Blog

6 vantagens de viajar para Recife!

viajar para recife

Ah, o Nordeste! As praias, o calor, a comida de sabores fortes e o povo acolhedor fazem dessa região do país uma das mais procuradas pelos turistas brasileiros e estrangeiros. Entre os destinos imperdíveis, está a capital de Pernambuco. Viajar para Recife no Carnaval é exatamente o que você estava procurando!

Uma explosão de cultura invade as ruas da capital pernambucana nessa época de festas. Assim como a vizinha, Olinda, Recife é famosa pelos bonecos gigantes, pelo frevo e pelas cores vibrantes. Mas não é só o Carnaval que chama a atenção na cidade: as praias são de tirar o fôlego!

Por isso, confira nosso texto com seis vantagens de viajar para Recife e não perca a oportunidade de aproveitar o feriado nesse destino encantador!

1. Carnaval irresistível

viajar para recife

O Carnaval de Recife é um dos mais procurados no Brasil. Tamanha popularidade não é por acaso: ele é riquíssimo em diversidade e tem atrações para todos os gostos. Muito axé, maracatu, frevo, samba e ritmos africanos marcam presença.

A programação inclui toda a semana de feriado e é cuidadosamente planejada pela cidade. Entre as atrações, estão shows com grandes nomes da música brasileira, apresentações populares e desfiles. Para o turista, vale a pena aproveitar o feriado entre Recife e Olinda.

O Carnaval na cidade vizinha é outro show: muito frevo, maracatu e os icônicos bonecos de Olinda invadem as ruas e mantêm a tradição local viva. Os turistas se juntam aos foliões e é impossível não se deixar invadir por um espírito de festa e alegria. Já dá para se programar para o próximo, não é?

2. Ótimas opções de hospedagem

No planejamento das suas viagens, você costuma quebrar a cabeça para achar um hotel bom, barato e próximo aos principais atrativos turísticos do destino escolhido? Na capital pernambucana, não há esse problema. Quem viaja para Recife normalmente fica em Boa Viagem, um bairro grande e famoso por ser a principal região hoteleira da cidade.

E o melhor: a rede de edifícios com quartos em valores variados se estende por toda a costa da Praia de Boa Viagem, banhada pelo Oceano Atlântico e com excelente infraestrutura. No bairro, você encontra desde hostels baratíssimos até hotéis cinco estrelas.

Além disso, Boa Viagem é bastante badalada e, por si só, já garante bons momentos aos viajantes. A orla é cheia de barzinhos e restaurantes, além de ter um comércio movimentado e algumas atrações culturais pelo local.

3. Praias deliciosas

viajar para recife

Falar em Nordeste e não se lembrar das praias é quase impossível, não é? O litoral pernambucano é um dos mais bonitos do Brasil, e a capital do estado reúne algumas das praias mais procuradas de todo o país.

Além da famosa Praia de Boa Viagem, da qual já falamos, marque na lista a Praia do Pina. Apesar de ser bastante frequentada, a faixa de areia branca é muito bem-cuidada e a água verdinha é cristalina. No local, é comum ver moradores e turistas praticando o kitesurf.

Agora, uma das grandes vantagens de viajar para Recife é que o estado de Pernambuco é pequenininho. Então, dá para estender o roteiro pelos arredores. A menos de 17 km está o município de Jaboatão dos Guararapes, por exemplo, lar da belíssima Praia da Piedade — com mar de água morna e piscinas naturais cercadas de coqueiros.

Viajando apenas mais 50 minutos de carro, você também pode conhecer Porto de Galinhas, um dos cartões-postais nordestinos. O local parece um cenário de filme, e não é à toa que recebe um fluxo gigante de turistas. Aproveite a proximidade com Recife e deixe para visitar Porto no meio da semana, quando as praias são mais tranquilas.

4. Lado a lado com Olinda

Quando for viajar para Recife, dê uma passadinha em Olinda também. As duas cidades ficam a apenas 15 km de distância e, justamente por isso, quase sempre andam juntas em um roteiro turístico por Pernambuco. Além de também contar com praias belíssimas, Olinda é um berço da cultura brasileira!

O centro histórico foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1982, pela Unesco. As ladeiras, as capelinhas com azulejos portugueses, as casas em estilo colonial e as igrejas barrocas transportam o visitante para outra época.

Não deixe de conhecer a Basílica de São Bento e o Convento de São Francisco, dois pontos turísticos quase obrigatórios. No Alto da Sé, o turista tem uma visão panorâmica da cidade e encontra feirinhas de artesanato local, souvenier e roupas bordadas.

5. Cultura efervescente

A cultura do Nordeste está muito bem representada em Recife. Ao visitar a cidade, tire um tempo para conhecer o Marco Zero, a praça emblemática rodeada por prédios do século 17. No chão, você verá a famosíssima Rosa dos Ventos que marca o início da contagem de distância entre várias regiões de Pernambuco.

Próximos ao Marco Zero ficam os antigos armazéns portuários transformados em espaços turísticos, que também não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem. Nesses locais, acontecem exposições de obras de arte regionais e os moradores vendem seus trabalhos de artesanato.

Também ali, de frente para a Rosa dos Ventos, fica o Parque das Esculturas Francisco Brennand, com acesso de barco a partir da Praia do Pina. Ao todo, o local tem 90 esculturas do pernambucano que dá nome ao Parque. A principal é a Coluna de Cristal, feita com argila e bronze. Ela tem 32 m de altura.

Ainda dentro de um roteiro cultural, vale a pena conhecer os museus do Cais do Sertão e do Paço do Frevo. No primeiro, a riqueza do sertão nordestino é expressa em peças de arte, fotografias e canções, em um passeio que certamente sensibilizará você para a dura realidade da região.

Já o Paço do Frevo é considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade e tem diversas salas para exposições artísticas. São trajes de passistas, composições e discos que registram a história do frevo em Pernambuco e sua importância para a cultura nordestina.

6. Fácil acesso

Por último, uma grande vantagem de viajar para Recife é o fácil acesso à cidade. No aeroporto — que fica a apenas 10 minutos de carro de Boa Viagem —, chegam voos diretos das principais capitais do país. O local é bem servido de táxis e o transporte público não deixa a desejar.

Agora, se você quer economizar e, principalmente, viajar com segurança e comodidade, a melhor pedida é ir de ônibus. Existem linhas que partem de rodoviárias de todo o país. Imagine poder aproveitar a vista, na maior tranquilidade, e ainda guardar uma grana para os passeios. Demais, não é?

Como você viu, viajar para Recife é garantia de sucesso: boa comida, diversas opções de hospedagem, muitos programas culturais, praias lindas e um Carnaval cheio de alegria. O destino é um dos mais procurados no Nordeste e tem atrativos que encantam. Certamente, vale a visita!

E aí, o que está esperando para passar um feriado inesquecível em Recife? Conheça a Rodoviariaonline e compre logo a sua passagem de ônibus!

Você também pode se interessar por