Blog

Chegou o Novembro Azul

Depois do mês mais cor de rosa do ano, chegou a vez do azul prevalecer. Estamos falando do Novembro Azul, campanha de visa conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Criada em 2011, a campanha orienta a população masculina sobre o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e uma das principais causas de morte entre os homens. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, até o fim de 2016 mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no Brasil.

Durante todo o mês de novembro, diversos órgãos não governamentais e públicos realizam ações em todo o país, a maioria gratuitas, para alertar os homens sobre a necessidade de prevenção, já que as chances de cura da doença podem chegar a 90%, uma vez que descoberta ainda no início. Como é considerada uma doença silenciosa que não apresenta muitos sintomas na fase inicial, a prevenção se mostra ainda mais importante.

A Campanha Novembro Azul tem uma agenda bem definida e organizada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, que promove desde rodas de conversas em hospitais públicos e privados, onde a intenção é trocar experiências entre pacientes e psicólogos, até ações de abordagem, realizadas em locais de grande circulação, convidando homens a realizarem exames gratuitamente e distribuindo materiais informativos. Uma das ações mais emblemáticas do Novembro Azul, assim como do Outubro Rosa, é a iluminação de monumentos, fachadas, viadutos e outros espaços públicos das cidades com a cor azul.

novembro azul
Estádio Pacaembu pronto para o Novembro Azul. (Foto: divulgação)

Um dos principais motivos do alto índice de mortalidade entre homens onde a causa é o câncer de próstata é o preconceito. As duas formas de descobrir e prevenir um possível câncer de próstata é pelo exame de sangue chamado de PSA (antígeno prostático específico) e pelo toque retal. Segundo os médicos, o exame de toque permite perceber alterações na próstata com maior facilidade.

Se você é homem e tem 50 anos ou mais, aproveite o movimento do Novembro Azul para fazer seus exames e deixar sua saúde em dia. Deixe o preconceito de lado e cuide da sua saúde. A prevenção é sempre o melhor caminho.

Se você quiser mais informações sobre a campanha Novembro Azul visite a página da campanha do instituto Lado a Lado Pela Vida. Na página também é possível saber mais sobre as doenças que mais acometem os homens ao longo dos anos.

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por