Blog

Outubro: o mês mais cor-de-rosa do ano!

O mês de outubro já se consagrou como Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama.

Outubro Rosa – A conscientização dá o tom
Outubro Rosa – A conscientização dá o tom

O movimento teve início nos Estados Unidos, na década de 90, onde vários Estados do país norte-americano promoviam campanhas de incentivo para a realização de mamografias em massa. A iniciativa foi se espalhando e hoje o Outubro Rosa é um movimento corrente no mundo todo.

No Brasil, muitas empresas demonstram seu incentivo e respeito à campanha utilizando a cor símbolo da campanha em seus sites, logomarcas, fachadas, etc. Há as que promovem ações educativas e culturais em torno do assunto. Como é o caso do Instituto Avon, que, neste ano, tomou uma atitude arrojada ao instalar uma roda gigante, cor-de-rosa é claro, no Parque Ibirapuera, cartão postal da capital São Paulo. Para dar um “giro pela vida”, basta que a pessoa aceite receber informações sobre a doença e sobre exames preventivos. Mulheres com 40 anos ou mais ainda podem realizar uma mamografia pelo SUS, dentro de uma carreta do Hospital Câncer de Barretos, instalado no local. A mamografia é fundamental no diagnóstico e prevenção da doença, que é a forma mais comum entre as mulheres, que ocupa o quinto lugar de causa de morte no mundo em dados gerais, segundo a Organização Mundial da Saúde.

O Governo Federal, através do Ministério da Saúde e outras entidades, também aproveita o mês de outubro para promover ações preventivas em busca do diagnóstico precoce da doença, que atinge milhares de brasileiras todos os anos. Além disso, várias prefeituras utilizam de suas atrações turísticas para demonstrar o apoio à campanha. Então, se você avistar uma luz rosa iluminando um ponto turístico da sua cidade, já vai saber do que se trata.

A Rodoviariaonline também apoia e demonstra seu respeito pela campanha Outubro Rosa e vê a importância da prevenção do câncer de mama. Se você é mulher e está lendo este artigo, lembre-se de fazer seus exames periodicamente, além de manter na sua rotina o auto-exame.

A prevenção é sempre o melhor caminho!

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por