Blog

9 bares e restaurantes em Salvador que você precisa conhecer

bares e restaurantes em Salvador

Ôxe, a Bahia é um encanto só, viu? Estado arretado, por onde esse Brasilzão de meu Deus começou toda a sua história! E não é à toa que a comida baiana é uma das mais gostosas que existem em todo o país. Então, quando você for visitar esse lugarzinho no mundo, precisa conhecer os bares e restaurantes em Salvador que fazem sucesso. E aê, meu rei, tá preparado?

Para começar, é bom você separar aquele tênis especial, pois Salvador é cheinha de ladeiras. E como sua estadia será muito prazerosa andando, comendo e conhecendo a cidade, é bom estar com os pés bem descansados, hein?! Anote aí: massa de verdade será fazer amizades em todos esses passeios, ainda mais quando você sentar para se refrescar daquele solzão!

“Salvadô”, para os íntimos, é pura beleza e diversão! Quente o ano todo, alegre o tempo inteiro. Ficou animado, né, não? Então, olhe só uma lista incrível de 9 bares e restaurantes que separamos para você!

1. Casa de Tereza

O restaurante “Casa de Tereza” fica localizado em um casarão surpreendente e aconchegante na Rua Odilon Santos, bairro Rio Vermelho. É um dos mais queridos de Salvador, por reunir arte, cultura e gastronomia. O ambiente realmente faz a pessoa se sentir em casa e é capaz de você passar muito mais do que o tempo do almoço ou jantar por lá.

Espere encontrar as maiores delícias baianas, feitas com temperos únicos e marcantes. Quer uma dica do que deve experimentar? Escolha pratos com frutos do mar, um dos carros-chefes da casa. Tudo isso acompanhado sempre de bons coquetéis, para embalar a sua viagem.

Se tiver um tempinho extra, vale checar no Facebook deles se acontecerá algum curso ou programação especial nos dias que estiver em Salvador, pois é comum esse tipo de atividade por lá — e é uma oportunidade incrível de conhecer mais sobre a culinária baiana e virar fã de carteirinha!

Restaurante e bares em Salvador

2. Coz2 Garage

E quem disse que em Salvador não se come hambúrguer? Como em todo lugar onde há brasileiro, esse tipo de quitute também é muito apreciado na Bahia, e é moleza achar inúmeras opções de hamburguerias pela cidade. O destaque aqui vai para a “Coz2 Garage”, situada na Rua da Paciência, bairro Rio Vermelho. É um local cheio de personalidade e com lanches super saborosos!

Experimente os snacks, que têm um toque todo especial de páprica picante, raspas de limão, entre outras opções. O Bacon Bites também é de dar água na boca. Completam o menu as deliciosas fritas e os hot-dogs, tudo com uma boa cerveja especial bem geladinha para matar a sede!

E de sobremesa? Nada como um bom milk-shake, que é a sensação do lugar. Quer mais? O “Coz2” fica aberto até 1h30 aos sábados. Ótima opção para quem está voltando para casa depois de uma noitada no bar ou que quer ficar por lá a noite toda mesmo.

3. Paraíso Tropical

Que tal fugir um pouco do tradicional e mesclar a comida baiana com outros sabores? Essa é a proposta do restaurante “Paraíso Tropical”, localizado no bairro do Cabula. Entre suas criações, opções como casquinha de aratu, além do ensopado de camarão. Deu fome? Aproveite e peça um suco natural com frutas colhidas diretamente do quintal!

Outro detalhe bem bacana é que o estabelecimento fica fora do circuito dos turistas. Logo, é ainda melhor para poder aproveitar e degustar de tudo sem aquela correria do Centro de Salvador. E se você estiver com crianças, ótimo! Elas vão adorar o quintal do restaurante, onde há muitos animais e frutas!

Por último, quando estiver indo embora, vale a pena ir ao pomar e colher algumas frutas para levar para casa. Sim, isso é possível no “Paraíso Tropical”. Você pode escolher e comprar quantas frutinhas quiser!

4. O Cravinho

O bar “O Cravinho” é um dos lugares que você não pode deixar de ir enquanto estiver conhecendo bares e restaurantes em Salvador! Além de ficar bem no centro do Pelourinho, o local tem uma adega incrível e perfeita para escolher um bom vinho e ficar horas por lá, entre um bate-papo e outro.

Ainda, experimentar a cachaça da casa, que vem com mel, limão e cravo, deve estar entre as suas prioridades! Aproveite e se esbalde com os petiscos que são servidos. O camarão, por exemplo, “é de comer rezando”, como dizem os baianos.

5. Restaurante Yemanjá

Eis aqui mais um ponto famosíssimo entre os baianos e turistas. O “Restaurante Yemanjá” é perfeito para comer ensopados e moquecas em geral. Mas, apostar nas entradinhas, como a casquinha de siri, é ter a certeza de que você foi ao lugar ideal. Depois, já dá para ir com tudo em uma opção de ensopado de camarão, arroz, farofa e pimenta. Delicioso!

É importante ressaltar que a maioria dos pratos serve duas pessoas, até os que são individuais. Ou seja, o restaurante é ótimo para quem for em dupla! Com todas essas comidinhas que já falamos, o toque final fica por conta da localização: fica bem em frente à praia da Armação. É uma excelente opção para relaxar com os amigos!

E se não bastasse, os clientes são recebidos de um jeito maravilhoso. Mulheres com trajes tradicionais das baianas entregam fitinhas do Senhor do Bonfim para abençoar a sua presença. Assim, você terá aquela sensação verdadeira de estar na Bahia, não é mesmo?

6. Rei do Pirão

Se você quer comer bem e apreciar uma vista belíssima para o mar, esse é o local perfeito! O nome “Rei do Pirão” não é à toa. Além do tradicional pirão de aipim, que é o carro-chefe da casa, o cardápio tem opções como pirão de carne, fumeiro, carne de sol e camarão. Entre as entradas, a gente indica o delicioso camarão ao alho e óleo acompanhado de pão de alho.

O restaurante fica na Rua Simões Filho, bairro Boca do Rio. Por sua qualidade e pelo bom atendimento, o local é muito procurado. As filas são frequentes, então é melhor chegar cedo. Se escolher uma terça ou uma quinta-feira, você se surpreenderá com uma ótima música ao vivo.

Na companhia de crianças, não precisa se preocupar. A casa dispõe de um espaço kids que, apesar de pequeno, é seguro, confortável e oferece atividades para a diversão da garotada. É só aparecer!

7. Dona Mariquita

O “Dona Mariquita” está localizado na Rua do Meio, bairro Rio Vermelho. É o restaurante perfeito para quem gosta de “provar” a cultura local, pois tem uma variedade grande de comidas tipicamente baianas e caseiras.

Ele apresenta as mais saborosas iguarias nordestinas. Casquinha de siri, moquecas, passarinha frita, cacuru, xinxim de galinha, sarapatel e muitos outros pratos de dar água na boca compõem o cardápio! E que tal uma bebida para abrir o apetite? A roska de tamarindo e a batida de cajá são as mais requisitadas.

O ambiente é bem rústico. Em sua decoração, predominam a palha, o barro e a renda, que dá um charme ao local. Há um salão interno climatizado e um externo para quem deseja comer ao ar livre. Peças decorativas artesanais complementam o visual.

8. La Pulperia

Esse estabelecimento é especializado em carnes. Oferece peças de origem argentina, uruguaia e sul-africana. Como entrada, vale a pena degustar algumas das opções de empanadas argentinas. A costela de boi, a picanha suína e o bife de chorizo são os pratos fortes da casa. Também dê uma olhada na carta de vinhos e de cervejas artesanais, pois são atrações à parte.

O “La Pulperia” divide o terreno com o restaurante “Jabuticaba”. Fica um pouco escondido, na Rua Novo Horizonte, Ladeira do Acupe de Brotas. O ambiente é muito arborizado e fresco, a decoração é rustica e há a possibilidade de escolher comer ao ar livre ou num salão semiaberto.

9. Restaurante Barravento

O “Restaurante Barravento” está situado numa das áreas mais badaladas de Salvador: a Praia do Farol da Barra. Apesar de ter um cardápio muito variado, sua especialidade são os pescados. Não saia de lá sem provar o prato Festival de Frutos do Mar, que traz camarão-pistola, peixe e lagosta acompanhados de um maravilhoso risoto de mariscos.

O lugar é agradável e a estrutura é excelente, o que o torna perfeito para reuniões de família e encontros com amigos. São três ambientes: salão interno, deck e uma varanda que possibilita uma vista incrível para o mar. Ainda reserva um espaço ativo para as crianças, com direito à brinquedoteca.

Outro destaque é a diversidade de bebidas. O estabelecimento oferece uma bela carta de vinhos nacionais e importados, além de champanhes, licores, grappas, conhaques e drinks variados.

bares e restaurantes em Salvador

Agora que você tem em mãos uma lista cheia de opções de bares e restaurantes em Salvador, é essencial que prepare um bom roteiro de viagem com algumas semanas de antecedência. Com uma listinha das coisas que deseja fazer durante a estadia, você conseguirá tirar o máximo proveito das maravilhas da capital baiana.

Lembre-se de verificar o que é preciso levar na mala e não exagere no consumo de bebidas alcoólicas, ok? No mais, siga nossa orientação: curta e aproveite tudo a que tem direito nos bares e restaurantes em Salvador!

Gostou das nossas sugestões? Então nos siga nas redes sociais para ter acesso a mais dicas quentíssimas sobre viagens. Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Você também pode se interessar por