As férias escolares de verão deste ano serão menores, já que o calendário do ano letivo terá uma interrupção maior na metade do ano, por conta da Copa do Mundo. E se você está pensando em aproveitar o restante dos dias livres viajando, sugerimos visitar Foz do Iguaçu, a terra das Cataratas. Esta é a melhor época do ano para se fazer isto! O motivo são as chuvas de verão, que aumentam o volume das águas e tornam o espetáculo da natureza ainda maior.
Situado no oeste do Estado do Paraná, este município conhecido internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, é o segundo destino brasileiro mais procurado por turistas estrangeiros e o número um da região Sul do país.
Tendo como principal atração turística as cataratas, Foz do Iguaçu proporciona dias de passeios intensos em meio à natureza. Conheça um pouco mais sobre a cidade!
Cataratas do Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu, abriga as cataratas, foi tombado, em 1986, pela UNESCO, Patrimônio Natural da Humanidade e é uma das mais importantes reservas de Floresta Atlântica do Estado do Paraná.
Parque das Aves
Usina Hidrelétrica de Itaipu
Visitar a Usina Hidrelétrica de Itaipu é estar diante de uma das maiores construções feitas pelo homem. Construída entre 1975 e 1982, no Rio Paraná, numa parceria que envolveu os governos do Paraguai e do Brasil, Itaipu é a maior usina hidrelétrica brasileira e faz parte da lista das 7 maravilhas do mundo moderno, criada em 1995 pela revista norte-americana Popular Mechanics.
A visita pelas instalações da hidrelétrica traz opções para todos os gostos (e bolsos). A visita panorâmica permite ao visitante ter ideia da grandiosidade de Itaipu externamente, tendo uma ampla visão dos 8km de extensão e 170 metros de altura da barragem. Mas se você tem curiosidade de saber como a usina funciona por dentro, a melhor opção é o Circuito Especial que, na companhia de guias trilingues, adentram a arquitetura côncava da usina, sentindo, ao tocar nas paredes, a pulsação constante gerada pelo fluxo da água em direção das turbinas geradoras de energia. Um emocionante aprendizado, que nos faz pensar que mesmo a lâmpada que acende dentro de casa depende da força da natureza para funcionar.
E quem tem curiosidade de conhecer nosso país vizinho Paraguai, mais precisamente Ciudad del Este, basta cruzar a famosa Ponte da Amizade, sobre o Rio Paraná. A cidade paraguaia é a terceira maior zona franca de comércio do mundo, ficando atrás apenas de Miami e Hong Kong. E, claro, muitos turistas que vão para Foz do Iguaçu cruzam a fronteira em busca de produtos, principalmente eletrônicos, vendidos a preços baixos. Mas cuidado para não se empolgar nas compras e ultrapassar a cota de trezentos dólares por pessoa, correndo o risco de ficar preso na alfândega.
E aí, ficou animado? Não perca tempo, garanta suas passagens com a Rodoviariaonline e caia na estrada, para curtir as últimas semanas de férias em grande estilo!
(Por Renata Sklaski)