Blog

Aventura: 6 cachoeiras incríveis para visitar nas férias

Quem resiste a um belo banho de cachoeira? No verão, então, refrescar-se numa queda d’água é um programa cobiçado. Além de tudo, tem a conotação de limpeza do corpo e da mente, já que as cachoeiras expressam pureza, renovação e a fluidez da vida para algumas vertentes espiritualistas.

E o Brasil é uma exuberância no quesito cachoeiras, alguns roteiros turísticos contemplam inúmeras trilhas ecológicas nas quais o prêmio final é aquele banho nas águas geladas. Se você é fã desse tipo de aventura, sabe muito bem do que estamos falando. Abaixo, elencamos apenas algumas das incríveis cachoeiras que embelezam o território brasileiro e que podem ser o próximo destino escolhido para aproveitar as férias bem perto da natureza.

Leia também: Viaje de ônibus e conheça as principais cavernas brasileiras

Cachoeira Santa Bárbara – Chapada dos Veadeiros (GO)

Certamente, uma das cachoeiras mais lindas do Brasil e a queridinha dos turistas que visitam a Chapada dos Veadeiros. Apesar de não ser tão extensa – não chega a 30 metros de altura – atrai visitantes que querem se banhar nas águas claras e transparentes da piscina natural que a cerca, com 3 metros de profundidade. A cor azulada da água dá um ar caribenho ao local e completa a beleza estonteante da queda d’água.

A beleza das águas cristalinas da Cachoeira Santa Bárbara, na Chapada dos Veadeiros. (Depositphotos)
A cachoeira Santa Bárbara fica dentro do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, Comunidade Engenho II, na cidade de Cavalcante, distante pouco mais de 100 quilômetros de Alto Paraíso. Para visitá-la, é preciso comprar ingresso antecipadamente pela internet, já que a restrição do número de visitantes por dia, para manter a preservação do local.

Por conta da pandemia da covid-19, atualmente o local está fechado para visitação. Mais informações sobre a atração, no site da Comunidade Kalunga. Aliás, há diversas opções de passeios ecológicos no site, com roteiros surpreendentes.

Cachoeira Rei do Prata – Chapada dos Veadeiros (GO)

Não é à toa que a Chapada dos Veadeiros é um dos atrativos de ecoturismo mais famosos, entre os roteiros nacionais. E o Complexo Rei do Prata é um dos mais procurados na cidade de Cavalcante. O trajeto até a cachoeira Rei do Prata – a última do circuito – é de 14 km feitos a pé. Apesar de longa não é difícil e contempla outras 7 cachoeiras de águas transparentes e calmas, com destaque para a Pratinha e Urubu.

Para ter acesso as trilhas, é preciso passar por duas propriedades diferentes e o preço médio de entrada em cada uma é R$ 35,00.

Veja mais: Descubra por que visitar a Chapada dos Veadeiros

Cachoeira da Fumaça – Chapada Diamantina (BA)

Num espetacular paredão de pedra, brota a majestosa queda d’água, com cerca de 380 metros de altura – uma das maiores do Brasil. Localizada no município de Palmeiras, na Bahia, integra a área do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

A Cachoeira da Fumaça recebeu esse nome porque, devido a sua altura, pela força com que a água alcança o poço, formando um visual que remete à fumaça. E, dependendo da incidência do sol, forma-se um lindo arco-íris.

O grande objetivo da trilha até a Fumaça é alcançar o seu topo, possível por meio de uma trilha de 12 km. E, acredite, vale a pena o esforço. O visual é deslumbrante e emocionante. Há diversos mirantes que possibilitam admirar a cachoeira. Nesse passeio, não há como tomar banho nessa cachoeira, mas em outras que circundam a região.

Cachoeira do Buracão – Chapada Diamantina (BA)

Localizada no Parque Natural Municipal do (Rio) Espalhado, ao extremo sul da Chapada Diamantina, no município de Ibicoara, a cachoeira do Buracão é considerada a mais incrível de toda região.

A queda de 85 metros de altura cai num imenso cânion emoldurado por pedras folhadas, que completa o visual de encher os olhos. Diferente das águas claras da cachoeira Santa Bárbara, a do Buracão é de água escura e caudalosa.

O acesso até a cachoeira é de apenas 3 quilômetros, cheio de aventuras, por isso é preciso a companhia de um guia local, que cobra cerca de R$ 120,00 para acompanhar grupos de até 3 pessoas.

Cachoeira Véu da Noiva – Chapa dos Guimarães (MT)

A imponente cachoeira Véu da Noiva é cartão postal do Brasil, conhecida internacionalmente pela sua beleza. Com 86 metros de queda, é o passeio mais procurado por quem visita o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

Formada pelo rio Coxipó, é ladeada por escarpas de arenito, o que torna a paisagem ainda mais incrível. Do mirante perto da administração do parque, a vista da cachoeira é ampla e perfeita para fotos incríveis. Sem dúvida, resume a beleza da Chapada dos Guimarães e toda sua exuberância em riquezas naturais.

cachoeira
Cartão postal da Chapada dos Guimarães, a Cachoeira Véu da Noiva tem 86 metros de altura. (Depositphotos)

Cachoeira da Lagoa Azul – Capitólio (MG)

Engraçado pensar que o lago artificial, criado na década de 1960, para alimentar a Usina Hidrelética de Furnas, tornou-se um dos atrativos turísticos mais importantes da região. E é fácil descobrir o motivo, basta olhar a beleza das formações rochosas por onde passa o lago de Furnas.

E desaguando nele, está a Cachoeira da Lagoa Azul. A piscina de águas cristalinas é perfeita para aquele banho refrescante. Sim, a transparência da água é convidativa, porém a temperatura é congelante.

O acesso até a cachoeira é feito por barco, num passeio que vale a pena pelo cânion, ou então no acesso de uma das pousadas da região, que leva o mesmo nome Lagoa Azul.

Sabemos que há muitas outras cachoeiras espetaculares espalhadas pelo nosso país. E aí, qual é a sua preferida? Compartilhe conosco as suas dicas de passeio. E, na hora de viajar, compre suas passagens pelo Portal Rodoviariaonline de forma prática e segura.

Você também pode se interessar por