Blog

Carnaval: preparado para fugir da folia?

Carnaval chegando, e grande parte dos brasileiros já está preparando suas malas para curtir cinco dias de muita folia, festa e música.

Porém, há um outro grupo de pessoas que segue no sentido contrário da multidão de foliões: busca destinos turísticos para se divertir e relaxar longe das marchinhas típicas e dos blocos de rua, que tornam cada metro quadrado de uma avenida muito disputado. Você faz parte das pessoas que procuram férias no carnaval?

Para este grupo de foliões (só que não!), nós listamos algumas sugestões de lugares que apresentam nota zero no quesito “evolução de escola de samba e blocos de rua” e nota dez no quesito “abre alas que eu quero passar bem tranquilo o carnaval”. Dá só uma olhada nesses locais pra fugir do carnaval!

Gramado e Canela (RS)

Começando pelo Sul do Brasil, não podemos deixar de fora a bela e agradável cidade de Gramado. Visitando Gramado no feriado do carnaval, você se afasta das comemorações carnavalescas, mas não da multidão! Por ser um destino turístico, há muitas pessoas que aproveitam os dias de folga para visitar a cidade e usufruir de suas atrações, culinária, vinhos e belezas naturais.

Se esta é sua opção, aproveite para visitar a cidade de Canela, vizinha de Gramado. Com arquitetura de forte influência germânica, Canela tem, entre os principais pontos turísticos, a Cascata do Caracol, o Parque da Ferradura e a exuberante Catedral da Pedra, localizada no centro da cidade. É um lindo lugar para viajar a dois.

Gramado RS

Cânion Guartelá

Subindo em direção ao Norte, o Cânion Guartelá é uma ótima opção para quem quer fugir do carnaval e de grandes multidões. Situado entre os municípios de Castro e Tibagi, a 200 quilômetros de Curitiba, o cânion é o sexto maior do mundo em extensão, com 30 quilômetros. Dentro do cânion está o Parque Estadual do Guartelá, que abriga inúmeras quedas d’água, corredeiras, vales profundos e inscrições rupestres.

Há inúmeras atividades para se fazer no local, como passeios de cavalo e bicicleta, além de outros alternativos, como caminhadas até as cachoeiras da cidade de Tibagi.

fugir do carnaval

Ilha do Cardoso

Para quem dispensa a folia do carnaval, mas não consegue abrir mão de alguns dias no litoral, uma boa opção é visitar a Ilha do Cardoso. Localizado no litoral sul de São Paulo, o local é pouquíssimo explorado e muito preservado, onde 90% da ilha é coberta pela mata atlântica nativa e não há energia elétrica, apenas geradores. Praias, desertas, trilhas, piscinas naturais e cachoeiras são alguns dos atrativos da Ilha do Cardoso.

A travessia até a ilha é feita de escuna ou de voadeira, saindo da cidade de Cananéia. A primeira opção é mais barata, porém demora mais. As travessias de voadeira custam em média o dobro, mas o tempo no mar é de apenas 50 minutos, frente as 3 horas da escuna.

ilha do cardoso

Bonito-MS

Já no Centro-Oeste do Brasil, a dica é o município de Bonito, em Mato Grosso do Sul, um dos destinos turísticos mais bonitos do estado. Ideal para os adeptos do turismo de aventura, as belas paisagens de Bonito, com seus rios de águas cristalinas, cachoeiras e suas cavernas, são cenário para a prática de várias atividades esportivas de aventura. Você poderá aproveitar o rapel, o rafting, o arvorismo, mergulho, entre outros.

As paisagens são de tirar o fôlego. E acredite: se você não se programar e montar um roteiro para o feriado, não vai conseguir ver nem metade de todos os atrativos da cidade!

fugir do carnaval

Domingos Martins (ES)

A região serrana do Espírito Santo também guarda uma verdadeira joia: a cidade de Domingos Martins. Distante apenas 40 quilômetros da capital Vitória, a cidade, com cerca de 35 mil habitantes, exibe um ar bucólico e é perfeita para fugir do carnaval. Colonizada por alemães e italianos, é fortemente influenciada pelas culturas europeias, seja em sua arquitetura, costumes e culinária.

A cidade guarda um dos principais pontos turísticos capixabas: a Pedra Azul, formação rochosa de quase dois mil metros de altura de coloração azulada, que fica dentro do Parque da Pedra Azul. Prepare os tênis e as roupas de caminhada: estando lá, você vai precisar!

pedra azul espirito santo

Jalapão (TO)

O Parque Estadual do Jalapão está localizado no estado do Tocantins e é um destino pouco explorado, ideal para quem deseja fugir da folia e ter verdadeiras férias no carnaval. A baixa densidade de habitantes garante silêncio, tranquilidade e toda a paz do mundo para seus visitantes.

Se você curte desfrutar a natureza, no parque está à sua disposição uma das mais belas paisagens do nosso país. A fauna e a flora são diversas e espalhadas nos 34.000 m² de extensão do parque. Ele ainda conta com rios, lagos e cachoeiras de água cristalina, ideais para aqueles mergulhos que renovam as suas energias.

Caldas Novas (GO)

Um dos destinos mais receptivos do País e que abriga o maior manancial de águas termais do mundo é Caldas Novas. O destino fica em Goiás e é incrível para quem deseja viajar com crianças e idosos.

As águas quentinhas, combinadas com a boa infraestrutura do local, tornam Caldas Novas um lugar maravilhoso para vivenciar a tranquilidade em família — e ficar sem nenhum sinal de agito, barulhos e folia. Outra grande vantagem é que o lugar é mais procurado nos períodos de outono e inverno. Portanto, os valores de hospedagem durante o carnaval tendem a ficar mais em conta.

São Bento do Sapucaí (SP)

Outra dica paradisíaca fica na Serra da Mantiqueira, na divisa de São Paulo com Minas Gerais. São Bento do Sapucaí conta com locais charmosos para hospedagem, bons lugares para comer e um artesanato refinado.

Seu ponto positivo mais forte, no entanto, são as belezas naturais. Quem deseja contato com a natureza ou quer explorar seu lado mais aventureiro pode aproveitar intensamente o local. São Bento do Sapucaí fica próximo a São José dos Campos e, partindo de São Paulo, é possível chegar de ônibus. Não deixe de visitar o Complexo da Pedra do Baú!

Caraíva (BA)

Quem pensa que a Bahia é somente um destino dos foliões mais alegres e agitados está muito enganado. Caraíva é uma cidade pequena, situada ao sul da Bahia, sendo um destino turístico que garante toda a tranquilidade para quem prefere ficar bem distante do carnaval.

As praias e rios da cidade são realmente paradisíacos e bem conservados. Por isso, Caraíva é considerado um dos destinos mais bonitos do País. Na antiga vila dos pescadores, você consegue encontrar boas opções para hospedagem e ótimos restaurantes típicos.

fugir do carnaval

Icaraí de Amontada (CE)

Também no Nordeste, mas dessa vez no Ceará, está Icaraí de Amontada. Um lindo lugar com boas pousadas e que não é muito explorado pelos turistas. Lá você poderá nadar nas piscinas naturais, fazer trilhas na mata nativa, curtir a praia. Poderá ainda fazer esportes radicais, como o kitesurf, caso tenha interesse.

O local é o ponto de fuga de quem vive em Fortaleza e deseja passar longe da badalação dos blocos de carnaval.

Com esses destinos turísticos, o período carnavalesco será de descanso e muita atividade em contato na natureza! Nada melhor para quem busca relaxar e ter férias no carnaval, não acha?

Se você curtiu as dicas deste post para fugir do carnaval e não deseja perder outros artigos interessantes como este, baixe nosso guia que tem mais destinos para fugir ou curti o Carnaval.

Você também pode se interessar por