Blog

O que fazer em Ilhéus? Saiba mais!

 

Distante quase 500 Km da capital Salvador, Ilhéus fica ao sul da Bahia. Suas belas praias atraem turistas e surfistas, mas há muito mais. As temperaturas altas durante todo o ano e a biodiversidade preservada garantem um encanto singular ao local.

Fonte de inspiração das obras de Jorge Amado, a cidade é uma das mais procuradas por turistas durante todo o ano. Eles chegam do mundo inteiro para curtir as belas praias e as reservas de Mata Atlântica que ornamentam o local.

Com tantas possibilidades de turismo — de praias paradisíacas a trilhas e centros históricos —, é normal ter dúvidas sobre o que fazer em Ilhéus. Por esse motivo, vamos mostrar como aproveitar a cidade ao máximo seguindo um roteiro de viagem. Embarque com a gente!

Passar o dia na praia

O que fazer em Ilhéus

As praias do Nordeste são conhecidas por suas águas mornas e cristalinas, e em Ilhéus não é diferente. Famosos pelos visuais paradisíacos, os litorais norte e sul da cidade proporcionam o passeio perfeito, recheado de momentos de tranquilidade e lazer com a família.

Para o turismo, as praias mais indicadas são as do litoral sul, como a dos Milionários e a do Cururupe. É que elas apresentam estrutura de quiosques, bares e opções de hospedagem, além de serem mais agitadas. Já para quem é do esporte, pode surfar na Praia Backdoor. Apesar de não ter muita estrutura, ela é ideal para banhistas e recebe muitos campeonatos de surfe.

Já as praias do litoral norte, como a do Marciano e a Boca da Barra, são recomendadas se a sua intenção for relaxar em um ambiente mais sossegado e deserto. Por não serem preparadas para receber visitantes, é necessário levar a sua própria comida — só trate de manter tudo limpo no final, é claro.

Conhecer a Catedral de São Sebastião

A Catedral de São Sebastião, inaugurada em 1967 e com 48 metros de altura, também é conhecida como a Catedral de Ilhéus. Localizada no Centro Histórico da cidade, é um dos lugares mais importantes para você visitar. Com vitrais com passagens da Bíblia e colunas gregas, não à toa é considerada uma das mais belas igrejas da Bahia.

O templo fica próximo à Casa de Cultura Jorge Amado e de frente para o Bar Versúvio — o mais famoso da região, por ter sido fundado ainda nos anos 1920. Assim, a visita à Catedral é um programa interessante, visto que o turista tem a chance de mergulhar no passado e conhecer a história do local.

Visite as fazendas de cacau

Principal área de produtores de cacau do Brasil, Ilhéus e região oferecem passeios guiados até as fazendas do fruto, por uma trilha na Mata Atlântica. Nesses locais, os visitantes podem ver o processo que vai desde o plantio à degustação dos derivados do cacau, como o suco e o chocolate.

A visita às fazendas de cacau também representa uma imersão ao passado dos ricos coronéis que controlavam a economia, a política e a cultura da região. Uma delas, por exemplo, é a Fazenda Primavera, que data de 1816 e ainda possui móveis e documentos do Império.

A visitação ainda inclui passeios de charrete, cavalgadas e caminhadas ecológicas. Além da Primavera, outras populares da região são a Fazenda Provisão, que conta com visitas diárias e quartos para hospedagem, e a Yrerê.

Essa é uma das melhores dicas sobre o que fazer em Ilhéus, pois além de ser um passeio diferente, ele é repleto de conhecimento.

Curta a Lagoa Encantada

Graças à Mata Atlântica conservada, ao longo dos 6,4 km² de preservação ambiental, é possível chegar até a Lagoa Encantada. Algumas agências de turismo locais oferecem o passeio, que inclui percursos com barco, translado e refeições.

Começando no Rio Almada, o lugar tem cachoeiras e ilhas flutuantes, e é cercado de vilas de pescadores e fazendas de cacau. Além disso, perto da lagoa, existem as caldeiras do Almada, com quedas d’água de mais ou menos 6 metros, que formam buracos nas rochas devido à sua força. São ideais para o banho.

E tem mais: os visitantes podem fazer rapel, trilhas, passeios de barco e canoa, visitar grutas e andar nas trilhas pela Mata Atlântica. O pôr-do-sol da Lagoa Encantada é fantástico, então vale a pena permanecer até o fim da tarde para apreciar esse espetáculo da natureza.

Visite a fábrica de chocolate caseiro

Construída em 1985, essa não é só uma fábrica de chocolate artesanal, mas é a primeira da região Norte e Nordeste. Parecendo um chalé suíço, está a cerca de 8 km do centro da cidade. Lá, você pode conhecer o processo de produção do chocolate, além de visitar a lojinha e até uma minifazenda — passeio ideal para adultos e crianças.

Explore o mercado de artesanato

No mercado de artesanato de Ilhéus, é possível ver a cultura local, além de comprar vários souvenires. Com 71 lojas, você encontra redes, licores, itens pintados à mão, bijuterias e tapeçarias. O local também abriga lanchonetes, bares e até um salão de beleza.

Vá a Itacaré

Para quem quer expandir a viagem, pouco mais de 70 km ao norte de Ilhéus está Itacaré. Atraindo surfistas pelas ondas de suas praias, além de turistas pela preservação e belas paisagens, vale à pena fazer o passeio à cidade — mesmo que seja apenas em um dia.

Durante a manhã, você pode aproveitar as belas praias como Itacarezinho, Tiririca e Pontal, além de poder navegar pelo Rio de Contas e observar a vista da Ponta do Xaréu. Já na noite agitada, é hora de ver apresentações de capoeira, visitar as lojas e jantar nos restaurantes dos calçadões.

Saiba mais sobre Jorge Amado

A Casa de Cultura Jorge Amado foi criada na antiga residência do escritor. Funcionando como um museu, ela atrai turistas em busca de conhecer a cultura local, sendo um dos pontos turísticos mais populares da cidade.

No museu, você pode conhecer toda a retrospectiva da vida do escritor e ver alguns de seus pertences pessoais, como roupas, móveis e até a sua máquina de escrever. Assim, é uma atração imperdível para quem é fã de suas obras!

Veja o Bataclan

Construído em 1866 e funcionando até a década de 1940, esse antigo bordel e cassino era frequentado pelos coronéis da região. Cenário de “Gabriela, Cravo e Canela”, o lugar teve a sua arquitetura preservada e, hoje, conta com bar, restaurante e salões para shows, além do Minimuseu Maria Machadão — personagem do livro de Jorge Amado.

Como vimos, não falta o que fazer em Ilhéus, não é mesmo? Além das belezas naturais, há muita história e cultura a conhecer. Mas, para aproveitar o passeio ao máximo, o ideal é fazer um planejamento e montar um roteiro de viagem. Dessa forma, as chances de ter problemas e gastos desnecessários são bem menores.

Gostou do artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e chame a família e os amigos para curtir o que há de melhor em Ilhéus com você!

Você também pode se interessar por