidade caso precise trocar ou cancelar as passagens. Mas lembre-se de sempre conferir a integridade do site para não cair em ciladas.
E aí, qual dos lugares para conhecer mais chamou a sua atenção? Não deixe de anotar as nossas dicas antes de montar o seu roteiro, e aproveite para comparar as melhores alternativas de viações, os valores e os horários de trajetos para começar a se programar.
Se você é daqueles que não dispensa um destino para se refrescar, não esqueça de ler o nosso post sobre o Circuito das Águas que ainda é pouco conhecido.