Blog

Quais são os melhores destinos de viagem para idosos? Confira!

A terceira idade está aumentando em nosso país e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, até 2042 essa fatia da população brasileira deve dobrar. Com isso, é necessário encontrar coisas que possam deixar a vida deles melhor, como é o caso da viagem para idosos.

Esse é um período que pode trazer algumas dificuldades para a pessoa, sendo importante fazer exercícios para cuidar da saúde corporal e atividades para tranquilizar a mente o espírito, como viagens. A ação traz muitos benefícios para eles, afinal, ajuda a distrair, a descansar e de quebra ainda a conhecer novas culturas.

Neste texto, separamos quatro dicas de lugares para eles viajarem e aproveitarem bastante. Quer conhecer? Então continue com a leitura e descubra!

Quatro ótimos lugares para promover uma viagem para idosos

viagem para idosos
viagem para idosos
Com o aumento dessa fatia da população, é claro que cresceram também os olhares para eles. De acordo com o Ministério do Turismo, a melhor idade representa cerca de 15% de pacotes de viagens vendidos e preferem passear em grupo. Mas, quais são os melhores destinos? Entre as opções estão Holambra, Caldas Novas e até mesmo alguns destinos históricos. A seguir, veja quais são e escolha o seu preferido.

Caldas Novas

Esse é um destino muito procurado quando se fala em viagem para idosos devido às suas águas quentes. A cidade fica localizada no coração do Brasil, no estado de Goiás, e tem a maior estância hidrotermal do mundo, com temperaturas que variam entre 40 e 70 graus.

Os banhos nas águas termais são relaxantes, mas os seus benefícios não param por aí. Elas são indicadas para tratamentos do sistema digestivo, combate o reumatismo, estimulam o aceleramento do metabolismo, fazem bem para a pele, ajudam na circulação sanguínea e reduzem a pressão arterial. Além das águas, é possível visitar em Caldas Novas:

  • casarão dos Gonzaga;
  • santuário de Nossa Senhora de Salette;
  • náutico Praia Clube.

Holambra

A cidade fica no estado de São Paulo, mas a 130 quilômetros da agitação da capital. O local é muito tranquilo e é conhecido pelos seus lindos campos de flores e pelas produções de plantas artesanais, excelente opção de passeio para a melhor idade.

A Expoflora acontece geralmente em setembro e é o maior evento de flores da América Latina, reunindo exposições de plantas, informações com as tendências do mercado na área, além de restaurantes e barraquinhas com artigos holandeses.

Cidades históricas

viagem para idosos
viagem para idosos
Localizadas no estado de Minas Gerais, elas são consideradas patrimônio da humanidade. As principais são Ouro Preto, Mariana, São João Del Rei, São Thomé das Letras e Tiradentes. Elas reúnem casarões coloniais, igrejas barrocas, paisagens com muito verde e a tradicional comida mineira. Esses são excelentes atrativos para quem busca uma viagem para idosos.

Além da tranquilidade local, é possível conhecer bastante sobre a cultura e um pouco da história do Brasil. Vale destacar que alguns lugares, como Ouro Preto, têm um terreno íngreme e por isso o mais indicado é contratar os serviços de transporte para ajudar na locomoção e aproveitar o passeio ao máximo.

Gramado

O sul brasileiro tem todo um atrativo turístico e entre as opções há a cidade de Gramado. Ela fica no estado do Rio Grande do Sul e reúne muitas coisas interessantes para os idosos. Seja no verão ou no inverno, é possível conhecer lugares como o Lago Negro, a Rua Coberta, igrejas, Bela Vista, entre outros.

O município traz uma mistura de paisagens e cultura, o que o deixa ainda mais chamativo para a melhor idade. O ideal é prestar bastante atenção no período escolhido para a viagem, levando sempre roupas adequadas para não passar muito frio ou calor.

Chegar à melhor idade não quer dizer que a pessoa tem que se limitar. Por isso, separamos esses quatro excelentes roteiros de viagem para idosos a fim de que aproveitem bastante cada momento. Indiferentemente se forem em grupo ou sozinhos, é recomendado fazer pesquisas sobre o local e estarem prevenidos para qualquer situação. Escolha a sua cidade preferida e divirta-se!

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais e deixe as boas dicas se espalharem por aí!

Você também pode se interessar por