Blog

Confira 5 dicas para fazer uma viagem de ônibus com segurança

Seja para visitar a família na cidade vizinha ou pegar a estrada e conhecer um lugar novo, o deslocamento de ônibus é a opção ideal. Além de prático, eficiente e econômico, esse meio de transporte também pode ser levado em conta quando o assunto é viajar com segurança.

Porém, para garantir que tudo saia como planejado e a viagem transcorra segura, alguns detalhes devem ser observados. Quer saber quais são eles? Então confira as 5 dicas que separamos para você!

1. Avalie se a empresa de ônibus é confiável

É importante conhecer as empresas que realizam o trajeto que você procura e saber se são confiáveis. Pesquise sobre pessoas que já viajaram com elas, na internet sempre é possível encontrar opiniões e referências de terceiros. Desconfie daquelas viações que têm muitas reclamações.

Ao tomar esse cuidado, as dores de cabeça são evitadas. Nada melhor do que se prevenir contra maus serviços.

2. Fique atento às documentações necessárias

Antes da viagem, não esqueça de conferir se os documentos exigidos estão em mãos. Afinal, sem eles, não tem embarque.

Adultos conseguem viajar de ônibus pelo Brasil portando um documento de identificação original com foto. Já crianças menores de doze anos precisam, também, estar acompanhadas dos responsáveis, a não ser que tenha autorização judicial dos pais permitindo a partida com outras pessoas.

3. Faça um seguro viagem

Viajar com segurança também significa evitar imprevistos. Por isso, ter um seguro viagem é sempre recomendado, em qualquer situação. Hoje em dia existem opções no mercado que são específicas para trajetos rodoviários e terrestres.

Fazendo um seguro você consegue ficar mais tranquilo por estar coberto quanto a despesas médicas e hospitalares, além de extravio de bagagem e acidentes, por exemplo. Muitos planos oferecem até mesmo auxílio no caso de roubo ou perda de documentos.

4. Conheça o itinerário

Conhecer o percurso que fará é interessante para que possa se preparar da melhor maneira. Assim, você fica atento ao tempo do trajeto, à duração das paradas, além de deixar sua família ou amigos cientes do seu itinerário. Essa comunicação é importante para o caso de acontecer algum contratempo ou emergência.

5. Sempre que possível, providencie as passagens com antecedência

Procure evitar comprar passagens em cima da hora. Tendo o bilhete, você não perde tempo em filas na rodoviária, o que pode gerar correria e fazer com que fique mais propício a distrações que afetam sua segurança.

Uma boa alternativa é a compra online. Sem nem sair de casa, a passagem está garantida, sem o risco de atrasos ou de não conseguir mais vagas no ônibus. E por falar em vagas, é sempre bom ter mais opções na hora de escolher o assento, certo?

Mais do que viajar com segurança, a compra online ainda propicia outras vantagens. Conseguir pesquisar e encontrar as melhores e mais econômicas opções de passagens é uma delas. Assim, a comodidade é maior e sobra tempo para se concentrar no que realmente importa: o motivo de sua viagem.

Quer aproveitar esses benefícios? Use o buscador para encontrar seu próximo destino e faça uma boa viagem!

Você também pode se interessar por