Blog

Dia do Turista: 5 motivos para viajar sempre

Dia 13 de junho é considerado o Dia do Turista, data que homenageia os viajantes e àquelas pessoas que trocam qualquer festa ou carro novo pela oportunidade de explorar outras cidades e culturas.

Sabemos que o período pandêmico mundial não está favorável para realizar viagens turísticas, sejam dentro do país sejam para fora, pois há muitas barreiras sanitárias e restrições às viagens turísticas. Além, claro, do risco do contágio.

Mas há motivos de sobra para se organizar e tirar o atraso após vencermos esse episódio da Covid-19. Quer saber quais são? Confira a lista criada pelo Portal Rodoviariaonline e compartilhe com aqueles seus companheiros ideais de viagem!

1 – Fomento à economia

Comecemos essa lista falando de um dos aspectos mais relevantes da atividade turística, independente da localização: o giro econômico. Afinal, mais turistas na cidade é sinônimo de mais dinheiro sendo injetado na economia local. Em 2019, por exemplo, o setor foi responsável por gerar uma receita de quase 6 bilhões de dólares só no Brasil, segundo o Ministério do Turismo. A partir desse dado, dá para mensurar os milhões de postos de trabalho gerados direta e indiretamente por meio dessa atividade.

2 – Melhora na infraestrutura

turista
A atividade turística movimenta bilhões de dólares por ano, em todo o mundo.
À medida que as cidades se tornam mais valorizadas do ponto de vista turístico, mais recebe investimento em sua infraestrutura. Afinal, é preciso melhorar as condições para ter mais a oferecer aos turistas. Isso se reflete tanto no aumento da oferta e qualidade de serviços de hotelaria e alimentação, por exemplo, quanto na infraestrutura urbana, como melhoria no acesso aos pontos turísticos, na pavimentação de ruas, opções de transporte coletivo e individual, etc.

3 – Preservação dos patrimônios culturais e naturais

O vai e vem de turistas é motivado, muitas vezes, pela presença de algo relativamente famoso, do ponto de vista mundial. Pode ser um monumento ou conjunto histórico, de natureza diversa, erguido há centenas de anos ou uma praia de beleza extraordinária. Não importa: tais atrativos são preservados para que mais pessoas possam ter acesso a eles, ao longo dos tempos. E dessa forma, podem recebem tombamentos importantes para a sua conservação. Como, por exemplo, ser considerado um patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO. Esse é o caso da cidade histórica de Ouro Preto/MG e do Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR. Só para citar dois patrimônios mundiais da humanidade em solo brasileiro.

4 – Expansão da visão de mundo

turista
Conhecer outras culturas é uma das experiências mais interessantes proporcionadas pelo ato de viajar.
OK, que tal agora mudarmos a perspectiva e falarmos da atividade turística do viés do turista? Afinal, a data refere-se ao próprio. O chamado “turistar” proporciona experiências únicas e marcantes, a partir do contato do turista com outras culturas. Afinal, estar em outra cidade, mesmo que no mesmo país, vivenciando os costumes locais, contribui para expandir a visão de mundo do indivíduo. Por exemplo, alguém que mora no nordeste brasileiro e visita, pela primeira vez, o sul do país no inverno, pode se assustar com o frio da região. Mas também terá a oportunidade de provas caldos quentes perfeitos para aquecer o corpo ante as temperaturas mais baixas. Ou como seria possível entender e conhecer mais sobre os costumes indígenas sem nunca ter visitado uma tribo localizada na Amazônia?

Leia também: A riqueza relevada pelo turismo em terras indígenas

5 – Viajar é combustível para a vida

Quem já sentiu a alegria de estar em algum lugar, pela primeira vez, com o qual já se sonhou e desejou fortemente, sabe: planejar viagens ao longo da vida é uma viagem sem volta. Fora o trocadilho sem graça, a verdade é que uma viagem é capaz de trazer a motivação necessária para enfrentar os dias de trabalho e estudos, economizar o dinheiro da balada do fim de semana para poder passar um dia a mais no destino turístico almejado. Há muitas pessoas, talvez assim como você, dispostas a fazer pequenos sacrifícios em nome daquela viagem de férias.

E sendo dessa tribo dos turistas, você sabe o quanto é gratificante. E, agora, mais do que isso, sabe que o seu passeio é importante para toda a cadeia produtiva do setor turístico, todas as pessoas que dependem de você para ganhar a vida. Sim, nós também fazemos parte desse grupo. Então, querido viajante, desejamos que você viaje muito, realizando seus sonhos pessoais e contribuindo com esse ciclo econômico tão importante para todo o mundo.

Feliz Dia do Turista!

Você também pode se interessar por