Blog

Passagem para Chapada dos Veadeiros: saiba porquê você deve conhecer esse paraíso

Localizada no estado de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é um Parque Nacional formado por belas paisagens, com rios, cachoeiras, piscinas naturais, desfiladeiros e uma grande biodiversidade. O destino é imperdível, e o primeiro passo para quem quer visitá-lo é comprar a passagem para Chapada dos Veadeiros.

Porém, antes de embarcar no ônibus, você com certeza precisará procurar por mais informações sobre o local, e é por isso que estamos aqui. Reunimos, neste post, todas as informações que precisa para conhecer esse paraíso e aproveitar o passeio. Continue a leitura e confira!

Veja quais são as principais atrações da Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros oferece muitas atrações para os seus visitantes, e a escolha de quais são as melhores depende muito do gosto e do que cada um está procurando para o seu passeio.

Entretanto, há aqueles pontos turísticos imperdíveis e que são consenso entre muitas pessoas, como:

  • Cachoeira Almécegas;
  • Cachoeira do Segredo;
  • Cachoeira Santa Bárbara;
  • Catarata dos Couros;
  • Complexo de Cachoeiras Macaquinho;
  • Jardim de Maytreia;
  • Loquinhas;
  • Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo;
  • Travessia das Sete Quedas;
  • Trilha dos Cânions e Cachoeira das Cariocas;
  • Trilha dos Saltos do Rio Preto e Corredeiras;
  • Vale da Lua.

Descubra quais são os lugares mais visitados

passagem para chapada dos veadeiros

Para facilitar a sua busca, escolhemos duas atrações que são as queridinhas dos viajantes, para que você conheça um pouco mais sobre elas!

Trilha dos Cânions e Cachoeira das Cariocas

A Trilha dos Cânions e Cachoeira das Cariocas tem uma extensão de 12 km, considerando a ida e a volta. Para percorrê-la, é necessário considerar um tempo entre 4 e 6 horas. Apesar de a trilha ser plana, ela tem uma dificuldade moderada, sendo preciso ter um bom preparo para concluí-la.

Para seguir a trilha, basta se guiar pelas setas vermelhas no chão. Mas atenção: em um certo momento do trajeto (mais ou menos 5 km após o início), deve-se escolher um caminho. A opção da esquerda levará à Cachoeira das Cariocas, enquanto o caminho da direita, ao Cânion II. Indicamos que ambas as atrações sejam visitadas.

Trilha dos Saltos do Rio Preto e Corredeiras

No total, a trilha dos saltos tem em torno de 9 km de extensão (ida e volta) e pode ser percorrida seguindo as flechas amarelas. Após 4 km, você chegará ao Mirante do Salto: com 120 metros, é o ponto mais alto da trilha, oferecendo uma vista indescritível da queda d´água.

Não há um caminho que leve até a parte de baixo do mirante. Sendo assim, o banho de rio deve aguardar até a próxima parada, no Salto de 80 metros. No local, o banho é permitido, desde que respeitando a área demarcada permitida — uma vez que locais proibidos não são seguros.

Após os Saltos, é a hora de partir em direção às corredeiras, que estão distantes 40 minutos do Salto de 80 metros. Chegando ao destino, curta mais um banho de rio antes de percorrer o caminho de volta. Uma dica extra sobre esse passeio é que ele apresenta alta exposição ao sol — por isso, reforce o protetor!

Escolha a época certa para conhecer a Chapada dos Veadeiros

Apesar de o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ficar aberto durante todo o ano, viajante poderá encontrar paisagens diferentes dependendo da época.

É importante considerar que o período de chuvas acontece de novembro a abril e, por isso, não são recomendados para o passeio. Os meses de seca — de maio a outubro — são considerados os melhores para conhecer a Chapada dos Veadeiros, já que não se corre o risco de pegar chuvas ou de ser surpreendido por trombas d’água. Além disso, o pôr-do-sol fica exuberante nessa época, e a água das quedas se torna mais transparente.

Se você não mora próximo ou não pretende voltar tão cedo à Chapada dos Veadeiros, procure reservar no mínimo 4 dias para conhecer o local. Porém, se você não quiser deixar de fora do seu roteiro nenhum dos melhores destinos da Chapada dos Veadeiros, considere ficar por pelo menos 8 dias.

Conheça as cidades próximas para se hospedar

Basicamente, há três opções de hospedagem para quem quer visitar a Chapada dos Veadeiros: Vila de São Jorge, Alto Paraíso e Cavalcante. Dependendo do tempo de estadia, é possível escolher até mesmo duas cidades base.

Vila de São Jorge

A Vila de São Jorge é a cidade mais perto da Chapada dos Veadeiros, já que a entrada do parque fica nela. Por isso, é a opção mais indicada para quem visita o local pela primeira vez. Além disso, atrações disputadas — como a Cachoeira de Almécegas e o Vale da Lua — também estão próximas a ela.

Alto Paraíso

A cidade de Alto Paraíso fica a 36 km da Vila de São Jorge e é indicada para quem quer se hospedar em um lugar com mais infraestrutura. Há uma grande gama de hotéis na cidade, além de restaurantes, comércios, posto de gasolina e bancos.

Cavalcante

Cavalcante é a melhor opção de cidade para aqueles que querem conhecer a Cachoeira de Santa Bárbara. Porém, ela fica um pouco mais distante das outras atrações, já que está a 90 km de Alto Paraíso e a 126 km da Vila de São Jorge.

Entenda como chegar à Chapada dos Veadeiros

Como a Chapada dos Veadeiros não tem aeroporto, a melhor maneira de chegar lá é viajando de ônibus, já que você não precisará se preocupar com nada — basta embarcar e aproveitar!

Apesar de estar localizado no estado de Goiás, a capital mais próxima ao parque é Brasília, distante 258 km. Goiânia, a segunda mais perto, está a 430 km do local.

Para comprar a sua passagem para Chapada dos Veadeiros, a forma mais fácil é utilizar a internet. Afinal, ao comprá-la online, você evita filas e pode escolher com calma a rota que fará. Para tanto, é necessário estar atento e escolher um site de confiança!

Confira as dicas extras que preparamos para você

passagem para chapada dos veadeiros

O parque tem uma lotação máxima diária, bem como as suas atrações. Por isso, chegue cedo, principalmente em feriados prolongados ou em períodos de férias. A entrada pode ser feita das 8:00 às 12:00, e a saída é até as 18:00.

Atualmente, o valor do ingresso é de R$ 18 reais para brasileiros, sendo que idosos e crianças até 12 anos não pagam. Há, ainda, estacionamento pago no local.

Não se esqueça de levar lanches leves, água, protetor solar e repelente. Procure vestir roupas adequadas e use um chapéu ou boné. Por fim, ajude a conservar o parque e leve o seu lixo com você!

A Chapada dos Veadeiros é um destino imperdível no Brasil. Por isso, comece a planejar a sua viagem para o local agora mesmo! Defina a data da sua viagem, escolha a sua passagem para Chapada dos Veadeiros, e aproveite todas as nossas dicas para curtir ao máximo esse paraíso da natureza.

Agora que você já sabe mais sobre o destino, que tal comprar sua passagem? Entre em contato com a Rodoviariaonline e compre o seu bilhete de forma rápida, segura e sem sair de casa. Depois, é só fazer as malas e cair na estrada!

Você também pode se interessar por