Blog

SIM – Semana Internacional de Música de São Paulo

De 7 a 11 de dezembro, a cidade de São Paulo é palco da quarta edição da SIM – Semana Internacional de Música, evento já consagrado do calendário de feiras de negócios da música da América Latina. Durante os cinco dias de realização da SIM, a cidade reúne profissionais dos mais diversos setores da indústria da música, além de artistas, críticos e imprensa em geral do Brasil e de outros países.

A Semana Internacional da Música de São Paulo se divide em três pilares: o primeiro é a exposição de novas tendências musicais de todo o mundo, a qual recebe o nome de SIM Live. Este braço contempla as apresentações ao vivo de bandas e artistas, que acontecerão durante o dia no Centro Cultural São Paulo, e os shows e festas que movimentarão o cenário noturno da cidade. Ao todo, o público poderá curtir 77 shows espalhados por São Paulo. O segundo pilar da SIM é a parte chamada de Convention, a qual trará palestras, workshops e debates sobre diversos temas ligados ao universo da música. Ao total, serão 48 painéis que movimentarão os profissionais e criarão um amplo espaço de troca de experiências e conhecimento entre o público brasileiro e convidados que virão de mais de 12 países como Suécia, Suíça, França, Canadá, Estados Unidos, etc. A terceira – e não menos importante – base da Semana Internacional da Música de Sampa é a chamada Business e Networking, que tem o intuito de aproximar profissionais da música que procuram parceiros brasileiros ou estrangeiros.

Semana Internacional da Música
Liniker convida Elza Soares para a abertura da SIM São Paulo. (Foto: Pedro Margherito / divulgação)
Mas a principal novidade desta quarta edição são as atividades de formação de base e cidadania, além de conteúdo extra para o aprimoramento profissional. Serão palestras e workshops com temas diversos, como sustentabilidade, ética, política, tecnologia, economia criativa, entre outros, além de atividades e oficinas para crianças e a expansão da SIM SOCIAL, com mais ações de conexão com a periferia de São Paulo e um grande evento dia 11/12.

A abertura da Semana Internacional de Música de São Paulo acontece nesta quarta-feira, dia 7, no auditório Ibirapuera e, depois do coquetel, o público vai curtir dois grandes shows: o da cantora carioca Mahmundi, eleita cantora revelação pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Depois será a vez da banda Liniker e os Caramelows, que sobem ao palco da companhia especial de Elza Soares, ícone da música brasileira.

Para saber toda a programação da SIM São Paulo, visite o site oficial do evento.

(Por Renata Sklaski)