Blog

9 destinos brasileiros sustentáveis

Há muito que se conhecer do Brasil fora do eixo turístico mais famoso. Principalmente se você é da turma aventureira, que gosta de estar entre a natureza e prestigiar destinos turísticos sustentáveis. Ou seja, cidades que realizem projetos inovadores e eficazes voltados ao turismo sustentável, que podem servir como inspiração para que outros municípios adotem práticas similares.

Mas, afinal, o que é turismo sustentável?

O termo tem como base os princípios da sustentabilidade, que visa equilibrar os aspectos ambientais, econômicos e socioculturais do desenvolvimento do turismo em determinada localidade.

Trocando em miúdos, o objetivo do turismo sustentável, de acordo com a OMT – Organização Mundial do Turismo – é:

1 – Aproveitar da melhor forma os recursos ambientais que constituem um elemento chave no desenvolvimento do turismo, mantendo processos ecológicos essenciais e ajudando a conservar o património natural e a biodiversidade;

2 – Respeitar a autenticidade sociocultural das comunidades anfitriãs, preservando sua herança cultural viva e construída e seus valores tradicionais, e contribuindo para a compreensão e tolerância intercultural.

3 – Garantir operações econômicas viáveis ​​de longo prazo, fornecendo benefícios socioeconômicos a todas as partes interessadas que sejam distribuídas de forma justa, incluindo empregos estáveis ​​e oportunidades de geração de renda e serviços sociais para as comunidades anfitriãs, e contribuindo para o alívio da pobreza.

E, claro, causar no turista um impacto positivo, despertando nele a consciência do quão importante é sua participação nesse modelo, para que ele seja bem-sucedido.

Os 100 principais destinos sustentáveis do mundo

Há sete anos, a organização sem fins lucrativos Green Destinations promove uma competição mundial para escolher 100 destinos que se destacam com práticas de turismo sustentável, a cada ano. Chamada de Sustainable Top 100, a competição usa como critério 30 tópicos de boas práticas de sustentabilidade para a indicação dos destaques. Em 2020, entre os cem eleitos, nove destinos estão em solo brasileiro. Confira abaixo:

Canguçu (RS)

Conhecida como a Capital Nacional da Agricultura Familiar, o município gaúcho, localizado na Serra dos Tapes, a 274 quilômetros de Porto Alegre, ganhou notoriedade pelo projeto Escola do Campo. Dos 56 mil habitantes de Canguçu, 63% moram em área rural, entre as mais de 14 mil propriedades rurais da região. Dentro da base curricular das escolas locais, fora incluídas matérias complementares, para fortalecer a comunidade por intermédio do conhecimento. Como, por exemplo, uso consciente dos recursos naturais, gestão de resíduos empreendedorismo e turismo rural.

Rolante (RS)

turismo sustentável
Diversas cachoeiras atraem aventureiros a cidade de Rolante. (Foto: Secretaria de Turismo de Rolante)

Com apenas 21 mil habitantes, Rolante é conhecida como a Capital Nacional da Cuca, graças a forte influência dos colonizadores alemães em sua cultura e gastronomia, algo que permanece até os dias atuais. A simpática cidadezinha gaúcha do Vale do Paranhana oferece inúmeros atrativos para os adeptos do turismo de aventura. Montanhas, rios e cachoeiras proporcionam passeios entre a Mata Atlântica abundante da região. Recentemente, as autoridades locais passaram a desenvolver um programa de incentivo ao cicloturismo como alternativa para fortalecer o turismo sustentável na região.

Forquilhinha (SC)

A cidade catarinense, que expressa em seus costumes, gastronomia e arquitetura a tradição germânica de sua colonização, investe fortemente em programas de separação de lixo e reciclagem de resíduos, formando um verdadeiro exército de coletores de materiais recicláveis para a cidade. Através dessa ação e do fortalecimento das atividades culturais da cidade, Forquilhinha ganhou destaque na competição da Green Destinations.

Gaspar (SC)

Assim que percebeu o crescimento de visitantes que buscavam as áreas mais rurais do município, a cidade catarinense de Gaspar – conhecida como Coração do Vale (do Itajaí) – passou a investir em infraestrutura sustentável para atender a demanda turística. Há opções de lazer para todas as idades, desde as piscinas e tobogãs dos parques aquáticos da cidade até a prática de parapente. Na cidade, prédios históricos seguem em bom estado de conservação, como a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, construída em estilo gótico, o cartão postal da cidade.

Rio Negrinho (SC)

Desde 2017, Rio Negrinho é signatária dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Ao lado de 4 municípios vizinhos, articula parcerias entre os setores público e privado para desenvolver as rotas turísticas da região. Entre elas, destaque para o passeio “Trem da Serra do Mar”, realizado na locomotiva a vapor Maria Fumaça que corta a Mata Atlântica pelas estradas de ferro da região, e ao Circuito das Araucárias de Cicloturismo.

Schroeder (SC)

turismo sustentável
O turismo de aventura é um dos pilares econômicos de Schroeder. (Foto: Prefeitura de Schroeder)
A natureza foi generosa com a pequena cidade catarinense, de colonização germânica: 65% do seu território é de preservação ecológica. A partir daí, um grande desafio: como desenvolver-se, preservando o bioma com práticas que estejam de acordo com o turismo sustentável? Por meio de parcerias com entidades públicas e privadas e programas de consciência da população local sobre a importância da preservação ambiental, sobretudo para o desenvolvimento turístico da cidade. Entre as principais atrações da cidade com nome alemão, está o Vale do Rio Bracinho, frequentado por praticantes de trekking, mountain bike, rapel, acqua-ride, boia-cross e canoagem. Há trilhas que sobem o Arroio do Macaco e passam por cinco cachoeiras, sendo a maior delas a Cachoeira do Macaco, com uma queda de 40 metros.

Parnamirim (RN)

Saindo do sul direto para o nordeste do país. Famosa pelas belas praias, como Pirangi do Norte e a Praia do Cotovelo, Parnamirim ganhou relevância por outro motivo: a construção do Centro Cultural Trampolim da Vitória, ocupando o espaço do antigo aeroporto Augusto Severo. Inaugurado e fevereiro de 2020, o espaço que visa resgatar a participação do Rio Grande do Norte na Segunda Guerra Mundial conta com pavilhão de exposições, mostras temáticas e exposição de aviões usados na época do conflito mundial.

São Miguel do Gostoso (RN)

Também em terra potiguar, está o município conhecido como “esquina do mundo”. As praias paradisíacas de águas mornas do litoral norte do estado atraem praticantes de windsurfe e kitesurfe do mundo todo. O lugarejo almeja voos ousados: planeja ser o destino turístico mais sustentável do nordeste brasileiro. Desde o início de 2019, cria políticas públicas que viabilizem o objetivo de incluir as comunidades locais no plano de desenvolvimento sustentável da região.

Tibau do Sul (RN)

turismo sustentável
O Santuário Ecológico da Pipa impede a exploração imobiliária na região e preserva a Mata Atlântica. (Foto: pipa.com.br)
É em Tibau do Sul que fica localizada a famosa Praia da Pipa. O município ganhou relevância no mote do turismo sustentável pelo Santuário Ecológico da Pipa – um espaço de conservação ambiental, sobretudo de proteção contra a exploração ilegal de madeira e também do abuso imobiliário. A partir do trabalho desenvolvido, foi possível mostrar que turismo e meio ambiente podem conviver economicamente e socialmente sem conflitos.

Conheça aqui todas as cidades do mundo campeãs da edição 2020 da Sustainable Top 100.

Vai viajar de ônibus? Compre já suas passagens de forma segura e rápida pelo Portal Rodoviariaonline.

 

Você também pode se interessar por