Blog

Vacinação infantil em dia: entre nesta onda!

O próximo sábado, dia 24 de agosto, será de intensa mobilização no país inteiro. Tem início a campanha Vacinação em Dia 2013, realizada pelo Ministério da Saúde.

A campanha se inicia no sábado e segue até o dia 30 de agosto, sexta-feira da semana que vem. O primeiro dia de vacinas é conhecido como “o dia D”, o dia de maior mobilização em torno da campanha. Ao todo, serão 34 mil postos de saúde em todo o Brasil abertos para atender à população infantil, com o envolvimento de 350 mil profissionais da área. O Governo também disponibilizará 42 mil veículos que funcionarão como postos volantes. O objetivo da campanha é atualizar as cadernetas de vacinas da criançada com até cinco anos de idade.

Na campanha, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Zé Gotinha: O garoto-propaganda oficial da vacinação infantil.
Zé Gotinha: O garoto-propaganda oficial da vacinação infantil.

Para ter acesso às vacinas, pais ou responsáveis devem levar as crianças aos postos de vacinação do SUS, portando documento e a caderneta de vacinas, para ser avaliada e atualizada conforme a necessidade da criança.

A Rodoviariaonline acredita que manter as vacinas das crianças em dia é uma obrigação, pois a protegerá de várias doenças perigosas e até fatais. Mesmo que você esteja fora da sua cidade de residência, informe-se sobre a vacinação em algum posto de saúde que esteja mais próximo de você. E, claro, não se esqueça de colocar na bagagem a caderneta de vacinação da criança que o estará acompanhando na viagem. Com saúde, o ‘seu pequeno’ terá ainda mais condições de aproveitar a vida e o passeio!

Para mais informações, acesse o site do Ministério da Saúde.

Você também pode se interessar por