Blog

Salinas/MG – a capital da cachaça

Sem dúvida, a bebida brasileira mais famosa no mundo é a cachaça. A boa e velha branquinha faz parte da nossa cultura e conquista fãs internacionais a cada dia. A paixão do brasileiro é tão grande que existe até um dia dedicado a ela no nosso calendário: 13 de setembro. Acha pouco? Em 2018, foi sancionada uma lei que estabeleceu que a cidade de Salinas, em Minas Gerais, passaria a ser a “Capital Nacional da Cachaça”.

Mesmo que esbanje o título de principal produtor de cachaça do Brasil, esse pequeno município do interior mineiro tem características que vão muito além dessa bebida. Se você gosta de destinos cheios de tradição, folclore, e não quer abrir mãos das delícias da culinária mineira, Salinas ainda é uma ótima opção para viajar com toda a família.

Quer conhecer um pouco mais sobre a cidade de Salinas? Continue a leitura e confira quais são os diferenciais desse destino, como chegar lá e qual é a melhor época do ano para fazer essa viagem.

O que fazer na cidade de Salinas em Minas Gerais?

Salina MG a capital da cachaça

Localizado no Vale do Jequitinhonha, Salinas é um pequeno município mineiro com pouco mais de 40 mil habitantes e conhecido por ser um dos mais hospitaleiros do interior de Minas Gerais, o que já transforma o lugar em um destino promissor. Mas a região tem muito mais a oferecer.

A cidade de Salinas desde muito tempo preza pelo incentivo ao empreendedorismo, sempre aproveitando a vocação rural e o privilégio de contar com ricas matérias-primas e solos férteis para produção. Tudo isso faz a cidade ter diversos diferenciais e sua essência bem definida para os moradores e visitantes.

Se você achou a cidade interessante e com características peculiares, saiba que ainda tem mais. Vamos dar agora algumas dicas do que fazer em Salinas. Anote aí!

Conhecer o Museu da CachaçaSalina MG a capital da cachaça

No estado que é responsável por mais da metade da produção de Cachaça de Alambique do país, não poderia faltar um espaço turístico/cultural dedicado à branquinha, concorda? O Museu da Cachaça de Salinas tem uma área total de 13 mil m² e promete encantar quem aprecia uma boa cachaça. O destaque vai para a Sala das Garrafas, onde é possível encontrar mais de 2 mil exemplares de 54 rótulos de cachaças diferentes.

O local funciona de terça a sexta, das 13h às 19h, e no sábado, das 12h30 às 18h. A entrada é franca e a visita é guiada.

Curtir as festas tradicionais

O São João em Salinas ainda é comemorado nas ruas de uma forma mais raiz, como nos tempos dos nossos pais e avós e em que havia menos violência e agitação. Comidas típicas da época de festas juninas ganham ainda mais variedades durante essas comemorações. Sem dúvida, as festas locais são uma ótima maneira de mergulhar na cultura mineira.

Visitar a barragem de Salinas

Para driblar o problema da seca da região, nos anos 90, o governo do estado de Minas Gerais implantou barragens no Vale do Jequitinhonha. Além de ajudar a normalizar o abastecimento de água da população da cidade, a barragem se tornou um ponto turístico que possibilita o contato com a natureza e a contemplação diária do pôr do sol.

 

Acompanhar os eventos esportivos

Para atletas e aspirantes, a Secretaria Municipal de Esportes de Salinas promove a Corrida de Rua da Festa de São Geraldo. O percurso tem 6 km e contempla as vias públicas da charmosa cidade. Outro evento para atletas é a Corrida Rústica de São João do Paraíso, com três categorias: feminina, masculina e infantil.

Passear pelo Mercado Municipal

A variedade de produtos do Mercado Municipal de Salinas é enorme: há diversos tipos de queijos, farinhas, verduras, temperos, doce de leite, a famosa carne de sol e, claro, muita cachaça. O mercado é uma parada praticamente obrigatória para quem é fã da culinária mineira. Uma experiência gastronômica riquíssima!

Apreciar o Festival Mundial da CachaçaSalina MG a capital da cachaça

A cidade sozinha é responsável por produzir cerca de 50 rótulos diferentes de cachaça, como a Anísio Santiago, uma das marcas mais famosas do mundo. Logo, tem todos os motivos para sediar um festival em homenagem à bebida. O Festival Mundial da Cachaça acontece no mês de julho e reúne várias atrações, muita música e comidas típicas.

Como chegar à capital da cachaça?

Salinas está localizada no Vale do Jequitinhonha, como já foi dito, na região norte do estado de Minas Gerais. A distância para a capital BH é de aproximadamente 640 km.

A cidade conta com linhas de empresas de ônibus que tem rota de/para grandes cidades, como Belo Horizonte-MG, São Paulo-SP, Campinas-SP e Vitória da Conquista-BA.

Qual a melhor época para visitar Salinas?

Apesar de a cidade de Salinas ter diversas opções de lazer e contemplação da cultura local, não há como negar que a principal atividade está relacionada à cachaça. Sendo assim, uma dica para você conhecer a essência do município é visitá-lo na época do Festival Mundial da Cachaça, que ocorre na segunda semana de julho. Outros momentos favoráveis para aproveitar o lugar são durante as festas juninas e corridas.

Como vimos, a cidade de Salinas, em Minas Gerais, é repleta de atrações e pontos turísticos que valem a pena conhecer! Para quem é fã de cachaça ou para micro produtores desse tipo de bebida, o destino é quase obrigatório para adquirir novos conhecimentos e, claro, provar a bebida brasileira que faz qualquer “gringo” pedir bis! E lembre-se: beba com moderação e não dirija!

Curtiu o nosso post? Aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e encontrar outros amigos que também querem ir para a capital da cachaça!

Você também pode se interessar por