Blog

Saiba como cuidar da saúde mental em tempos de pandemia

Não há como negar que o mundo passa por um período delicado e que a pandemia pegou a todos de surpresa. Assim, fatores como crises econômicas e humanitárias, além das inúmeras incertezas, trouxeram complicações para a saúde mental e até física, em consequência de problemas emocionais. Desse modo, surge o questionamento: como cuidar da nossa mente em tempos de coronavírus?

saiba-como-cuidar-da-saude-mental-em-tempos-de-pandemia

Conforme mencionado, as circunstâncias que fomos obrigados a enfrentar de maneira tão rápida trazem inúmeros prejuízos para a saúde humana. Se antes da Covid-19 causar esses enormes desafios, o Brasil já era considerado o país mais ansioso do planeta, de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), agora, a conjuntura se tornou ainda mais intensa, o que também exige medidas de combate e prevenção rigorosas.

Então, se você se identifica com a situação apresentada ou se convive com alguém nesse contexto, convidamos a continuar a leitura para conhecer algumas atitudes, indicadas por especialistas, para cuidar da saúde mental. Confira!

Como cuidar da saúde mental

A verdade é que a maioria das pessoas vai ter que abrir mão temporariamente de algo nesta pandemia. Tudo isso gera muitos desgastes, mas também pode se transformar em oportunidades de cuidado. Entenda nos próximos tópicos.

Desenvolva novos hobbies

Práticas gastronômicas e de lazer, como idas a bares, restaurantes, cinemas, shows e encontros com os amigos precisaram ser adiados, o que para muitos pode acabar sendo uma oportunidade de aproveitar o tempo livre com outras atividades e desenvolver novos hobbies.

No dicionário, hobby quer dizer ação feita por prazer, distração e divertimento. Assim, você pode procurar atividades para tentar fazer em casa, proporcionando essas mesmas sensações, por exemplo:

  • dedicar mais tempo na cozinha para aprender a preparar pratos ou testar receitas novas;
  • descobrir diferentes técnicas de jardinagem, do nível básico ao avançado;
  • começar a meditar e levar esse tipo de prática até para o pós-pandemia, já que ela ajuda você a ter momentos de relaxamento;
  • fazer reformas e restauração em casa por conta própria ou com a ajuda de profissionais, desde que sejam seguidas todas as medidas de segurança necessárias;
  • começar um curso de caligrafia para melhorar a letra e escrever cartões para os amigos;
  • aprender mais sobre o preparo de bons drinks ou coquetéis, com aulas sobre o assunto na internet;
  • conhecer o bordado, crochê ou tricô que, além de ajudar no relaxamento, estimula criatividade, foco e atenção, e pode ser uma ótima opção de hobby.

Crie o hábito de leitura

Já pensou sair da quarentena tendo lido todos os livros que estavam na sua estante ou lista de compras há bastante tempo? A pandemia é um período difícil, mas se você estiver livre e puder ficar em casa, é possível sair dela com uma maior produtividade e com a mente mais relaxada.

De acordo com estudos desenvolvidos na Universidade de Sussex, na Inglaterra, seis minutos de leitura silenciosa são capazes de reduzir 68% do estresse, o que é mostrado com a diminuição da frequência cardíaca e menor tensão nos músculos. Desse modo, ler, além de ocupar o tempo e ajudar no cuidado com a saúde mental, também é uma forma de estimular a imaginação, o conhecimento e despertar emoções.

saiba-como-cuidar-da-saude-mental-em-tempos-de-pandemia

Pesquise sobre lugares que gostaria de viajar

Por mais que os dias pareçam intermináveis, tudo isso vai acabar, e a cada dia estamos mais próximos do fim. Em vista disso, é indispensável que você não deixe de fazer planos e até comece a pesquisar sobre lugares para os quais gostaria de viajar, para já ter um conhecimento prévio sobre eles e, assim, decidir com tranquilidade qual é o melhor destino.

Quando temos metas e objetivos definidos, como visitar um local, fica mais fácil manter o foco e a produtividade no momento atual — o que é válido especialmente para quem precisa trabalhar ou estudar. Ademais, viajar é uma ótima maneira de cuidar da saúde mental. Se, por enquanto, isso ainda não é possível de forma tradicional, que seja pesquisando sobre as histórias de diferentes lugares.

Alguns sites disponibilizaram visitas virtuais e gratuitas em museus e galerias de arte — além de não ter fila, importante mencionar. Você pode, por exemplo, conhecer on-line o museu do MASP, em São Paulo, e muitos outros pontos turísticos do Brasil. Tudo isso ajuda a lembrar o que espera você após a quarentena.

Mantenha uma rotina

Por mais que muitas pessoas associem a rotina como algo entediante, ela permite que você tenha uma maior sensação de controle, o que traz conforto emocional e segurança.

A melanina, substância responsável pelo sono e hormônio que controla o estresse, é liberada por volta das 20h. Se você desregular o seu horário de dormir, especialmente se trocar o dia pela noite, esse sistema hormonal também fica desordenado e causa irritação.

Sendo assim, além de respeitar os horários de ir para a cama diariamente, mantenha uma mesma agenda para realizar as refeições, e tente incluir atividades físicas e outras relaxantes ao longo do seu dia — como cuidar das plantas, ler um livro, brincar com as crianças, assistir a um programa de TV que gosta etc.

Faça terapia on-line

Enquanto o contato virtual for o jeito mais seguro de se conectar com as outras pessoas, a terapia on-line pode ser uma aliada na sua saúde mental. Em consequência, se você já costumava fazer as sessões anteriormente, não perca o contato com o seu psicólogo, especialmente em um momento tão delicado, e coloque isso como prioridade.

Por outro lado, se tal prática não fazia parte da sua rotina e, principalmente, se os seus níveis de ansiedade, estresse e pensamentos negativos estiverem altos, mais do que nunca, é a hora de procurar essa assistência. Para isso, peça a indicação de um profissional a amigos próximos ou conte com plataformas como a Vittude, que reúne diversos psicólogos que oferecem atendimento remoto.

saiba-como-cuidar-da-saude-mental-em-tempos-de-pandemia

Por fim, lembre-se que é especialmente em períodos difíceis, como o atual, que precisamos estar mais preparados física e emocionalmente. Então, não ignore os sinais de alerta que o seu corpo dá e aprenda como cuidar da saúde mental, para que essas atitudes se mantenham mesmo depois da pandemia.

E aí, gostou das nossas dicas? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas a terem acesso a ele!

Você também pode se interessar por