Blog

Uma Grande São Paulo, literalmente

Sim, São Paulo é uma cidade gigantesca. A capital que já abriga mais de 10 milhões de habitantes é a maior da América Latina e a sexta maior do mundo. Para se ter apenas uma noção do quão enorme ela é, basta dar uma rápida passada em um de seus aeroportos ou na imensa Rodoviária do Tietê.

Quem vem de cidades menores se surpreende com o dinamismo, a quantidade de imóveis, veículos, pessoas, avenidas, e obras, muitas obras. São Paulo é a cidade que não para. Tudo funciona o tempo todo. E é preciso que seja assim, afinal, ela cresce cada vez mais e tem de atender às demandas do país.

Grande São Paulo

Região Metropolitana de São Paulo

Todos os números em relação a cidade aumentam ainda mais quando o assunto é a Região Metropolitana de São Paulo. Com tanta gente, tantos carros, prédios e grandes construções, era de se esperar que a cidade se expandisse.

O resultado foi uma junção com cidades próximas geograficamente que acabaram se desenvolvendo junto com a capital. Esta união, também chamada de Grande São Paulo, foi benéfica para todas as partes, afinal, as pequenas cidades puderam crescer e, de modo geral, a capital pôde respirar.

Guarulhos é um dos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo. Possui mais de um milhão de habitantes e um PIB maior do que o de muitas capitais brasileiras, de acordo com dados do IBGE. Todos os dias, milhares de guarulhenses atravessam sua cidade para estudar ou trabalhar na capital paulista.

Já a pequena São Caetano do Sul, apesar do tamanho, não deixa a desejar no quesito qualidade de vida. Afinal, ela é a cidade que possui o maior IDH do país. Além disso seu PIB é exageradamente grande se for levado em conta o tamanho reduzido do município.

Outras cidades como Santo André, São Bernardo do Campo, Osasco, Barueri, Suzano, Poá e Franco da Rocha também obtiveram grande crescimento com o a expansão e o desenvolvimento da cidade de São Paulo.

O importante é perceber que a união destas cidades, não impede, porém, que cada uma delas mantenha sua história, sua cultura, seu sotaque ou costumes. Todas possuem sua beleza e qualidades diversas.

Por isso, seja você paulistano ou maranhense, conheça São Paulo e os municípios que fazem parte da grande metrópole. Sem dúvidas, você só terá boas surpresas.

Você também pode se interessar por