Blog

Outubro Rosa

Outubro é o mês que tradicionalmente empresas, governos e entidades não-governamentais do mundo todo promovem ações para chamar a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

Desde o dia 01º de outubro, já é possível perceber a mobilização em torno do assunto, seja na inclusão do símbolo da campanha nos sites e redes sociais de empresas, ONGs e governos, ou na cor rosa que ilumina fachadas de prédios e pontos turísticos espalhados por todo o mundo. No Brasil, a utilização da cor rosa na iluminação de monumentos públicos e turísticos já virou uma tradição durante o mês de outubro, em diversas cidades. Normalmente, a ação vem acompanhada de campanhas de conscientização, que envolve médicos e profissionais da área da saúde que tiram dúvidas, entregam materiais informativos, principalmente instruindo sobre o autoexame, prática que deve ser incluída no dia a dia das mulheres, que pode ajudar no diagnóstico precoce da doença.

Na capital paulista, por exemplo, quem for ao Parque Ibirapuera poderá brincar em uma roda gigante cor-de-rosa. Junto ao brinquedo, uma tenda com vídeos explicativos sobre o câncer de mama e um médico tirarão dúvidas de quem passar por lá. A ação permanecerá no parque até o dia 12, e o encerramento será com uma caminhada de 3 quilômetros em torno do parque.

O câncer de mama é o tipo mais comum que acomete mulheres do mundo todo e no Brasil só perde para o de pele, correspondendo a 25% dos novos casos que surgem a cada ano (dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva). Os fatores de risco para o desenvolvimento da doença envolvem questões genéticas, comportamentais e do próprio organismo individual. A maioria dos casos aparece após os 35 anos e os riscos aumentam ainda mais depois da mulher atingir os 50 anos. Na questão comportamental, hábitos saudáveis de alimentação, a prática de atividade física regularmente, não fumar e cuidar do peso são algumas das recomendações básicas dadas pelos  médicos.

Se você é mulher e tem dúvidas sobre como fazer o autoexame, aproveite para baixar em seu celular o aplicativo criado pelo Instituto Neo Mama, de Santos-SP. Criado no ano passado, o app ‘Laço Rosa Neo Mama’ pode ser baixado gratuitamente para celulares e tablets com sistema Android. Lá, por meio de textos e ilustrações, você recebe as orientações passo a passo de como fazer o autoexame corretamente, além de poder criar mensagens de apoio para postar nas redes sociais. Saiba mais clicando aqui.

Participe você também do Outubro Rosa, aproveite o movimento para manter os seus exames periódicos em dia e, principalmente, incentive que outras mulheres do seu convívio também o façam! A informação é para todos e certamente pode mudar o rumo da vida de milhares de mulheres.

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por