Blog

Novembro Azul: entenda a importância da campanha para a saúde dos homens

O movimento Novembro Azul surgiu a partir do Movember em 2003, quando Travis Garone e Luke Slaterry bebiam em um bar em Melbourne, Austrália, e falavam sobre trazer de volta o bigode.

Em 2004, eles criaram a fundação Movember, cujo objetivo era arrecadar dinheiro dos homens de bigode e destiná-lo ao combate do câncer de próstata. Depois disso, outros movimentos foram surgindo pelo mundo.

Neste post, saiba mais sobre o Novembro Azul e entenda qual é a importância desse movimento para a saúde masculina. Continue a leitura e confira!

O que é o Novembro Azul?

O Instituto Lado a Lado Pela Vida, em 2008, foi o primeiro a tratar o câncer de próstata no Brasil por meio da campanha “Um Toque, Um Drible”. Com ela, pretendia-se alterar os paradigmas sobre a ida do homem ao médico, oferecendo mais informações sobre a doença.

Tendo como principal referência o Movember, em novembro de 2012, o instituto desenvolveu ações com foco na saúde masculina. Assim, teve início o Novembro Azul. Nesse mês, por todo o país, são realizadas palestras, eventos e ações que lembram a importância da prevenção contra o câncer de próstata.

O que é o câncer de próstata e quais são os seus sintomas?

Esse tipo de câncer é caracterizado por um tumor na próstata, uma glândula situada sob a bexiga do homem. Ela envolve a uretra, que é o canal pelo qual a bexiga se liga ao orifício externo do pênis.

Na maior parte das vezes, o câncer de próstata se desenvolve lentamente, não dando indícios e nem ameaçando a saúde masculina. Mas há casos em que ele cresce muito rápido, espalha-se para outros órgãos e pode provocar a morte — trata-se da metástase.

Quando em um estágio mais avançado, essa doença apresenta sintomas bem específicos. O tratamento, nesses casos, é mais difícil, reduzindo-se as chances de cura. Por isso, é importante realizar a sua prevenção.

Os principais sintomas são:

  • necessidade urgente e dificuldade de urinar;
  • frequência urinária;
  • diminuição ou retenção no jato da urina;
  • insuficiência e transtornos nos rins;
  • dores intensas nos ossos e no corpo.

Como prevenir esse tipo de câncer?

novembro azul

O Novembro Azul é uma campanha que estimula, acima de tudo, a prevenção contra o câncer de próstata. Para se prevenir, o homem deve fazer o exame de toque periodicamente, a partir dos 40 ou 45 anos. Indivíduos com mais de 50 anos estão mais propensos ao problema. Ainda assim, os mais jovens que tenham o histórico dessa doença na família devem começar a prevenção mais cedo.

Já existem exames de imagem com indicação clínica para biópsia — é o caso da ressonância magnética multiparamétrica, que tende a indicar a possibilidade de encontrar um câncer de próstata. Incorporado à maioria das diretrizes internacionais, esse exame está chegando também ao Brasil.

Além dos exames clínicos, o homem pode se prevenir de outras maneiras:

  • evitando fumar;
  • diminuindo o consumo de álcool;
  • evitando o sobrepeso;
  • praticando exercícios físicos com regularidade — ou seja, no mínimo 5 vezes por semana, 30 minutos diários;
  • não consumindo gordura de origem animal;
  • consumindo adequadamente grãos, cereais, legumes, frutas e verduras.

Como é feito o seu tratamento?

novembro azul

As opções de tratamento envolvem conduta expectante (acompanhamento menos intensivo da evolução da doença, conforme os sintomas), vigilância ativa (acompanhamento constante, com exames de PSA e toque retal semestralmente, com a possibilidade de realização de biópsias), cirurgia, radioterapia, criocirurgia, hormonioterapia, quimioterapia e vacinas.

Ainda assim, o desenvolvimento da Medicina busca formas menos invasivas e mais eficazes para tratar o problema. Atualmente, prioriza-se a separação entre identificar um tumor na próstata e a necessidade de fazer um tratamento.

Desse modo, tratamentos mais invasivos e agressivos são evitados nos casos de problemas em que as chances de progressão são baixas. Em casos de tumores benignos, apenas as medicações adequadas já surtem efeitos satisfatórios.

O Novembro Azul é uma época de muita importância para o homem, pois busca conscientizar a população a respeito de uma doença grave e que pode ser fatal, mas que também pode ser prevenida e tratada com sucesso nos estágios iniciais.

Achou o conteúdo informativo? Então, compartilhe-o o máximo que puder nas redes sociais para alertar outros leitores!

Você também pode se interessar por