Blog

Saiba como a higienização dos ônibus está sendo feita durante a pandemia

Como as pessoas continuam precisando se deslocar em tempos de coronavírus, os ônibus estão em funcionamento e devem seguir as medidas preventivas sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) informou que as empresas do segmento são orientadas a seguirem o protocolo de prevenção, como medidas de limpeza e cancelamento, remarcação e reembolso das passagens — o que varia conforme o estado e/ou município.

Já a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou a Resolução nº 5.893/2020, com medidas que empresas de transporte coletivo rodoviário interestadual devem adotar com relação à higienização, desinfecção e prevenção contra a Covid-19.

Quer saber mais sobre essas medidas de higienização dos ônibus durante a pandemia? Continue a leitura!

saiba-como-a-higienizacao-dos-onibus-esta-sendo-feita-durante-a-pandemia

Medidas de higienização dos ônibus adotadas pelas empresas

Estabelecer e garantir o cumprimento de um protocolo de higiene é a melhor forma de combater a proliferação do coronavírus. Confira abaixo as medidas adotadas pelas empresas de ônibus.

Transporte público

Os transportes coletivos precisam definir um protocolo para garantir a constante limpeza desses espaços onde há intensa circulação de pessoas. As prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro, por exemplo, determinaram que os terminais forneçam álcool em gel nos espaços públicos e administrativos para passageiros e profissionais da área.

Em relação aos veículos, também é determinado que haja limpeza total, especialmente em áreas de maior contato com as mãos, como sistema de ar-condicionado, catracas etc. Da mesma forma, os banheiros desses transportes devem contar com higienização adequada.

Quanto aos profissionais, como motoristas e cobradores, é necessário que eles higienizem as mãos com frequência, o que exige o fornecimento dos materiais específicos pelas empresas. E, ainda, agentes de segurança e da estação — responsáveis pelo atendimento em primeiros socorros — devem usar luvas, máscaras e óculos de proteção.

Outras medidas tomadas nesses estados e em muitos outros:

  • veiculação de campanhas educativas para orientar colaboradores e passageiros;
  • reforço da limpeza nas estações e nos trens;
  • liberação automática da abertura dos portões para não ser necessário o toque nos botões;
  • implantação de comitê interno para planejar e implementar as ações de combate ao vírus.

saiba-como-a-higienizacao-dos-onibus-esta-sendo-feita-durante-a-pandemia

Ônibus interestadual

Para que os ônibus interestaduais pudessem voltar conforme as recomendações dos órgãos de saúde, o setor anunciou um maior investimento em higienização dos veículos e dos locais de atendimento ao cliente.

De acordo com a Abrati, a cada viagem os veículos são higienizados nas garagens por dentro e por fora. A entidade também explica que a limpeza se dá com compostos químicos apropriados e que os reservatórios de água e sabão estão sempre abastecidos.

Ainda segundo a associação, as empresas de ônibus disponibilizam álcool para funcionários e clientes, bem como estimulam o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) para motoristas e outros colaboradores que fazem trabalho presencial. Por fim, a Abrati afirma que monitora constantemente a equipe para diminuir as chances de contágio.

Combater o coronavírus é um dever de todos, então é importante que você faça a sua parte também. Use máscara de forma adequada durante a viagem, mantenha as mãos limpas e cubra o rosto com a parte interna dos cotovelos ao espirrar e tossir. Além disso, evite os transportes clandestinos, que normalmente não oferecem a mesma segurança nem realizam a higienização dos ônibus como as empresas reguladas.

saiba-como-a-higienizacao-dos-onibus-esta-sendo-feita-durante-a-pandemia

Gostou do nosso post? Aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhe nossas atualizações de conteúdo. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram!

Você também pode se interessar por