Blog

Conheça cidades natais de 5 personalidades brasileiras

O Brasil tem 5.568 municípios, além do Distrito Federal e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha. Muitos deles seguem anônimos e alheios à maioria da população. Porém alguns ganham notoriedade por serem cidades natais de brasileiros famosos, nas mais diversas áreas. Quer conhecer alguns deles? Siga lendo a lista que o Portal Rodoviariaonline preparou.

Horizontina – RS, cidade natal de Gisele Bündchen

A pacata cidade, localizada no noroeste rio-grandense, com cerca de 20 mil habitantes, ganhou fama internacional. A responsável pelo feito é sua conterrânea top model Gisele Bündchen, horizontinense que hoje vive nos Estados Unidos com o marido e os filhos. Apesar disso, sempre quando pode, a modelo vem ao Brasil para visitar sua família de origem, que permanece vivendo na cidade. Ativista ambiental, Gisele também foi responsável por viabilizar, junto da família, o projeto “Água Limpa”, que visa melhorar a qualidade da água da cidade.

A modelo esteve na cidade na ocasião de lançamento do projeto Água Limpa, que recuperou a mata ciliar do rio da cidade. (Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini)
Implantado em 2009, o projeto plantou 40 mil árvores nas margens do rio local que, além de melhorar a qualidade da água, também aumentaram a biodiversidade regional, com aumento da vida selvagem e surgimento de outras espécies de planta. Que iniciativa! Muito amor pela natureza, pelas pessoas e, também, pela cidade natal, não é mesmo?

Laguna – SC, cidade natal de uma heroína

A histórica cidade de Laguna, localizada no litoral sul catarinense, é conhecida por suas belezas exuberantes, rodeada por dunas, lagoas e belas praias. Nas temporadas de verão, vive cheia de turistas. Inclusive, o carnaval de rua de Laguna é considerado uma das maiores festas populares do Brasil.

Laguna também é conhecida por ser a cidade natal de Anita Garibaldi (1821 – 1849), revolucionária brasileira que lutou na Guerra dos Farrapos ao lado do marido, o revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi (1807 – 1882). Pela cidade, várias menções a ela: a ponte estaiada Anita Garibaldi, que com 2.815 metros é a sexta maior ponte do país, que corta a lagoa Imaruí.

cidade natal - laguna
Casa de Anita, em Laguna, guarda objetos pessoais atribuídos a heroína da Revolução Farroupilha. (Foto: Prefeitura de Laguna)
Na Praça República Juliana, no centro histórico de Laguna, uma estátua em homenagem à heroína, a qual fica em frente ao Museu Histórico Anita Garibaldi. Esse prédio é um dos mais antigos do sul do Brasil, construído no século XVIII e que abrigou a Câmara de Vereadores e a Guarda Municipal da cidade. A alguns quarteirões dali, fica o Museu Casa de Anita, também conhecido como Casa Amarela, construção colonial possivelmente construída por volta de 1711. Também é possível visitar a Casa de Anita de forma virtual.

Guarapuava – PR, do interior para as telas

Localizada no centro-sul do estado do Paraná, Guarapuava tem cerca de 170 mil habitantes. É uma cidade bem estruturada, conta com belos parques, como Parque do Lago, com ampla área verde, que fica na região central da cidade. Guarapuava é também a cidade natal da atriz e cantora Larissa Manoela, que ficou famosa ao interpretar a Maria Joaquina, na versão brasileira do folhetim infantojuvenil Carrossel.

guarapuava
Larissa Manoela, o ícone teen nasceu em Guarapuava. (Foto: Reprodução/instagram)
O Parque das Araucárias é o ponto turístico de maior relevância do município paranaense, com quase 4 mil araucárias preservadas. Também abriga o Museu de Ciências Naturais da cidade, que conta com duas exposições permanentes relacionadas à história natural: A coleção de 7 mil peças João José Bigarella, composta por amostras de rochas, minerais, fósseis, conchas e outros animais marinhos, e a coleção entomológica Hipólito Schneider contendo cerca de 14 mil insetos colocados em exposição.

Pedro Leopoldo – MG, capital nacional da mediunidade

O município de Pedro Leopoldo, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, é a cidade natal do médium Chico Xavier (1910 – 2002). Há vários pontos na cidade que fazem menção ao seu ilustre cidadão, o mais importante nome do espiritismo brasileiro. Graças a ele, a cidade recebeu o título de “Capital Nacional da Mediunidade”, em 2020.

Na praça da cidade, onde fica a prefeitura, um busto do médium ornamenta o espaço público. A última casa onde o médium viveu antes de se mudar para Uberaba virou um espaço cultural e de preservação da memória de Chico Xavier. Na Casa de Chico Xavier, são expostas fotos, cartas e objetos pessoais atribuídos ao médium, além de oferecer atividades ligadas a arte, cultura, religião e assistência social. O “Caminhos de Luz de Chico Xavier” é um roteiro turístico da cidade que percorre os locais que marcaram a vida do médium mineiro, como a escola onde ele estudou quando criança.

pedro leopoldo
Busto de Chico Xavier ornamenta praça da sua cidade natal, Pedro Leopoldo. (Foto: Wikipedia)
Outra atração turística da simpática Pedro Leopoldo são as estações ferroviárias da cidade, construídas no século XIX que, embora, não operem mais para embarque de passageiros, foram restauradas e fazem parte do patrimônio histórico mineiro.

Leia também: 3 cidades brasileiras entre as mais antigas

Xapuri – AC, símbolo do Movimento Ambientalista Mundial

A história cidade de Xapuri é considerada o “berço” da Revolução Acriana e o símbolo do Movimento Ambientalista Mundial. O motivo? É a cidade natal de Chico Mendes, sindicalista, seringueiro e ambientalista brasileiro, assassinado em 1988. Chico Mendes dedicou a sua vida em defesa da Floresta Amazônica dos povos que dependem dela para viver.

A casa onde viveu até a sua morte virou o museu Casa de Chico Mendes, que atrai turistas e simpatizantes da causa ambientalista amazônica à cidade natal de Mendes. A construção de madeira de apenas 4 metros de largura foi tombada como Patrimônio Cultural Nacional do Acre pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o que lhe garante a preservação.

cidade natal - xapuri
Fachada da Casa Chico Mendes, onde o ambientalista viveu até ser morto, em 1988. (Foto: Acervo Iphan)
Nas paredes da casa, textos e fotos com legendas descrevem o passo a passo até a morte do ambientalista, símbolo de resistência e da preservação ambiental entre as décadas de 1970 e 80.

Achou o artigo interessante? Então compartilha com seus amigos para que eles também conheçam esses municípios brasileiros!

Você também pode se interessar por