Blog

Férias em Agosto – 3 destinos de frente pro mar

E para fechar a série de artigos com sugestões de viagens para os que estão em férias no mês de agosto, não podemos deixar de falar daquelas que são muito procuradas para atividades de lazer: as praias. O Brasil tem um litoral extenso, com mais de 7 mil km banhados pelo Oceano Atlântico. Por isso há belas praias espalhadas por toda a costa.

Não dá para falar do litoral brasileiro sem falar do local que é conhecido mundo afora: Fernando de Noronha. O arquipélago de 17 km² fica a 545 km de Recife e a 360 km de Natal, as opções de transporte são barco ou avião, sendo a segunda opção a mais procurada por ser mais rápida, porém não é a mais barata. O acesso à Noronha é controlado, para que o turismo não comprometa a preservação do local. O clima em Noronha é estável, a temperatura mantém-se na casa dos 28 graus durante o ano todo. O que muda é a quantidade de chuvas. De agosto a fevereiro é o período de seca, perfeito para a prática do mergulho, onde a água fica ainda mais cristalina e a visibilidade no fundo do mar pode chegar a 50 metros. Pense na vida marinha abundante que você vai conhecer em um mergulho em Noronha! Porém se você é da tribo dos surfistas e está em busca da onda perfeito, melhor deixar para visitar o arquipélago entre março e julho, onde as chuvas são mais abundantes e favorecem a prática do surfe. Independente do seu objetivo, não esqueça de levar na mala calçados confortáveis e muito protetor solar, pois as caminhadas certamente farão parte do seu roteiro. Para saber mais sobre Noronha e planejar melhor sua viagem, indicamos o guia do site Melhores Destinos, completo e muito útil!

Fernando de Noronha e suas águas azuis claras. (Foto: Wikipedia)
Outro destino que une aventura, mar de águas cristalinas e pouca chuva é Armação de Búzios, ou apenas Búzios, município da Microrregião dos Lagos, no litoral fluminense. Apesar de ser pequeno, o balneário é banhado por 23 praias diferentes, umas com ondas maiores, outras de águas calmas, porém todas mantém a beleza como ponto em comum e oferecem muitas atividades ligadas ao mar. Nas praias da Ferradura e Tartaruga, por exemplo, caiaques, banana boat, pranchas de stand up paddle podem ser alugados para a diversão na água. Para quem é fã de wind e kitesurf, a dica é ir às praias de Manguinho e Rasa, onde bons ventos tornam a atividade possível. À noite, a Rua das Pedras atrai os turistas que buscam bons restaurantes e comércio de souvenirs. Certamente você vai adorar Búzios!

Armação de Búzios é privilegiada e faz sol quase o ano todo. (Foto: Wikipedia)
Mas se o seu objetivo principal é sombra, água fresca e, claro, um visual paradisíaco, a melhor escolha para as férias de agosto será Jericoacoara. A vila, localizada a 300km da capital Fortaleza-CE, atrai visitantes que buscam em sua estrutura rústica o ambiente perfeito para curtir a simplicidade e o sossego. A querida Jeri, como também é chamada pelos mais íntimos, é destino certo para os que amam velejar, os ventos de lá são considerados os melhores para a prática de wind e kitesurf. O que mais encanta é que há 25 anos Jericoacoara era apenas uma pacata vila de pescadores. Em meados dos anos 80, uma lei federal declarou o município área de proteção ambiental e em 2002 recebeu o status de Parque Nacional. Desde então, muitos empresários partiram para Jeri para ajudar no seu desenvolvimento turístico, porém colocando em primeiro lugar o compromisso de manter a simplicidade e a preservação de Jeri.

Descanso no mar em Jericoacoara. (Foto: istock photo)
Gostou das sugestões litorâneas de agosto? Então compre já suas passagens de ônibus pelo Portal Rodoviarionline e aventure-se conhecendo as belezas das praias brasileiras!

(Por Renata Sklaski)