Blog

Ilha Grande – paraíso no litoral fluminense

Se você está em busca de um destino litorâneo que possa agregar descanso e, ao mesmo tempo, atividades, passeios e interação com a natureza, certamente a Ilha Grande deve estar no topo da sua lista. A ilha é a maior pertencente ao município de Angra dos Reis, com uma área de 193 km². O grande diferencial da Ilha Grande é o acesso: não há ponte ou balsas que permitam a entrada de veículos motorizados. Para se chegar lá, é necessário pegar um barco e uma vez na ilha, seu meio de transporte será seus pés!

Antes de se aventurar na Ilha Grande, é importante definir quais praias e atrativos deseja conhecer, pois isto também influencia na hora de escolher o local de partida da travessia marítima. No continente, há três opções de locais de embarque: no centro de Mangaratiba, no centro de Angra dos Reis (lá há 4 pontos diferentes de embarque) e Conceição de Jacareí (um bairro de Mangaratiba que faz divisa com Angra). Outra alternativa é ponta do cais, em Paraty. Cada local leva para pontos diferentes da ilha, por isso a importância de saber antes em qual local irá se hospedar, para desembarcar na região desejada.

Há cerca de 113 praias na Ilha Grande, para algumas o acesso é feito por trilhas centenárias em meio a mata ou beirando o mar ou há a opção de ir via oceano, a bordo de escunas ou lanchas. Para algumas praias o acesso é feito apenas por mar.

A praia mais famosa de Ilha Grande é Lopes Mendes, considerada uma das mais belas de todo o litoral brasileiro. Com 3km de extensão, apresenta areia branca e firme e águas cristalinas. O mar é agitado, porém pouco profundo, propício à prática de surfe. A praia é praticamente deserta, não há comércio no local, na temporada apenas alguns vendedores ambulantes oferecem bebidas e sanduíches naturais. O acesso à praia é feito via barcos ou via trilhas, porém quem deseja ir por terra deve se preparar para cerca de 1 hora de caminhada. O que muitos acabam fazendo é ir a pé e voltar de barco ou alugar uma bicicleta em Vila Abraão e encarar a trilha T12, a mais longa até Lopes Mendes (cerca de 6 km). Todas as trilhas são numeradas, o que facilita a localização e deslocamento.

ilha grande
Lopes Mendes, uma das mais belas praias do litoral brasileiro. (Foto: ilhagrande.com.br)
Para quem prefere água doce ao invés de água salgada, vai adorar conhecer a Cachoeira da Feiticeira, outro famoso atrativo de Ilha Grande. Para conhecer a cachoeira, é necessário fazer uma caminhada em meio à mata em uma trilha  com subidas e descidas, trechos com vegetação mais fechada e rala. O percurso é considerado de esforço médio, porém a beleza da queda d’água de 15 metros de altura compensa. O escorregador de pedras e a piscina natural complementam o espetáculo da natureza. Para os mais aventureiros, há opção de fazer rapel na cachoeira.

Outro local que está entre os preferidos dos turistas que passam por Ilha Grande é a Lagoa Azul. Com nome inspirado no clássico do cinema dos anos 80, a Lagoa Azul é um dos pontos turísticos mais badalados da ilha, perfeito para pratica snorkel e se encantar com a riqueza da vida marítima. A piscina natural de fundo arenoso e algumas rochas fica entre duas ilhotas na região histórica de Freguesia de Santana, próxima de outras praias maravilhosas, como Grumixama, Baleia, Freguesia sul e norte. A hospedagem mais próxima da Lagoa Azul é a Enseada do Bananal, local que alia comodidade, descanso e uma boa localização para visitar os belos atrativos de Ilha Grande.

ilha grande
Na Lagoa Azul, banhistas nadam entre peixes. (Foto: ilhagrande.com.br)
Se você gostou da dica e quer saber mais sobre este paraíso fluminense, acesse o site www.ilhagrande.com.br que traz muitas informações importantes como dicas de trajetos, hospedagens e restaurantes, sendo um dos guias mais completos de Ilha Grande! Depois basta comprar suas passagens em nosso portal e aproveitar a viagem!

(Por Renata Sklaski)