Blog

4 motivos para visitar Foz do Iguaçu

Quer saber a melhor época para visitar Foz do Iguaçu? No fim do verão. Com o aumento das chuvas no fim da estação, o volume das cachoeiras do cartão postal da cidade aumenta, e torna o espetáculo ainda maior. Sem contar que o clima quente segue favorável para atividades na água. Inclusive, para aproveitar as ótimas estruturas que fazem parte de um dos maiores parques hoteleiros do país.

Situado no oeste do Estado do Paraná, este município conhecido internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. É o segundo destino brasileiro mais procurado por turistas estrangeiros e o número um da região sul do país.

Foz do Iguaçu é o destino perfeito para quem pretende aproveitar os dias desfrutando de passeios em meio à natureza, mas que também gosta de umas comprinhas. Afinal, a proximidade do vizinho Paraguai ajuda quem quer fazer compras, principalmente de eletrônicos.

Veja abaixo os 4 principais motivos que tornam a cidade um dos pólos turísticos brasileiros mais disputados entre brasileiros e estrangeiros.

Cataratas do Iguaçu

Foz do Iguaçu
O espetáculo das Cataratas do Iguaçu. (Foto: Wikipédia)

As Cataratas do Iguaçu recebem, em média, 2,5 milhões de turistas por ano. Cartão postal da cidade, do Paraná e do Brasil, com mais de 275 quedas d’água do Rio Iguaçu, as cataratas paranaenses estão entre as mais espetaculares do mundo. Localizadas na área do Parque Nacional do Iguaçu, apenas 20% das cataratas estão em solo brasileiro, os 80% restantes ficam do lado argentino da fronteira. As cataratas apresentam uma taxa média de fluxo de água de 1.746 m³/s, e a altura de suas quedas variam desde 30 até 150 metros, sendo que as maiores estão no local conhecido como Garganta do Diabo. A visita já começa com uma verdadeira imersão na natureza, uma vez que o acesso à elas é feito por meio de trilhas no meio da mata.

O Parque Nacional do Iguaçu que abriga as cataratas foi tombado, em 1986, pela UNESCO. É considerado Patrimônio Natural da Humanidade, além de ser uma das mais importantes reservas de Floresta Atlântica do Estado do Paraná.

Parque das Aves

Foz do Iguaçu
Exemplar do tucano-toco. (Foto: parquedasaves.com.br)

Próximo das cataratas, está localizado o Parque das Aves, um dos maiores da América Latina. Criado em 1994, o parque abriga cerca de 1.000 aves de 150 espécies nativas brasileiras, que podem ser admirados bem de perto pelos visitantes. É a única instituição do mundo focada em preservar as aves nativas da Mata Atlântica. O passeio é feito por trilhas no meio da mata, onde o visitante encontra os viveiros de observação onde, em alguns deles, é possível entrar. A experiência é marcante, principalmente para as crianças. Então, a visita ao Parque das Aves em Foz do Iguaçu é imperdível para toda a família.

Devido ao momento de epidemia mundial da Covid-19, o parque adotou uma série de protocolos para garantir a segurança e saúde dos visitantes e funcionários. As medidas podem ser conferidas aqui.

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Visitar a Usina Hidrelétrica de Itaipu é estar diante de uma das maiores construções feitas pelo homem. Construída entre 1975 e 1982, no Rio Paraná, numa parceria que envolveu os governos do Paraguai e do Brasil, Itaipu é a maior usina hidrelétrica brasileira e faz parte da lista das 7 maravilhas do mundo moderno, criada em 1995 pela revista norte-americana Popular Mechanics. Estima-se que 500 mil pessoas visitam a Itaipu anualmente.

O passeio pelas instalações da hidrelétrica traz opções para todos os gostos (e bolsos). A visita panorâmica permite ao visitante ter ideia da grandiosidade de Itaipu externamente, tendo uma ampla visão dos 8km de extensão e 170 metros de altura da barragem. Mas se você tem curiosidade de saber como a usina funciona por dentro, a melhor opção é o Circuito Especial que, na companhia de guias trilíngues, adentram a arquitetura côncava da usina, sentindo, ao tocar nas paredes, a pulsação constante gerada pelo fluxo da água em direção das turbinas geradoras de energia. Um emocionante aprendizado, que nos faz pensar que mesmo a lâmpada que acende dentro de casa depende da força da natureza para funcionar.

Foz do Iguaçu
Vista de um dos mirantes de Itaipu. (Foto: www.turismoitaipu.com.br)

Ciudad del Este

E quem tem curiosidade de conhecer nosso país vizinho Paraguai, mais precisamente Ciudad del Este, basta cruzar a famosa Ponte da Amizade, sobre o Rio Paraná. A cidade paraguaia é a terceira maior zona franca de comércio do mundo, ficando atrás apenas de Miami e Hong Kong. E, claro, muitos turistas que vão para Foz do Iguaçu cruzam a fronteira em busca de produtos, principalmente eletrônicos, vendidos a preços baixos. Mas cuidado para não se empolgar nas compras e ultrapassar a cota de quinhentos dólares por pessoa, correndo o risco de ficar preso na alfândega.

E aí, ficou animado? Não perca tempo, garanta suas passagens de ônibus com a Rodoviariaonline e caia na estrada. Mas antes de viajar, confira as medidas de segurança adotadas durante a pandemia.

 

Você também pode se interessar por