Blog

08 de março – Dia Internacional da Mulher

Em todo o mundo, o dia 08 de março é dedicado à comemoração do Dia Internacional da Mulher. A data é um símbolo das vitórias alcançadas pela classe feminina ao longo dos séculos, em busca de igualdade de direitos e qualidade de vida. Se você é uma mulher jovem e que está lendo este artigo neste momento da sua casa ou trabalho no seu computador, celular ou tablet, aproveitando toda a liberdade que lhe é concedida independente do seu sexo, pode correr e dar um beijo e um abraço apertado na sua mãe e em sua avó (até na bisavó, se isto for possível!), pois certamente elas merecem!

A data de 08 de março foi reconhecida oficialmente como o dia da mulher pela ONU apenas na década de 70, porém a luta das mulheres iniciou muito antes, ainda no início do século XX. Foram grandes os movimentos femininos em todo o mundo, com destaque para os que aconteceram na Rússia, Alemanha e Estados Unidos. Naquela época, os protestos eram por melhores condições de trabalho, o que incluía melhores remunerações e menores jornadas de trabalho diárias, que chegavam a 14 horas. No Brasil, as mulheres saíram às ruas, em meados da década de 20, pelo direito ao voto, que até então lhes era negado. O objetivo foi alcançado, e aos poucos as mulheres foram saindo de dentro de suas casas, trocando o tricô pelos cursos de datilografia, as cozinhas pelos escritórios e disputando o mercado de trabalho com os homens.

Hoje, a realidade é outra: as mulheres estão em todos os setores produtivos da economia, até naqueles que antes eram estritamente masculinos, como os da construção civil, transportes e até mesmo no poder público. Segundo relatório divulgado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) no final do ano passado, pela 1ª vez na história as mulheres ocupam 50% dos postos de trabalho da América Latina. Também nunca se viu tantas mulheres chefes de Estado como atualmente, inclusive no Brasil, que elegeu a primeira Presidenta da sua história.

Além do mercado de trabalho, há outro mercado de olho no público feminino: o de consumo. As mulheres participam da decisão de compra de quase todos os itens da família, desde alimentos, vestuário até na compra do carro. Sabendo disso, mais e mais empresas investem em produtos para agradar e atrair esta exigente consumidora. Isto acontece até mesmo na hora de viajar de ônibus. Algumas empresas já criaram os assentos exclusivos para uso feminino, também já investiram em ônibus que dispõe de banheiros específicos para o uso delas, dando mais privacidade e conforto. Diferenciais como este podem valer muito a pena, uma vez que as mulheres são mais fiéis às marcas e produtos que os homens.

O Portal Rodoviariaonline tem orgulho de ter em seu quadro de clientes muitas mulheres, fortes e guerreiras!

Recebam estas lindas flores virtuais como símbolo de nosso respeito e admiração!

Dia Internacional da Mulher
PARABÉNS PELO SEU DIA!

Você também pode se interessar por