Blog

Viaje de ônibus e leve seu bicho de estimação com você!

Quem tem animais de estimação sabe que viajar é uma tarefa normalmente um pouco mais complicada. Nem sempre temos com quem deixá-los, e hotéis específicos para os pets podem ser bem caros. Mas você já imaginou a possibilidade de viajar de ônibus com cachorro?

  1. Levar o animalzinho com a família é uma ótima opção. Infelizmente, muitas pessoas não sabem como isso funciona em alguns meios de transporte. E é possível sim viajar de ônibus com cachorro. Algumas viações oferecem esse tipo de serviço, basta prestar atenção nos documentos e cuidados básicos para tornar o transporte do seu amigão uma experiência positiva!

Neste artigo vamos apresentar as principais regras a respeito do assunto. Boa leitura!viajar de ônibus com cachorro

Planeje-se bem para viajar de ônibus com cachorro

Antes de comprar suas passagens, pesquise as empresas que fazem o trecho para o destino desejado. Em seguida, entre em contato via e-mail ou telefone com essas companhias de transporte rodoviário e pergunte se permitem o transporte de animais. Avalie também se apresentam a estrutura necessária, como a existência de um espaço com iluminação e boa ventilação, caso não seja possível levá-lo com você.

Aproveite para perguntar sobre as exigências da empresa. Além das obrigações provenientes da legislação, cada viação tem seu próprio regimento interno e pode solicitar documentos e acessórios específicos para o transporte do pet.

Outro fator importante é que, de acordo com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o número máximo de animais permitidos por coletivo são dois. Portanto, você deve reservar os assentos e agendar o transporte do seu animalzinho com antecedência.

Descubra quais são os documentos necessários

Uma vez escolhida a empresa e com as passagens compradas, é hora de verificar a carteira de vacinação do seu bichinho. Este documento deve ser levado com você ao viajar de ônibus com cachorro ou gato.

Ele serve para comprovar que o animal está com a vacinação em dia. A vacina antirrábica, por exemplo, é obrigatória para cães e gatos com mais de 3 meses de vida. A imunização deve ser feita com, pelo menos, 30 dias antes da data da viagem.

É importante lembrar ainda que se o seu bichinho tiver menos de 90 dias não vale a pena expô-lo ao estresse da viagem. Isso pode comprometer sua saúde e acabar estragando seu passeio. É melhor esperar que ele cresça mais um pouquinho antes de tirá-lo de casa.

De acordo com as orientações encontradas na Instrução Normativa nº 18/2006 do Ministério da Agricultura, outro documento necessário é o atestado sanitário para o transporte de animais. Ele deve ser emitido com até 3 dias antes da viagem por um médico veterinário que tenha registro no conselho regional da classe.

No caso de viagens internacionais, também é necessário apresentar um Certificado Zoossanitário Internacional, que tem a validade de 8 dias.

Considere o tamanho do seu pet

viajar de ônibus com cachorro

Muitas vezes, na ansiedade de viajar de ônibus com cachorro, é comum se esquecer de buscar informações a respeito de se o animalzinho se enquadra nos padrões de peso e tamanho permitidos para viajar no coletivo.

As agências de ônibus seguem as orientações da ANTT. De acordo com sua disciplina, apenas os animais de pequeno e médio porte podem ser transportados. Isso quer dizer que, por mais manso e doce que seja o seu pet, caso você não preste atenção nisso é provável que seja impedido de embarcar.

Saiba como transportar corretamente seu animal

De posse da documentação necessária, é hora de providenciar uma caixa de transporte para o seu animal. Nesse ponto também vale a pena se informar junto à empresa de transporte rodoviário se existe algum padrão de medidas a ser seguido.

Para escolher a caixa que ofereça conforto e segurança ao animal, leve em consideração o material do produto. Ele deve ser resistente, sem saliências, e permitir que o bichinho consiga dar uma volta completa em torno de si mesmo tranquilamente.

Nos casos em que a soma do peso do animalzinho junto com a caixa de transporte não ultrapasse 10 kg, geralmente é possível levá-lo na cabine de passageiros. Neste caso, compre a poltrona ao seu lado e acomode seu amigo confortavelmente, aproveitando a sua companhia durante o trajeto.

Entenda quais animais podem ser transportados

Quem possui outros pets além de cães e gatos precisa consultar a legislação e as especificidades de cada espécie. Animais de grande porte não são permitidos e em alguns casos é necessário o uso de focinheira.

Quem se enquadra neste último caso, além dos documentos tradicionais, deve levar também um Guia de Trânsito Animal que os postos autorizados do Ministério da Agricultura costumam fornecer. É importante também estar de posse de um atestado de saúde.

Para transportar animais silvestres, além daqueles documentos, é fundamental ter uma autorização do IBAMA. O contrabando de animais selvagens é crime. Por isso, se você não fornecer todos os documentos e licenças necessários, pode acabar em uma situação bastante complicada.

Não deixe de consultar seu veterinário

viajar de ônibus com cachorro

Se você nunca viajou com seu animal de estimação, ou então sabe que ele costuma reagir mal às viagens, vale a pena conversar com seu veterinário. Além de fornecer as vacinas e licenças, ele conhece bastante sobre seu companheiro.

Por isso, em alguns casos ele pode receitar algum medicamento para deixar seu pet mais tranquilo ou evitar que ele passe mal e sofra no percurso. Ele também vai orientar você sobre a alimentação e os cuidados necessários durante o passeio. Dessa forma, a viagem vai ser boa tanto para você quanto para o seu “filho” de quatro patas.

Viajar de ônibus com cachorro e outros animais pode ser uma experiência bastante agradável e simples. Especialmente se você quer viajar sozinho, seu pet pode ser uma excelente companhia. Basta que você se planeje com antecedência, fique atento às regras e se certifique de que o animal se enquadra nos pré-requisitos e está com a documentação em dia.

Vale lembrar que nenhuma dessas dicas vale para o cão-guia. Esse tipo de animal pode acompanhar seu dono em qualquer tipo de transporte.

E então? Pronto para aproveitar a próxima viagem na companhia do seu animal de estimação? Acesse o nosso site e tire todas as suas dúvidas.

Você também pode se interessar por