Blog

Descubra o que fazer em Arraial do Cabo para aproveitar ao máximo

Você sabe o que fazer em Arraial do Cabo? Carinhosamente apelidada de “Caribe brasileiro”, devido à estonteante beleza natural, a cidade fluminense tem praias paradisíacas, trilhas para fazer a pé ou de jipe, mirantes, passeios de barco e outras atrações para um fim de semana incrível.

Não é à toa que o local é muito procurado por turistas de diversas partes do Brasil, principalmente em busca dos pontos de mergulho privilegiados, com águas cristalinas e uma rica vida marinha. Por isso, continue a leitura e conheça um pouco das belezas de Arraial do Cabo!

Conheça as belezas subaquáticas

Arraial do Cabo é um dos paraísos dos mergulhadores brasileiros. Com mais de 200 pontos de mergulho, alguns entre os melhores da Região Sudeste, a vida marinha é muito rica e inclui uma grande diversidade de tartarugas, peixes, cavalos-marinhos e arraias, corais coloridos e até embarcações naufragadas.

Além disso, a visibilidade da água é muito boa, o que garantiu ao local o título de capital brasileira de mergulho. E o melhor: você não precisa ser profissional. Qualquer um que tenha vontade de praticar a atividade pode mergulhar, mesmo que ainda não tenha feito um curso preparatório.

Nesse caso, é possível fazer o “mergulho de batismo”. Os pontos têm profundidade média de 12 a 18 metros, e as condições são boas em todas as épocas do ano, mas prepare-se para se aventurar em águas bastante geladas.

Aproveite os passeios de barco

Para chegar aos pontos de mergulho, você precisará ir de barco. No entanto, mesmo que não seja esse o seu objetivo, vale a pena contratar os passeios mais longos, com cerca de 4 horas. Durante o trajeto, os turistas param um pouco na Praia do Forno e nas Prainhas do Pontal do Atalaia.

Os barcos também levam à Ilha do Farol, um espetáculo à parte. A praia fica dentro de uma área de proteção marinha e tem belezas naturais de tirar o fôlego. O local é controlado pela marinha, por isso, o acesso é limitado: cada embarcação pode ficar apenas 50 minutos, e a entrada é paga.

Os passeios partem da Praia dos Anjos, na Marina dos Pescadores, e rendem belos cliques. Ah, você pode aproveitar a proximidade e visitar o Museu Oceanográfico, que fica ao lado do ponto de partida. Ele foi criado em 1982 e tem um acervo muito significativo, com destaque para o esqueleto de 6 metros de uma baleia orca.

Encare as trilhas

Arraial do Cabo é cheia de trilhas para quem gosta de ter um contato mais próximo com a natureza. Você pode ir a pé, dependendo do nível de dificuldade, ou realizar o trajeto de jipe.

As trilhas levam a praias que não estão nos itinerários dos passeios de barco. Por isso, permitem um tour mais completo pela cidade. Porém, o grande atrativo são os mirantes, que fazem valer o esforço de qualquer caminhada e compõem um roteiro de viagem perfeito.

Dois dos mais espetaculares são o Mirante do Pôr do Sol, no Pontal do Atalaia, e o Mirante da Praia do Forno. Esse último proporciona uma visão tão incrível que vale a pena registrar o momento e tirar muitas fotos. Para completar o circuito, a dica é fazer a Trilha do Farol Velho, na Ilha do Farol.

Como dito, você precisa de uma permissão da marinha para acessar o local e de um agendamento com antecedência, com partida do Museu Oceanográfico. A trilha é paga e guiada e, além de garantir uma visão panorâmica de Arraial do Cabo, é uma verdadeira aula de educação ambiental.

Curta as praias

Não dá para pensar sobre o que fazer em Arraial do Cabo e não recomendar as muitas praias. Afinal, a cidade litorânea tem algumas das mais belas do estado do Rio de Janeiro, com águas de um azul cristalino e areia branca.

As mais procuradas e que você provavelmente conhecerá nos passeios de barco são a Praia do Forno, com acesso também pelas trilhas e bastante movimento; as Prainhas do Pontal do Atalaia, com sua escadaria que é um cartão-postal da cidade; e a Praia Brava, mais deserta e com ondas.

Se você gosta de agito e de uma boa infraestrutura de quiosques, as mais urbanas são ideais, como a Prainha e a Praia Grande, essa última com diversas opções de restaurantes típicos para uma refeição à beira-mar. Uma dica é alugar um caiaque para passear pelo mar ao lado de peixes e tartarugas.

Visite a Gruta Azul

O passeio de barco que leva à Praia do Farol também reserva ao turista a experiência única de passar pela Gruta Azul, em um dos percursos mais bonitos entre Arraial do Cabo e Cabo Frio. Todo o trajeto é belíssimo e, se der sorte, o turista pode avistar golfinhos e até mesmo baleias orcas.

Durante o passeio, as ondas batendo com força nos rochedos e o reflexo do sol nas águas que mudam a tonalidade dos paredões de pedra são de encher os olhos. Também é nesse percurso que há a famosa fenda formada pela queda de um meteorito, onde se encontra a imagem de Nossa Senhora.

Passe em Cabo Frio e Búzios

Arraial do Cabo faz parte da Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, assim como Cabo Frio e Búzios. Essas três cidades fluminenses são bastante próximas, então, dá para esticar o roteiro sem prejudicar o planejamento da sua viagem.

Em Cabo Frio, o destaque está nas dunas branquíssimas e nas praias mais badaladas, com ótima infraestrutura de quiosques e um movimentado centro comercial. Já na cosmopolita Búzios, o charme está na arquitetura sofisticada, nas pousadas-boutique e na vida noturna agitada.

Agora que você sabe o que fazer em Arraial do Cabo, temos uma última dica: a viagem de ônibus até a cidade é muito vantajosa, pois o local é de fácil acesso partindo dos estados próximos. Essa opção é a mais segura, barata e confortável para a família. Ah, e o trajeto é repleto de paisagens lindíssimas.

Veja aqui opções de aluguel de casas em Arraial do Cabo e economize em sua estadia.

Já começou a programar os passeios? Então, aproveite e leia também nosso passo a passo para fazer um roteiro de viagem incrível! Até lá!

Você também pode se interessar por