Blog

11 aplicativos úteis para quem ama viajar

Viajar nunca foi tão fácil, do ponto de vista tecnológico. A cada ano, são lançados no mercado novos aplicativos voltados para o turismo e viagens, com inúmeras funcionalidades. Com essas ferramentas, tarefas como organizar o roteiro, reservar a hospedagem e comprar passagens, guardar documentos, verificar rotas e tempo de percurso são realizadas com apenas alguns cliques.

Fizemos uma lista com diversas dicas para você, viajante! Independente do destino, do objetivo da viagem ou do tempo de permanência, ter essas ferramentas ao alcance das mãos pode fazer toda a diferença.

Leia também: Conheça 4 aplicativos para ajudar no dia a dia

Rodoviariaonline

Que tal todas as funcionalidades de pesquisa e facilidades do portal Rodoviariaonline acessíveis na ponta dos dedos? Não poderíamos começar a lista sem falar do aplicativo da “Rodô”, como somos carinhosamente chamados por nossos usuários. Nele, é possível buscar opções de passagens para mais de 5 mil destinos, ofertadas pelas mais quase 150 viações parceiras. Aproveite as facilidades da compra segura e também do pagamento, que pode ser parcelado em até 12x. O app está disponível para Android.

Trip It

Que tal um app onde você consegue reunir todas as informações relevantes para sua viagem? O Trip It oferece inúmeras funcionalidades e tem a vantagem de poder concentrar os dados num único lugar. Então, basta você incluir a data da viagem e destino para poder ir organizando as reservas de hospedagem e fazer todo o roteiro da viagem. Você também pode incluir anotações. A versão paga é muito útil para quem realiza viagens periodicamente, bem como para o exterior. O app está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Google Maps

aplicativo

O Maps é um grande companheiro quando o assunto é se deslocar, não apenas na estrada, mas também dentro da cidade. O aplicativo calcula o tempo das rotas e também funciona como guia urbano quando a opção é usar o transporte público, inclusive para fazer baldeações. Ou quando se opta por caminhar até um destino, ter o app aberto guiando os passos, literalmente, gera segurança e a certeza de que vai saber como retornar. O Google Maps também torna a viagem mais prática, pois permite pesquisar restaurantes, lojas, farmácias etc mais próximas da sua localização, bem como apresenta avaliações de outras pessoas que já estiveram lá. Sem contar que pode baixar os mapas offline e usá-los mesmo quando não tiver acesso a internet.

Pack Point

O Pack Point é um aplicativo desenvolvido pelo Trip It e é extremamente útil e funcional para quem vai viajar. Sabe aquela dúvida sobre o que colocar na mala, o tipo de roupa, quantidade, itens indispensáveis etc.? O app te ajuda a definir tudo isso. Basta incluir informações como destino da viagem, data, tempo de estadia, motivo da viagem (negócios ou lazer) e tipos de atividades que ele monta o seu check list. E, claro, você pode personalizar a lista com os objetivos/roupas que ficaram de fora. Super prático!

aplicativo

Booking

No Booking, é possível pesquisar mais de 27 milhões de opções de hospedagem entre hotéis, pousadas e casas de temporada. E você pode filtrar a pesquisa da forma como mais lhe convém. Por exemplo, por preço, localização ou nota de avaliação. A política de reserva também é eficiente e há ofertas diárias para todos os bolsos. Depois da acomodação reservada, é possível entrar em contato com o anfitrião, checar informações de check-in e check-out, com serviços disponíveis 24 horas, em mais de 40 idiomas.

Airbnb

Nesse mesmo patamar de confiabilidade e eficiência do Booking, encontra-se o Airbnb. Oferece milhões de opções de hospedagens ao redor do mundo, sendo que o viajante pode optar por casa/apartamento inteiro ou apenas um quarto. As buscas são filtradas por preço, tipos de propriedade, localização, número de quartos, se aceita pet e outras comodidades. O pagamento da reserva e o contato com o anfitrião é feito exclusivamente pelo app e, em alguns casos, tudo de forma digital, sem o contato pessoal. Além das reservas de hospedagem, o Airbnb também oferece listas de atividades e passeios inesquecíveis, seja uma aula de dança ou de preparo de drinques, há opções que tornam a experiência da viagem ainda mais interessante.

aplicativo

Uber/Uber Eats

Ter um aplicativo de mobilidade seguro é muito importante em viagens. Imagine a situação de chegar à rodoviária de uma cidade que está visitando pela primeira vez e não saber chegar à hospedagem, muito menos saber se é perto ou longe ou quanto vai gastar na corrida? Com a Uber, você calcula o tempo de viagem, além de saber quanto vai gastar exatamente no trajeto. E nem precisa se preocupar com dinheiro, podendo pagar direto no cartão de crédito. Sim, sabemos que há vários outros apps e que você pode usar o que acha melhor. Mas a Uber é maior entre as opções e está presente em 10.000 cidades ao redor do mundo.

E além do app de mobilidade, a empresa oferece o serviço de delivery. Uma boa opção quando a escolha é jantar na hospedagem depois de um dia intenso de passeios.

Vegan Maps

As pessoas que optam por uma alimentação vegetariana, ou ainda vegana, encontram algumas dificuldades para encontrar um local que ofereça alimentação adequada ao seu estilo de vida, quando viajam. O Vegan Maps foi pensado justamente para atender a essa comunidade. É o único app que trabalha exclusivamente conectando veganos a estabelecimentos que vendem comida natural, 100% a base de plantas. Além disso, os usuários podem sugerir e recomendar outros locais que conheceram em viagens, agregando mais anúncios ao aplicativo.

TravelSpend

Esse aplicativo de viagem é indispensável para organizar e acompanhar os gastos durante a estadia. A ferramenta também ajuda o viajante a monitorar seus gastos e manter-se dentro do orçamento pré-fixado. É perfeito também para dividir as despesas de um grupo que viaja juntos. Basta adicionar familiares ou amigos à viagem no aplicativo e todos acompanharem os gastos por lá. Assim, os dados são sincronizados e o app fornece um balanço de quem pagou o que e quem deve dinheiro a quem. Para viagens internacionais, o TravelSpend também ajuda na conversão de moedas, já que todas as despesas adicionadas serão convertidas para a moeda de origem.

Worldpackers

Essa dica é para quem é aventureiro, ama viajar e viver experiências construtivas, fora do padrão, imerso na cultural local. O Worldpackers é uma comunidade que conecta pessoas dispostas a pagar suas acomodações com suas habilidades, tempo e trabalho. Presente em cerca de 130 países, pelo app é possível morar em outro país e bancar a hospedagem trabalhando em hostels, projetos sociais, ecovilas ou ONGs, seja a sua viagem de férias ou intercâmbio. É perfeito para os jovens que querem expandir seus horizontes com experiências enriquecedoras, capazes de impactar no rumo da sua vida.

Wikiloc

E falando em aventura, o Wikiloc é uma ferramenta e tanto para quem gosta de ecoturismo. Nele, é possível descobrir trilhas ao redor do mundo, seja para caminhada, corrida, bicicleta, caiaque, esqui, etc. O app oferece a opção de download de mapas topográficos que podem ser acessados off-line, perfeito para quem está subindo uma montanha em algum local mais afastado, sem acesso a internet. A versão gratuita possibilita gravar as rotas, adicionar pontos de passagem e arquivar fotos do trajeto dentro do app.

Google Photos ou iCloud

E para correr o risco de perder os registros fotográficos da viagem por conta de um celular furtado ou quebrado durante a viagem, não esqueça de ativar o sistema de armazenamento da nuvem e certificar-se que está funcionando. Não há nada pior do que perder parte das lembranças daquela viagem dos sonhos, não é mesmo? Um bom viajante é, também, prevenido.

Apps de entretenimento também podem e devem ser usados na viagem, principalmente durante os deslocamentos. Afinal, as horas gastas dentro do ônibus podem ser úteis para assistir filmes ou episódios da sua série preferida. Ou então para curtir o álbum novo daquela banda que você tanto gosta.

Gostou das dicas? Compartilhe esse post com os amigos e já comece a organizar a próxima viagem para depois da pandemia, usando a tecnologia como sua aliada.

Você também pode se interessar por