Blog

Março – mês da mulher

O dia 8 de março é festejado no mundo todo como o Dia da Mulher. Sua história e motivo já foram contados aqui: a data é um símbolo das vitórias alcançadas pela classe feminina ao longo dos séculos, em busca de igualdade de direitos e qualidade de vida. A história refere-se ao início do século XX, quando as mulheres, principalmente as operárias do setor têxtil, lutavam por melhores condições de trabalho, com destaque para as manifestações ocorridas nos Estados Unidos e na Rússia.

No Brasil, há dois momentos marcantes: nos anos 20, quando a classe feminina lutou pelo direito ao voto, e na década de 60, quando as mulheres foram às ruas em busca de igualdade de direitos entre os gêneros. Mas só foi nos anos 70 que a ONU reconheceu e estabeleceu oficialmente a data comemorativa em todo o mundo.

Em comemoração à data, várias empresas e órgãos públicos de diversas cidades brasileiras preparam uma programação especial que se alongará durante o mês de março. Na agenda, eventos de saúde, que darão especial atenção às doenças relacionadas ao sexo feminino, mas também à saúde em geral; eventos educativos, que visam esclarecer sobre os direitos da mulher, chamando a atenção, principalmente, a importância de denunciar a violência doméstica e o assédio sexual. Além disso, uma intensa programação cultural que destaca e valoriza o universo feminino.

Em São José dos Campos, por exemplo, a prefeitura da cidade preparou uma agenda especial com 30 atividades gratuitas a serem realizadas em 20 espaços diferentes. A programação terá palestras; formação e informação sobre direitos e violência contra a mulher; exposições de arte e fotografia; encontros literários, bate-papos sobre cidadania; exibição de filmes; dia de beleza e autoestima; esporte e lazer; cultura popular; atividades de saúde da mulher; café com mulher; passeio ciclístico; lançamento de livro e homenagens.

Se você é mulher, procure informar-se sobre eventos especiais na sua cidade em homenagem à data. Afinal, por tudo o que já conquistamos e continuamos a conquistar, nós mereceremos!

Feliz Dia Internacional da Mulher!

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por