Blog

Viaje no café: os maiores produtores brasileiros do grão

 

café
Brasil é maior exportador de café do mundo e o segundo maior consumidor da bebida.
Ah…. o café! Seja quente ou gelado, a bebida é perfeita para acompanhar aquele momento de descontração e aconchego. Pois não é à toa que “uma pausa para o café” revigora e dá energia para vencer as tarefas do dia a dia.

Segundo dados da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café – o Brasil é o maior exportador mundial de café e o segundo maior mercado consumidor do mundo, com um consumo per capita de 4,79 kg (dado de 2020). Assim, não é difícil entender o motivo do cultivo cafeeiro ter sido – e continuar sendo – fundamental para o desenvolvimento econômico do país. Afirmar que o Brasil ganhou novos rumos a partir do café não é exagero.

O avanço da urbanização e a melhoria na infraestrutura nacional, bem como a construção de estradas de ferro, no século XVIII, só foram possíveis graças aos lucros gerados pelas lavouras de café.

Produção Nacional

Há diversas microrregiões espalhadas por quase todo o território nacional destinadas exclusivamente ao cultivo do grão. De acordo com dados da ABIC, Minas Gerais é o maior estado brasileiro produtor de café, responsável por cerca de 50% do consumo nacional e uma das principais fontes de cafés especiais do país. Os cafezais do grão arábico cultivados em solo mineiro dividem-se em 4 regiões: Sul de Minas, Cerrado de Minas, Chapada de Minas e Matas de Minas.

O Espírito Santo é o grande fornecedor de café para o mercado nacional, ocupando a segunda posição no ranking dos maiores estados produtores de grãos. O clima e o relevo da região favorecem o cultivo de dois tipos de grãos: o conilon (robusta), cultivado nas áreas mais quentes, ao norte, e do grão arábica mais ao sul, na região conhecida como Montanhas do Espírito Santo.

Logo em seguida, vem São Paulo, estado que apresenta uma tradição cafeeira de longa data. Sua produção é concentrada no grão tipo arábica, e as regiões produtoras são Mogiana e Centro-oeste paulista, que alternam entre grandes fazendas e pequenos produtores.

Rota do Café Especial

Quem é apaixonado por café e também ama viajar, precisa viver a experiência única de fazer a rota do café especial, no sul de Minas Gerais. A rota compreende 35 quilômetros de percurso entre os municípios de Carmo de Minas e São Lourenço, regiões tradicionalmente cafeeiras. A Unique Cafés, por exemplo, oferece uma verdadeira imersão no universo do café, “do pé até a xícara”.

As vivências contemplam passeios por lavouras premiadas, responsáveis por produzir os melhores cafés do mundo, com um guia explicando toda a cadeia produtiva do grão. Os passeios são feitos em ônibus ou veículos 4X4, que fazem paradas em mirantes ao longo das fazendas, com belíssimas paisagens. E, claro que há degustação de cafés especiais acompanhada de quitutes mineiros.

Aos mais aventureiros, é possível admirar a beleza dos cafezais e das montanhas da serra da Mantiqueira a bordo de um balão. Não é o máximo?

café
O passeio de balão sobrevoa cafezais, fazendas vizinhas e proporciona uma vista única da Serra da Mantiqueira. (Foto: Unique Cafés)
Além dos passeios, a Unique também oferece cursos e treinamentos para barista, gestão de cafeterias e preparo de drinks usando o café.

E para fechar, que tal um banho de terapêutico de café especial? Isso mesmo. São Lourenço é também conhecida por suas estâncias hidrominerais. O banho de imersão dura cerca 20 minutos e é preparado com água sulforosa e café especial. Os benefícios – dizem – são inúmeros, tanto para saúde como para a pele.

No túnel do tempo do café

Próximo da fronteira com Minas Gerais, em Itapira-SP, está localizada a Fazenda Águas Claras. Construída em meados de 1870, o local acolheu inúmeras famílias de imigrantes italianos que chegavam ao país para trabalhar no cultivo de café. A propriedade centenária que se estende por mais de 350 hectares é lar de inúmeras espécies de plantas nativas da Mata Atlântica e do Cerrado. A antiga casa sede da fazenda foi inteiramente revitalizada e reformada, preservando-se sua arquitetura rústica original, e adaptando-a a uma hospedaria estilo colonial.

café
A hospedagem na Águas Claras proporciona uma imersão no universo cafeeiro local. (Foto: Fazenda Águas Claras)
O antigo escritório da fazenda foi reformado para acomodar o Fazenda Café, local propício para a degustação de diferentes cafés produzidos na região, acompanhados de outros produtos orgânicos e rurais locais.

A Fazenda Águas Claras funciona de acordo com o programa Fazenda Ambiental, que visa promover o desenvolvimento sustentável das áreas rurais do país, agregando preservação de patrimônio e meio ambiente à qualidade de vida dos funcionários que lá trabalham e vivem com suas famílias. Além de hospedaria, a propriedade também oferece curso de barista com a oportunidade de acompanhar todas as etapas da produção cafeeira da fazenda.

Se você é um coffee lover de plantão, anote as dicas do Portal Rodoviariaonline e prepare-se para mergulhar no universo saboroso e encantador do café!

Antes de viajar, informe-se no destino sobre os protocolos sanitários adotados durante a pandemia da covid-19.

Você também pode se interessar por