Blog

4 teatros brasileiros que você precisa conhecer

As artes cênicas são uma das formas de expressão artística e cultural mais antigas da humanidade. Tanto, que o turismo cultural, que engloba teatros, museus e outros espetáculos, movimenta bilhões pelo mundo inteiro. Como seres humanos, somos atraídos pela expressividade das artes, sobretudo pela magia do teatro.

O Brasil não deixa a desejar quando o assunto são teatros cheios de história. São verdadeiras relíquias centenárias, que se mantém em pé e operantes até os dias de hoje.

O Portal Rodoviariaonline preparou uma lista com 4 teatros brasileiros que não podem ficar de fora do seu próximo roteiro de viagem cultural. Confira!

Teatro Municipal de Ouro Preto/MG

Não poderíamos começar essa lista sem dar prioridade ao nosso ancião. O teatro municipal de Ouro Preto, que nasceu como Casa de Ópera de Vila Rica, é o mais antigo teatro do continente americano que continua em funcionamento até os dias de hoje. Inaugurado em 6 de junho de 1770, em comemoração ao aniversário do Rei Don José I. Localizado no Largo do Carmo, a sua fachada pode passar quase despercebidamente em meio ao casario histórico, destacando-se apenas pela lira de Apolo esculpida em pedra – símbolo da música e das artes – em seu frontão triangular.

teatro
Teatro de Ouro Preto é o mais antigo em funcionamento nas Américas. (Foto: iphan.gov.br)
Com capacidade para 300 pessoas, as paredes centenárias do teatro de Ouro Preto foram testemunhas de verdadeiros espetáculos e intensa programação, sobretudo durante o período barroco. São três pavimentos distintos, onde distribuem-se plateia, camarote, frisas e galerias. Ao entrar nesse teatro, saboreie a sensação de estar voltando no tempo! Em 2015, o teatro passou por uma revitalização do sistema elétrico e de prevenção de acidentes, além de uma descupinização de uma das vigas principais da edificação.

Leia também: 4 museus online para visitar sem sair de casa

Teatro da Paz, Belém/PA

Inaugurado em 1878, o Theatro da Paz recebeu esse nome em homenagem ao fim da guerra do Paraguai, maior conflito armado que ocorreu na América do Sul. O teatro foi construído graças aos recursos gerados pela exportação do látex, durante o auge do ciclo da borracha, que fez da região Norte uma das mais ricas do país. Com estilo neoclássico, foi a primeira casa de espetáculos da Amazônia a ser erguida com características notáveis: mobiliário luxuoso, lustres de cristal, piso em mosaico de madeiras nobres e paredes com ornamentos revestidos em ouro. O teatro, com capacidade para acomodar 900 pessoas, é considerado um dos teatros-monumentos do país, segundo o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Teatro São Pedro, Porto Alegre/RS

A construção do Theatro São Pedro foi a realização de um desejo antigo de governantes da então Província de São Pedro em oferecer um espaço de manifestação cultural e artes à população local. Sonho que teve de ser adiado por anos por conta da Revolução Farroupilha, que eclodiu em 1835. Por isso sua inauguração aconteceu apenas em 1858. O traçado neoclássico do projeto original foi dado pelo arquiteto alemão Georg Karl Phillip Theodor von Normann. Foi no teatro São Pedro, também, que os porto alegrenses tiveram a primeira exibição cinematográfica da cidade, em 1901.

teatro
A construção do Theatro São Pedro teve de ser adiada, por conta da Revolução Farroupilha. (Foto: Marcelo Nunes)
Durante a década de 1970, o teatro passou por uma série de reformas, e o miolo todo foi reformado em busca de resgatar a volumetria e a acústica original. Conheça mais sobre esse fabuloso teatro visitando o site oficial.

 Theatro Municipal de São Paulo

Cartão postal da capital paulista, o centenário Theatro Municipal de São Paulo já foi palco de muitos momentos históricos. Inclusive a sua própria inauguração, em 12 de setembro de 1911, foi marcada por uma multidão de 20 mil pessoas que se aglomeraram do lado de fora, esperando suas portas se abrirem. Porém, a entrada ao recém-inaugurado espaço foi privilégio de poucos convidados. A construção luxuosa, visivelmente erguida influenciada pelas casas de ópera europeias, era um desejo da burguesia paulistana, que queria ter um espaço que estivesse à altura de suas posses e pudesse receber óperas e espetáculos teatrais de outros países.

Pelo palco do Municipal passaram as mais importantes companhias da primeira metade do século 20, trazendo nomes como Enrico Caruso, Maria Callas, Bidu Sayão, Arturo Toscanini, Camargo Guarnieri, Villa-Lobos, Francisco Mignone, Ana Pawlova, Arthur Rubinstein, Claudio Arrau, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Isadora Duncan, Nijinsky e Baryshnikov, dentre muitos outros. Indo sempre além da cena clássica, coroou sua vocação cosmopolita ao receber um dos principais eventos da história das artes no Brasil, a SEMANA DE 22, de Mário e Oswald de Andrade, Anita Malfatti e tantos outros jovens célebres que deram início ao movimento modernista brasileiro.

Em tempos normais (sem pandemia), o saguão do teatro fica aberto à visitação todas as terças-feiras, das 10 às 16 horas. Para mais informações sobre o municipal, visite o site oficial.

Você também pode se interessar por