Blog

Outubro Rosa

O mês mal começou e as cidades, monumentos, pontos turísticos e ruas, além das próprias redes sociais e sites mudam de cor. Pois tem início o Outubro Rosa, movimento que já se consagrou, no mundo todo, como o mais importante na prevenção do câncer de mama.

A data é celebrada anualmente, durante todo o mês, com o intuito de divulgar informações sobre a doença, de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, através do auto-exame e de proporcionar acesso aos exames diagnósticos e combatendo, assim, a mortalidade das mulheres.

Este ano, o tema da campanha do Outubro Rosa no INCA – Instituto Nacional do Câncer – é ‘Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, que visa chamar a atenção das mulheres sobre a importância de conhecer seu próprio corpo e assim notar qualquer alteração suspeita, além de informar que mulheres com idade acima de 50 anos devem realizar mamografias periodicamente.

Outubro Rosa
Tema da Campanha Outubro Rosa deste ano do INCA. (Foto: divulgação)

Segundo dados do Ministério da Saúde, para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Apenas 10% do total dos casos da doença são de caráter genético/hereditário. Outros fatores de risco correspondem ao aparecimento da doença, como, por exemplo, obesidade e sobre-peso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, que são considerados fatores comportamentais e ambientais. Também há outros fatores, como os de história reprodutiva e hormonal, mas cada caso é um caso.

A campanha Outubro Rosa cumpre um papel social e informativo importantíssimo a toda a população, não apenas às mulheres. Por isso, a informação e a prevenção devem sempre andar juntas, divulgando os meios de detecção da doença e ajudando no diagnóstico precoce, para que mais mulheres possam ser tratadas e curadas.

Fique de olho nas atividades organizadas na sua cidade e alerte as mulheres em sua volta sobre a importância da campanha Outubro Rosa! O Portal Rodoviariaonline apoia esta iniciativa.

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por