Pensando no seu próximo destino? Temos uma dica: considere fugir um pouco das rotas mais convencionais. O Cerrado brasileiro, por exemplo, não é tão procurado para o turismo. Por isso, o passeio é mais reservado: ideal para quem quer descanso e tranquilidade. Então, que tal viajar para Tocantins?
O estado é um recanto da natureza, conta com comunidades indígenas importantes, carrega uma forte carga cultural local e, ainda, é berço de um dos parques naturais mais bonitos do Brasil: o Jalapão. Leia este texto e descubra um pouco mais sobre as terras tocantinenses!
O que fazer no Tocantins?
Viajar para Tocantins é conhecer um lugar com títulos impressionantes. Olha só alguns deles:
- a mais rica savana em biodiversidade (o Cerrado);
- a maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira (Tocantins-Araguaia);
- o terceiro maior arquipélago fluvial do mundo (Tropeço);
- uma das comunidades quilombolas mais preservadas do país (Mumbuca).
Não é difícil para um turista ficar encantado com o local. Veja, abaixo, os principais atrativos do estado.
Rios Tocantins e Araguaia
Juntos, os rios Tocantins e Araguaia formam a maior bacia fluvial localizada exclusivamente em território brasileiro. A região hidrográfica abrange seis estados e corresponde a mais de 10% da área do país.
Em relação ao turismo, o local chama atenção dos interessados em pesca esportiva, ecoturismo e praias de água doce. Além disso, a presença dos rios na região de transição entre os biomas Amazônia e Cerrado contribuem para um ecossistema de extrema biodiversidade.
Cânion Encantado
Localizado no município de Almas, no circuito das Serras Gerais, o Cânion Encantado não recebe esse nome em vão. O vale é cheio de trilhas aquáticas, paredões rochosos, piscinas naturais e cachoeiras exuberantes.
Entre elas, há quatro quedas d’água com mais de 70 m de altura que formam um lago em sua base, com uma praia ao redor e um córrego que flui para a vegetação. A beleza do local é de tirar o fôlego!
Arquipélago de Tropeço
Em se tratando de riqueza hidrográfica, você já viu que Tocantins não deixa a desejar, certo? Um dos pontos de destaque é o Arquipélago do Tropeço — o terceiro maior conjunto de ilhas fluviais do mundo. São mais de 360 ilhotas banhadas pelo Rio Tocantins.
As águas variam de um azul cristalino até um tom de prateado que deixa a paisagem com um aspecto mágico. Além de apreciar uma beleza única, o turista pode aproveitar o local para praticar esportes de aventura e pesca esportiva.
Parque Estadual do Jalapão
É simplesmente impossível viajar para Tocantins e não conhecer o Parque Estadual do Jalapão. Você certamente já viu algumas imagens das dunas douradas a perder de vista. Apesar de ainda ser um destino muito tranquilo, o local tem chamado cada vez mais a atenção do turista brasileiro.
O Parque engloba diversos municípios em seus mais de 34 mil km², e é considerado uma das maiores regiões com vegetação nativa no Brasil. Entre as principais atrações estão os passeios em jipes pelas dunas, as cachoeiras da Velha e do Formiga, a Prainha do Rio Novo e diversos fervedouros.
Forte cultura local
Além de todas essas belezas naturais, viajar para Tocantins também é sinônimo de ter contato com uma riqueza cultural sem tamanho. Principalmente na capital, Palmas, a história do Brasil e, em especial, do Ciclo do Ouro é preservada com o folclore, o artesanato e as festas populares.
As construções históricas permitem uma verdadeira imersão na história brasileira: reserve um espaço no seu roteiro de viagem para conhecer as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na capital.
Ah, também não deixe de visitar a Mumbuca, a caminho do município de São Félix do Tocantins. De origem quilombola, a comunidade se destaca pela produção artesanal com capim-dourado, uma matéria-prima da região. Se puder, tente ir na época da Festa da Colheita do material — é um dos maiores festejos locais.
Quais são as cidades mais procuradas do Tocantins?
E aí, já está com vontade de viajar para Tocantins? O estado tem mesmo muita coisa incrível para conhecer. Por isso, vale a pena aproveitar a oportunidade para incluir várias cidades no roteiro. Veja quais são as mais procuradas:
- Almas: é uma cidade histórica que fica no berço da Serra. Não deixe de conhecer a Cidade das Pedras com suas formações rochosas belíssimas!
- Aurora: com cara de vila, a pequena cidadezinha repleta de cavernas, grutas, cachoeiras e montanhas encanta o turista;
- Cantão: é o local de transição entre o Cerrado e o ecossistema amazônico. Além de uma fauna extremamente rica, conta com mais de 500 espécies de aves, que atraem os observadores;
- Ilha do Bananal: a maior ilha fluvial do mundo tem mais de 2 milhões de hectares! O santuário ecológico é cheio de lagos, igapós e rios, além de abrigar o Parque Indígena do Araguaia, administrado pela Funai;
- Lajeado: rodeada pelos morros do Leão e do Segredo, a cidade tem uma das mais belas paisagens do Tocantins, e você pode contemplar e fotografar lá do Mirante da Serra do Lajeado;
- Palmas: a capital do estado também é muito procurada para turismo. Aproveite as muitas atrações culturais, parques, áreas de camping e a ponte Fernando Henrique Cardoso — um cartão-postal brasileiro;
- Taquaraçu: para quem gosta de aventuras, os atrativos da cidade são as cachoeiras altas, a prática de rapel, a tirolesa Voo do Pontal e as inúmeras trilhas.
Quanto custa viajar para Tocantins?
A Região Norte do país, como ainda não recebe um fluxo de turistas tão grande quanto as outras, costuma ter um custo de viagem relativamente mais em conta. A exceção fica para o Jalapão, já que o passeio completo contratado em agências pode ficar mais caro.
No entanto, precisamos lembrar que esses pacotes incluem todas as despesas grandes do turista e, em alguns casos, a agência insere alguns atrativos extras sem custo adicional. Ah, uma dica interessante é contratar os pacotes em grupos, pois ficam mais baratos à medida que o número de visitantes aumenta.
É possível ir de ônibus?
Agora, se quer economizar um pouco para poder visitar o Jalapão com tudo a que você tem direito, uma excelente saída é ir de ônibus, em vez de avião ou carro. Apesar de parecer um pouco longe partindo do Sul ou do Sudeste, por exemplo, as vias rodoviárias para Tocantins são bem tranquilas.
Além disso, você ganha em segurança, conforto e ainda tem um plus no roteiro, pois a vista no entorno do estado é lindíssima. Sem contar o ótimo custo-benefício na compra das passagens. Por isso, vale a pena viajar para Tocantins de ônibus e conhecer todas as belezas naturais e culturais do local.
Que tal começar a planejar sua viagem para o Cerrado hoje mesmo? Entre no site da Rodoviariaonline e busque as melhores rotas!