Blog

E tem feriado de Corpus Christi chegando…

O calendário religioso traz comemorações que movimentam não somente o Brasil, mas também o mundo todo. Esse é o caso de Corpus Christi, considerada uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, que neste ano será celebrada em 26 de maio. A comemoração acontece 60 dias após a Páscoa, sempre às quintas-feiras, em alusão ao dia em que Jesus realizou a sua última ceia junto de seus apóstolos.

Apesar de ser um feriado de ponto facultativo no Brasil, em que cada município segue o decreto local, grande parte dos governos municipais e estaduais também estabelecem ponto facultativo na sexta-feira que sucede a data, fazendo com que este se torne um dos poucos feriados prolongados no nosso calendário.

E se a sua cidade se encaixa na lista das que decretaram feriado, não perca tempo! Compre sua passagem de ônibus pelo Rodoviariaonline, prepare as malas e aproveite esse momento de descanso com sua família. Afinal, destinos interessantes não faltam, principalmente se a ideia é vivenciar as comemorações de Corpus Christi de forma tradicional.

As cidades de Aparecida do Norte, em São Paulo, Nova Trento, em Santa Catarina, e Trindade, em Goiás, por exemplo, são conhecidas por receber grandes peregrinações.

A cidade de Nova Trento é considerada a capital catarinense do turismo religioso e, em 2015, reuniu mais de 300 voluntários para confeccionar os tapetes para a procissão. (Foto: Prefeitura Nova Trento)
A cidade de Nova Trento é considerada a capital catarinense do turismo religioso e, em 2015, reuniu mais de 300 voluntários que confeccionaram os tapetes para a procissão. (Foto: Prefeitura Nova Trento)
Pirenópolis, também em Goiás, e Castelo, no Espírito Santo, carregam há anos a tradição de decorar as ruas com imensos tapetes coloridos. Original de Ouro Preto, Minas Gerais, a ideia de enfeitar as ruas com os tapetes é hoje a maior representação da festa de Corpus Christi. Característico por suas cores vibrantes e de longa extensão por onde os fiéis passam, os tapetes têm desenhos dignos de obra de arte, geralmente confeccionados com folhas, flores, areia, borra de café, tampinhas de garrafa e serragem colorida.

corpus christi
Ruas de Ouro Preto que até hoje são enfeitadas pelas comemorações de Corpus Christi (Foto: Eduardo Tropia)

Instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264, na cidade belga de Liège, o objetivo da festa de Corpus Christi é o de honrar Jesus Cristo, pedir perdão e protestar contra os que negam a presença de Deus na hóstia sagrada. “Corpus Christi” significa “Corpo de Cristo” e celebra a Eucaristia, um dos sete sacramentos da Igreja Católica, e representa o momento da transubstanciação, que é quando a substância do pão – hóstia e do vinho, transformam-se no corpo e no sangue de Cristo.

Independente da sua crença, aproveite esse momento para refletir sobre como está se alimentando espiritualmente e sobre o quanto isso é importante para a sua vida. Fazer uma autoanálise é sempre válido e quando isso pode ser feito durante um feriadão então, melhor ainda!

(por Gisele Luz)

Você também pode se interessar por