Blog

Vivência capixaba: saiba o que fazer em Vila Velha (ES)

O Espírito Santo nem sempre é o primeiro estado lembrado quando pensamos no turismo da Região Sudeste. No entanto, a verdade é que as terras capixabas têm potencial de encantar seus visitantes. E não estamos falando de Vitória: a cidade vizinha é o destaque da vez. Mas você sabe o que fazer em Vila Velha?

Esse, que é o município mais antigo do estado, é tão ou mais procurado pelos turistas do que a capital. Afinal, atrações não faltam. Logo na entrada da cidade, as pontes que ligam Vitória à Vila Velha já são um verdadeiro cartão-postal.

Veja, neste post, outros motivos para marcar esse destino na agenda!

Praias lindíssimas

Se você não dispensa uma boa praia, Vila Velha não decepciona: são 32 km de mar e areia no litoral. Inclusive, a cidade reserva algumas das mais procuradas no Espírito Santo, como a Praia da Costa. Com ótima infraestrutura, faixa de areia larga e um mar calmo, essa opção é uma das preferidas dos turistas.

A deserta e tranquila Praia da Barra do Jucu, localizada em uma antiga vila de pescadores, também merece a visita. Outra que chama atenção é a Praia da Baleia, uma das mais limpas do estado e com ondas fortes que agradam aos apreciadores do surfe.

Convento da Penha

Um ponto turístico praticamente obrigatório é o Convento de Nossa Senhora da Penha. Fundado em 1558, poucas décadas após a chegada dos portugueses ao Brasil, o local é um dos santuários religiosos mais antigos do país e, também, um cartão-postal do Espírito Santo.

A construção foi feita no topo de uma montanha de 154 m de altura. Então, lá de cima é possível ter uma visão privilegiada de toda a cidade de Vila Velha. Aproveite a visita para conhecer a Gruta do Frei Pedro Palácios, que fica no pé do morro.

Forte da Barra

Ainda no clima de história, outra atração famosa é o Forte de São Francisco Xavier de Piratininga — ou, simplesmente, o Forte da Barra. Construído em 1535, o complexo militar se localiza na enseada de Inhoã, em frente a um mar de águas cristalinas.

Além da vista privilegiada e de proporcionar um passeio no tempo, o local ainda abriga um Centro Cultural, que recebe diversas atrações e exposições o ano todo. O objetivo é manter viva a história do estado.

Museu da Vale

Quer mais dicas sobre o que fazer em Vila Velha? Então, marque na lista o Museu da Vale, construído em uma antiga estação ferroviária da cidade. O local abriga um acervo valioso com documentos e artefatos relacionados à construção da Estrada de Ferro que ligava Vitória a Minas Gerais.

O Museu também recebe mostras temporárias de artistas internacionais e nacionais, shows musicais e outras apresentações culturais. Então, o passeio não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem!

Fábrica de chocolate

Nem só de praias e atrações históricas vive um turista, não é? Para os apreciadores do chocolate, a fábrica da Garoto não passa despercebida. Aliás, nem teria como, já que é a maior fábrica de chocolates da América Latina e recebe quase 400 pessoas todos os dias para visitação.

No Chocotour, o turista conhece todos os passos da produção de bombons e ainda aproveita uma degustação no fim do passeio. No local, também há um museu que conta a história da marca e uma loja de produtos da Garoto. Não se esqueça de agendar a visita previamente!

Morro do Moreno

O Espírito Santo também agrada aos turistas mais radicais. Em Vila Velha, o destaque do turismo de aventura é o Morro do Moreno, repleto de trilhas, contato com a natureza, uma visão estonteante da cidade e a possibilidade de pular de parapente ou fazer rapel.

Depois de se divertir lá em cima, a dica é descer a ladeira — a pé ou de bike — e contornar o morro até chegar à famosa piscina natural. Antes de chegar lá, o visitante tem uma bela visão da Ilha da Baleia e ainda passa por restaurantes locais para um bom almoço.

Triângulo de Vila Velha

A noite capixaba também não decepciona os mais animados. O Triângulo de Vila Velha é como é conhecida a Rua Deolindo Perim. No quarteirão, estão concentrados os mais agitados bares, restaurantes e casas noturnas da cidade.

O local é um ponto de encontro e tem opções de culinária e bebidas para todos os gostos. Além disso, há música ao vivo quase todos os dias no chamado “reduto boêmio”. O acesso é fácil e a infraestrutura merece elogios.

Para completar, o Triângulo de Vila Velha fica a poucos metros da Praia de Itaparica, que tem areias e águas limpíssimas. Os turistas podem, dessa forma, fechar a noite depois de aproveitar os petiscos do quarteirão com um tranquilo passeio pela orla da praia.

Ônibus turísticos

Uma sugestão para quem gosta de aproveitar verdadeiramente o destino é andar no Bustour, o ônibus turístico que passa por Vila Velha e Vitória. O passeio dura o dia todo e passa pelas principais atrações das duas cidades, com paradas para visitação e intervalo para almoço.

Se você não quiser dispensar um dia todo nesse roteiro, também há uma linha de ônibus turístico que se concentra na cidade, a “Descubra Vila Velha”. Nela, os passeios duram pouco menos de duas horas e o turista pode desembarcar e embarcar nas várias paradas do circuito.

Antes de planejar o roteiro, anote: as melhores épocas para visitar a cidade são o outono e o inverno. Apesar de as praias serem convidativas no verão, os meses de outubro até janeiro costumam ser muito movimentados, os preços ficam mais elevados e, ainda por cima, chove bastante.

Viu como há muito o que fazer em Vila Velha? Vale a pena esperar os meses secos, de fevereiro a setembro, para curtir ao máximo. Não se preocupe: no Espírito Santo, costuma fazer calor o ano todo. Para chegar à cidade, apesar de a vizinha Vitória contar com aeroporto, a viagem de ônibus partindo dos estados próximos é muito vantajosa.

Agora que você já sabe o que fazer em Vila Velha, que tal conhecer outros destinos imperdíveis no Brasil? Assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail dicas de viagem e de lugares incríveis para visitar!

Você também pode se interessar por