Blog

3 cidades brasileiras entre as mais antigas

Há diversos motivos que levam uma pessoa a viajar. Um deles, é a paixão pela história, em desvelar acontecimentos do passado, percorrendo locais que, por si só, são grandes museus a céu aberto.

No Brasil, não é de admirar que as cidades mais antigas estejam na zona litorânea. Abaixo, listamos algumas que figuram entre as primeiras a se formarem logo após a chegada dos portugueses em território brasileiro. Com certeza, são cidades que valem a pena serem visitadas. Claro, quando viajar voltar a fazer parte da nossa vida, depois da pandemia.

Cananéia – SP

cidade-antiga
Detalhe do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, um dos atrativos de Cananéia. (Foto: Renato Mota – Flickr MTur)
A 265 km de distância da capital paulista, Cananéia é considerada o primeiro povoado formado no Brasil. Fundada em 1531, por Martim Afonso de Sousa, a cidade de 12 mil habitantes é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

O centro histórico de Cananéia guarda o ar bucólico de cidade de interior, e o passeio entre as ruas de pedra em meio aos casarios antigos (porém não tão antigos assim, datados dos séculos 18 e 19) é muito agradável. Na praça que leva o nome do fundador, um obelisco foi erguido em 1931, em comemoração ao 4º centenário do município. Na mesma praça está a Igreja São João Batista, fundada em 1577.

Além de ser uma das cidades mais antigas do Brasil, Cananéia também atrai turistas interessados em viver experiências próximos à natureza. Para quem curte o ecoturismo, a visita ao Parque Estadual da Ilha do Cardoso é obrigatória. Rodeada de Mata Atlântica, a ilha é rústica, a praia é limpa, porém não há grande infraestrutura para atender os visitantes. E há quem prefira desse jeito.

Vitória – ES

cidade-antiga
34 ilhas integram o território de Vitória, uma das cidades mais antigas do Brasil. (Foto: Fernando Madeira – MTur)
A Vila Nova do Espírito Santo – primeiro nome da cidade – foi fundada em 1551. Posteriormente, a cidade teve seu nome alterado para Vitória devido à grande batalha comandada pelo donatário da capitania, Vasco Fernandes Coutinho, contra os índios goitacás que povoavam a região.

A cidade é cercada pela Baía de Vitória, tendo em seu território 34 ilhas e uma parte do continente. Porém, a capital capixaba não foi é a cidade mais antiga do estado. Vila Velha foi fundada 16 anos antes e foi a primeira capital do Espírito Santo.

Além das belas praias que atraem turistas de todo o Brasil, o centro da cidade concentra diversas igrejas históricas, construídas em séculos passados. Como a Igreja do Rosário, construída em 1767, que mantém até hoje as características coloniais.

Leia também: 4 teatros brasileiros que você precisa conhecer

Olinda – PE

cidade-antiga
O belíssimo pôr do sol registrado no centro histórico de Olinda. (Foto: Walber Moura – MTur)
Fundada em 1535, Olinda é um verdadeiro museu a céu aberto dos tempos coloniais. Considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, a cidade conta com um conjunto de 20 templos barrocos, conventos e capelas. Os casarios antigos da cidade alta – como é chamado o centro histórico da cidade – encantam pelas cores e proporcionam uma viagem no tempo. Além disso, Olinda é a capital do frevo, por isso é muito procurada por turistas na época do Carnaval.

A arte é efervescente na cidade, para além do frevo. O artesanato feito em madeira, cerâmica e argila traduzem são características marcantes da cultura nordestina. E, claro, as exuberâncias das praias locais também são atrativos convincentes. Entre as mais procuradas, estão a praia dos Milagres, a Praia do Farol e a Praia da Casa Caiada, a mais frequentada pela proximidade do centro da cidade.

Gostou das dicas? Mesmo em tempos de reclusão, planejar a próxima viagem sempre nos deixa animados e esperançosos. Conte com o Portal Rodoviariaonline para tornar a próxima viagem realidade!

Você também pode se interessar por