Blog

Férias em Agosto – 8 destinos para curtir a natureza

O mês de agosto não é um dos mais badalados do ponto de vista turístico. É o mês em que a maioria das pessoas estão, inclusive, retornando das férias de julho, prontas para enfrentar o segundo semestre de estudos e trabalho.

Mas essa realidade não é igual para todo mundo, é claro. Se o mês escolhido para suas férias foi o ‘mês do cachorro louco’, comemore! Há muitos bons destinos para se visitar em agosto, quando o clima favorece as caminhadas. E você paga menos em acomodações e passeios, já que se trata de um mês de baixa temporada.

Nesse artigo, selecionamos alguns destinos TOPs para quem quer curtir as férias em agosto em meio à natureza. Se essa é sua ideia, confira abaixo as opções!

1. Chapada dos Veadeiros – GO

férias em agosto

Localizada no Estados de Goiás, encravada no cerrado brasileiro, está uma das maiores riquezas naturais do Brasil. A Chapada dos Veadeiros encanta com suas paisagens de tirar o fôlego e suas cachoeiras de águas cristalinas. Agosto faz parte do período de seca da região, onde os acessos às cachoeiras ficam mais fáceis e com menos riscos de trombas d’água.

A Chapada dos Veadeiros abrange 9 municípios goianos: Alto Paraíso, São Jorge, Cavalcante, Campos Belos, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina. Para ajudar, a Chapada fica sobre uma grande placa de cristal de quartzo que, segundo teorias, torna a região brilhante vista do espaço e atrai boas energias. Por isso, o local se tornou o maior destino místico brasileiro!

Os municípios que mais oferecem infraestrutura aos turistas são Alto Paraíso, porta de entrada para a chapada; Cavalcante, que abriga as mais belas cachoeiras da região e São Jorge, que conta com a única entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Apesar de a temperatura durante o dia ficar entre 25 e 30 graus, estamos no inverno e, à noite, a temperatura cai, chegando perto dos 10 graus. Não se esqueça de levar o casaco!

2. Bonito – MS

Visitar Bonito é uma boa escolha em qualquer época do ano! Não à toa a pequena cidade de cerca de 19 mil habitantes, localizada a 300 km de Campo Grande, é considerada um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil.

No período considerado de seca, que vai de agosto a outubro, atividades como mergulho são beneficiadas pelo clima, já que a água fica ainda mais cristalina. Todas as outras atividades, como flutuações em rios, visitas a grutas, trilhas e cachoeiras, acontecem normalmente.

Mas sempre é bom se informar e reservar com antecedência os passeios, já que são feitos por empresas especializadas da região e há limite de pessoas por dia. Roupas de banho, calçados confortáveis e muita disposição para caminhar em trilhas em meio ao mato são indispensáveis para curtir as atrações de Bonito! E se você se animou com isso, já encontrou o destino perfeito para curtir as férias, não é?

3. Cambará do Sul – RS

férias em agosto

Se você está buscando um destino mais ao sul do país, pode optar por Cambará do Sul. Localizado no Rio Grande do Sul, o município fica a apenas 120 km da famosa Gramado. Entre maio e agosto, há menos neblina e a visibilidade da paisagem melhora. E que paisagem!

A região é famosa por abrigar cânions exuberantes, com muralhas que chegam a 900 metros de altura e 7km de extensão, como o Fortaleza (o maior entre eles) e o Itaimbezinho, que fica localizado dentro do Parque Nacional Aparados da Serra.

Os paredões de pedra emolduram muitos rios e ajudam a formar belas cachoeiras, deixando a paisagem mais bonita e o passeio ainda mais inesquecível!

4. Poços de Caldas – MG

Para quem deseja ficar de pernas para o ar durante o período de férias, esse é um dos melhores destinos. Poços de Caldas é o local ideal para quem quer descansar. Os banhos de imersão são a opção mais convidativa do lugar. Suas águas com propriedades alcalinas, radioativas e termais garantem amplo relaxamento.

Também é possível fazer passeios ao percorrer as cachoeiras e fontes espalhadas pela região. Durante o segundo semestre, os passeios naturais podem, ainda, ser mesclados a atividades culturais com o clima boêmio típico da cidade. Quitutes tradicionais podem ser saboreados e você pode adquirir os artesanatos típicos nas feirinhas que acontecem aos domingos.

Quem quer agito com esportes radicais também pode contar com atividades como o trekking, as trilhas, rampa de decolagem e o voo livre na Serra de São Domingos.

5. Lençóis Maranhenses – MA

férias em agosto

Se você quer fugir um pouco do frio, os Lençóis Maranhenses podem ser a sua melhor opção. O destino é bastante popular no país, mas agosto é um período de baixa temporada. Ou seja, não será preciso pagar tão caro para conhecer esse paraíso.

Para quem quer curtir as lagoas naturais presentes no local, agosto é uma das melhores épocas. Afinal, é quando elas estão cheias.

E fique tranquilo: nesse período, as fortes chuvas já passaram. O auge da beleza nessa época é justamente no comecinho de agosto. Aproveite para subir e descer as dunas e curtir passeios de barco em Barreirinhas.

6. Jericoacoara – CE

Outra opção de “bom tempo,” mesmo durante o inverno, é Jericoacoara. Quer curtir sol, praia e aquela deliciosa água de coco? Então arrume as malas. Assim como nos Lençóis Maranhenses, as lagoas naturais também estão cheias em Jericoacoara.

Além disso, é um mês favorável para a prática de esportes como o windsurfe, já que agosto é a temporada maior dos ventos.

A grande vantagem é que, no mês de agosto em Jeri (como é carinhosamente chamada pelos turistas) é possível economizar em até R$ 100,00 nos preços das diárias nos hotéis e pousadas em comparação à alta temporada.

7. Caldas Novas – GO

Para quem quer se deliciar nas águas, mas, ao mesmo tempo, deseja curtir o friozinho, nada melhor do que mergulhar em Caldas Novas. No frio de agosto, tem tudo a ver: entrar na piscina e ser envolvido pelas águas termais é uma delícia. Ideal para quem pretende viajar a dois.

O município fica bem mais tranquilo durante esse mês, já que as férias de julho terminaram. Portanto, o aluguel de apartamentos e diárias em pousadas também sai mais em conta. Caldas Novas é um paraíso que agrada a todos os públicos, de crianças a idosos.

8. Trancoso – BA

Para fechar a nossa lista, escolhemos esse destino no litoral sul baiano: o vilarejo de Trancoso, que pertence à badalada Porto Seguro. O destino é paradisíaco e conta com hotéis e pousadas à beira-mar. Para opções mais em conta, basta ficar hospedado na vila e aproveitar os preços da baixa temporada.

Nessa época, as belíssimas praias de Trancoso estão mais tranquilas. E é possível curtir um clima ameno e com sol, mesmo no inverno.

Não faltam opções para curtir a natureza nas suas férias em agosto, não é mesmo? Aproveite os preços de baixa temporada e curta suas férias sem preocupações e com muita diversão!

Curtiu as dicas do nosso post? Então faça já uma pesquisa e encontre as melhores passagens para o seu destino na Rodoviariaonline!

Você também pode se interessar por