Blog

Carnaval: preparado para fugir da folia?

Carnaval chegando, grande parte dos brasileiros já está preparando suas malas para curtir cinco dias de muita folia, festa e música. Porém há aquele outro grupo de pessoas, que segue no sentido contrário da multidão de foliões, e busca mesmo um lugar para se divertir e relaxar longe das marchinhas típicas e dos blocos de rua, que tornam cada metro quadrado de uma avenida muito disputado.

Para este grupo de foliões (só que não!), nós listamos algumas sugestões de lugares que apresentam nota zero no quesito ‘evolução de escola de samba e blocos de rua’ e nota dez no quesito “abre alas que eu quero passar bem tranquilo longe do carnaval”.

Começando pelo sul do Brasil, não podemos deixar de fora a bela e agradável cidade de Gramado. Visitando Gramado no feriado do carnaval, você se afasta das comemorações carnavalescas mas não da multidão! Por ser uma cidade turística, há muitas pessoas que aproveitam os dias de folga para visitar a cidade e usufruir de suas atrações, culinária, vinhos e belezas naturais. Se esta é sua opção, aproveite para visitar a cidade de Canela, vizinha de Gramado. Com arquitetura com forte influência germânica, Canela tem, entre os principais pontos turísticos, a Cascata do Caracol, o Parque da Ferradura e a exuberante Catedral da Pedra, localizada no centro da cidade.

Subindo em direção ao norte, o Cânion Guartelá é uma ótima opção para quem quer fugir do carnaval e de grandes multidões. Situado entre os municípios de Castro e Tibagi, a 200 quilômetros de Curitiba, o cânion é o sexto maior do mundo em extensão, com 30 quilômetros. Dentro do cânion, está o Parque Estadual do Guartelá, que abriga inúmeras quedas d’água, corredeiras, vales profundos e inscrições rupestres. Há inúmeras atividades para se fazer no local, como passeios de cavalo e bicicleta, além de vários passeios alternativos, como caminhadas até as cachoeiras da cidade de Tibagi.

Para quem dispensa a folia do carnaval mas não dispensa alguns dias no litoral, uma boa opção é visitar a Ilha do Cardoso. Localizado no litoral sul de São Paulo, o local é pouquíssimo explorado e muito preservado, onde 90% da ilha é coberta pela mata atlântica nativa e não há energia elétrica, apenas geradores. Praias, desertas, trilhas, piscinas naturais, cachoeiras são alguns dos atrativos da Ilha do Cardoso. A travessia até a ilha é feita ou de escuna ou de voadeira, saindo da cidade de Cananéia. A primeira opção é mais barata porém demora mais. As travessias de voadeira custam em média o dobro, mas o tempo no mar é de apenas 50 minutos frente as 3 horas da escuna.

Já no centro-oeste do Brasil, a dica é o município de Bonito, em Mato Grosso do Sul. Ideal para os adeptos do turismo de aventura, as belas paisagens de Bonito, com seus rios de águas cristalinas, cachoeiras e suas cavernas, são pano de fundo para a prática de várias atividades esportivas de aventura, como rapel, rafting, arvorismo, mergulho, entre outros. As paisagens são de tirar o fôlego e, acredite: se você não se programar e montar um roteiro para o feriado, não vai conseguir vem nem metade de todos os atrativos da cidade!

A região serrana do Espírito Santo também guarda uma verdadeira joia: a cidade de Domingos Martins. Distante apenas 40 quilômetros da capital Vitória, a cidade, com cerca de 35 mil habitantes, exibe um ar bucólico. Colonizada por alemães e italianos, a cidade é fortemente influenciada pelas culturas europeias, seja em sua arquitetura, costumes e culinária. A cidade guarda um dos principais pontos turísticos capixabas: a Pedra Azul, formação rochosa de quase dois mil metros de altura de coloração azulada, que fica dentro do Parque da Pedra Azul. Prepare os tênis e as roupas de caminhada, estando lá você vai precisar!

O Portal Rodoviariaonline deseja a você um ótimo carnaval, independente de qual destino você escolher!