Blog

12 cachoeiras em São Paulo para você conhecer

3 cachoeriras em São paulo para você conhecer
Conheça incríveis e belas cachoeiras de São Paulo.
Quem disse que não há natureza em São Paulo? Engana-se quem acredita que o estado não dispõe de recursos naturais por ser conhecido como a “selva de pedra”, devido ao grande número de prédios, comércios e trânsito caótico.

Na verdade, a região é repleta de opções maravilhosas que prometem ser um ótimo destino para você se refrescar naqueles dias de calor.

Uma das maiores atrações são as cachoeiras, que encantam visitantes de todo o mundo e são o tipo ideal de passeio para quem não quer ir muito longe ou prefere viagens curtas. Além disso, o acesso, na maioria das vezes, se dá por meio de trilhas, que garantem um espetáculo à parte.

Portanto, se você quiser se distrair um pouco e aproveitar a natureza, neste artigo, listamos 12 cachoeiras em SP que você precisa conhecer. Confira!

1. Cachoeira do Corisco

Cachoeira do Corisco, uma das mais belas de São Paulo.
Cachoeira do Corisco ótima para se divertir com amigos.
A Cachoeira do Corisco não está na primeira posição da lista por acaso. O local é realmente um dos mais bonitos de São Paulo, o que é comprovado por uma vista incrível do mirante em madeira, que exibe seus 106 metros de queda.

O mais bacana é que a cascata fica bem no centro de cânions, tornando-se o lugar perfeito para tirar fotos belíssimas, dignas de cartão-postal.

Ela está localizada perto da divisa com o Paraná, tendo como uma das vias de acesso a cidade de Itararé, interior de São Paulo. Para chegar até ali, é preciso pegar a SP-258, no sentido Paraná, e seguir por 15 km. Para quem parte da capital paulista, a distância é de 350 km.

2. Cachoeira do Jamil

Situada na confluência do Rio Capivari com o Rio Monos, a Cachoeira do Jamil é uma das mais bonitas de São Paulo e surpreende pela presença marcante da Mata Atlântica, uma trilha bastante conservada, poços perfeitos para o banho e uma energia maravilhosa.

A distância da capital para a queda-d’água é de 50 km, o que dá, mais ou menos, duas horas de viagem, que pode ser feita de carro, ônibus ou trem.

Para entrar no local — que leva o nome de Jamil justamente por conta do dono da propriedade —, é preciso pagar uma taxa de visitação.

3. Cachoeira Poço das Virgens

Cachoeira Poço das Virgens pode ser um lugar romântico.
Cachoeira Poço das Virgens pode ser um lugar romântico a dois.
Seguindo o mesmo sentido da Cachoeira do Jamil, mas situada poucos quilômetros antes, a Poço das Virgens é perfeita para visitar com a família.

Com uma queda d’água menor, ela é ideal para levar a criançada. Dessa forma, é possível se divertir com maior segurança, sendo um verdadeiro paraíso também para os pequenos.

Quem sai de São Paulo, leva cerca de duas horas, com pouco mais de 50 km de distância, uma vez que, mesmo sendo antes da Cachoeira do Jamil, a trilha até essa é maior.

Entretanto, considerando a vantagem de poder levar as crianças para nadar, essa é, certamente, uma visita que vale a pena.

4. Cachoeira do Itambé

Com uma intensa queda d’água de 84 metros, a Cachoeira do Itambé está localizada em Cássia dos Coqueiros, a 290 km de São Paulo.

O acesso se dá por meio do Camping do Zé Manso, cuja entrada ocorre pela Estrada Municipal Mococa, em São Benedito das Areias.

Posto que a cascata está situada em propriedade privada — do aposentado que dá nome ao local da entrada, José Manso —, é necessário pagar uma taxa de visitação para acessar a trilha, que dura cerca de 30 minutos.

5. Cachoeira dos Veados

Dentre as quedas d’água da Trilha do Ouro, na Serra da Bocaina, essa é a mais conhecida delas. Com três cascatas que totalizam 200 metros de altura, a Cachoeira dos Veados é parada obrigatória para quem está conhecendo o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Sua força é tamanha que, a partir de uma boa distância, é possível sentir o spray d’água.

Apesar de não ser um percurso fácil, essa é uma das trilhas com cachoeira no estado que compensa o esforço. Para chegar até lá, quem vem de São José do Barreiro, existe um caminho de 20 km partindo do Parque. Enquanto isso, aos que partem de Campos de Cunha, é inevitável enfrentar uma caminhada considerada moderada de cinco horas.

6. Cachoeira Queda do Meu Deus

Com 53 metros de altura, a Cachoeira Queda do Meu Deus já foi eleita como a mais bonita de SP. Localizada no município de Eldorado, próxima ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), sua nascente atravessa quatro quilômetros pela Caverna do Diabo, considerada a maior do estado.

Existem duas trilhas para a visitação: uma de, aproximadamente, duas horas e outra com cerca de cinco horas de duração. A primeira é mais acessível para crianças, por ser mais curta e seguir direto para o destino.

Por outro lado, a última opção é para quem está em busca de aventura, uma vez que o percurso é mais completo. Ademais, ela proporciona a chance de conhecer outros lugares incríveis, já que passa por diversas cachoeiras que podem ser visitadas ao longo do caminho. Porém, vale ressaltar que o auxílio de um guia turístico é indispensável nessa situação.

A, mais ou menos, 250 km da capital, e por estar dentro de uma propriedade particular, no Quilombo Sapatu — Área de Proteção Ambiental dos Quilombos do Médio Ribeira —, é obrigatório pagar o ingresso.

7. Cachoeira do Prumirim

Situada a, aproximadamente, 18 km de Ubatuba, a Cachoeira do Prumirim é uma das principais da região e bastante frequentada por turistas. O acesso é bem tranquilo, visto que a trilha para chegar até lá dura cerca de três minutos, partindo do Km 30 da rodovia Rio-Santos.

Levando em consideração que a a cascata é formada por várias quedas d’água em sequência, é difícil determinar sua altura correta. Mas isso pouco importa, porque a beleza do ambiente, que apresenta poços formando incríveis piscinas naturais, são os grandes atrativos do lugar.

Além disso, ela fica bem em frente à Praia do Prumirim, famosa entre os mergulhadores e que pode ser alcançada caminhando pelo rio, depois das quedas.

Portanto, é o local ideal para relaxar e desfrutar da natureza. Porém, fuja da visitação em feriados, pois o fluxo de pessoas nessas datas é grande, e você pode não encontrar a tranquilidade que procura.

7 cachoeiras em São Paulo para você conhecer

8. Cachoeira de Marsilac

Se você quer aproveitar o melhor das quedas d’água em São Paulo, mas não está tão disposto a fazer trilhas longas ou não tem muito tempo para viajar, a Cachoeira de Marsilac é a nossa recomendação. Ela fica apenas a seis quilômetros do centro de Engenheiro Marsilac, um bairro no distrito de Marsilac, Zona Sul da cidade.

É possível ir de carro até a sua margem, que fica na Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos, na terra indígena Tenonde Porã (sim, na capital paulista).

A cascata é formada pelo Rio Capivari, considerado o último curso de água natural ainda limpo da região, e você pode desfrutar da paisagem, nadar, praticar canoagem ou stand up paddle.

9. Cachoeira do Sagui

Outra cachoeira localizada na Área de Preservação Ambiental Capivari-Mono, mais precisamente dentro da Fazenda Maravilha, é a do Sagui.

Uma caminhada de apenas 1,1 km é necessária para se refrescar no poço formado pela queda d’água, que não é grande, mas é o suficiente para prover momentos de relaxamento, um bom banho, a reposição das energias e o alívio dos problemas.

Aliás, por falar em esquecer dos aborrecimentos, esses lugares são rústicos, ou seja, não há sinal de celular por lá. Então, os aparelhos servirão apenas para tirar fotos, nada mais. Outra oportunidade para desligar a cabeça.

10. Cachoeira dos Pretos

A cidade de Joanópolis fica a 120 km da capital é famosa por seu folclore e por ser o local em que o lobisomem “mora”. Não à toa, a Casa do Lobisomem é um dos principais pontos turísticos da região.

Entretanto, o município não se destaca somente pelas lendas. A apenas 18 km do centro, é possível visitar a segunda maior cascata do estado, conhecida como a Cachoeira dos Pretos, que possui uma queda livre de 154 metros.

O acesso, além de ser gratuito, oferece infraestrutura básica, com restaurantes e estacionamento para quem deseja se refrescar.

11. Cachoeira do Saltão

São Paulo é realmente surpreendente. Figurinha carimbada nos jornais quando o assunto é economia, empreendedorismo e outros temas relacionados à vida profissional, muitas pessoas sequer imaginam que é também ali que se encontra a Cachoeira do Saltão, com 75 metros de altura e considerada uma das mais bonitas do Brasil.

O atração fica no município de Itirapina, no Parque Mirantes das Águas, que ainda presenteia o turista com outras duas cachoeiras: a do Monjolinho e a da Ferradura.

O local conta com instalações completas, com pousada, restaurante e área de camping. No entanto, quem apenas pretende passar o dia, deve pagar uma taxa de R$ 30,00.

12. Cachoeira do Pimenta

Mais uma queda d’água de destaque é a Cachoeira do Pimenta, cuja localização mais precisa é no município de Cunha.

O destino fica na antiga usina hidrelétrica da cidade, que agora está desativada, e brinda o visitante com belas paisagens, além de oferecer um delicioso banho na cascata e no poço com fundo de areia que é formado.

O caminho de chegada não é tão simples, uma vez que a estrada é de terra e bastante íngreme. Portanto, é preciso ter cuidado na direção.

Se você tiver mais tempo, ainda poderá desbravar as outras atrações da região, como o Lavandário de Cunha, os voos de parapente e asa delta, a Pedra da Macela, a Cachoeira do Mato Limpo e a Cachoeira do Desterro.

Seja no litoral ou no interior, com essas alternativas de cachoeiras em São Paulo, você conseguirá aproveitar ao máximo algumas horas livres com muito lazer — e bem pertinho de casa!

Não se esqueça de levar comida, água e um bom calçado para as trilhas, porque nem todos os lugares contam com infraestrutura de apoio, combinado? E lembre-se: para uma viagem mais segura, recomenda-se o acompanhamento de um guia turístico.

Gostou das nossas dicas e quer conhecer ainda mais destinos? Baixe o nosso e-book sobre cachoeiras do Brasil e caia na estrada.

Guia cultural de São Paulo

Você também pode se interessar por